Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Conquistador


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Conquistador
Texto: Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o Senhor: já estás velho, entrando em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir (Josué 13.1).
Josué foi o sucessor de Moisés e coube a ele a missão de guiar o povo israelita para conquista da terra prometida. A biografia de Josué é marcada pelas suas qualidades no que corresponde à coragem, a prestação de serviço tanto a Moisés como a Deus, e por fim, na conquista de Canaã.
Porém, não só Josué é o personagem marcante neste período da história de Israel. Há também em destaque a meretriz Raabe que colheu resultados por tomar decisões certas. Pois, resultados são provenientes de escolhas. E por escolher o certo Raabe passou a fazer parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.5). Pois, as escolhas feitas no presente determinarão o futuro.
Josué o conquistador
Josué era filho de Num, descendente da tribo de Efraim (Êx 33.11) e maioral (príncipe) da sua tribo e como príncipe teve como missão espiar a terra prometida (Nm 13.2,3,8,16).
1- Josué como servo. Em Êxodo 17.8-16, Josué recebeu a missão de Moisés para liderar o exército de Israel contra ao amalequitas. A missão de Josué era dupla: escolher homens certos e sair para a guerra (Êx 17.9). Portanto, Josué foi fiel na missão em escolher pessoas e também fiel no ir para a guerra. Já em Êxodo 24.13, Josué acompanhou o seu líder até o pé do monte. Moisés esteve quarenta dias na presença de Deus e Josué permaneceu o mesmo período no pé do monte.
Em Êxodo 33.11 Josué é apresentado como servidor de Moisés que não se afastava da tenda, como resultado da prestação de serviço o que Moisés recebia da parte de Deus Josué também desfrutava, assim, o moço sucessor de Moisés na liderança do povo de Israel, desfrutava da presença do Senhor.
Procura apresentar-se a Deus aprovado (conduta espiritual), como obreiro que não tem de que se envergonhar (conduta disciplinar), que maneja bem a palavra da verdade (conduta pedagógica) 2 Tm 2.15. As três condutas acima citadas são notórias na vida de Josué: homem espiritual, disciplinar e que através do seu modo de vida torna-se um mestre para as futuras gerações.
2- Josué como líder. A liderança de Josué foi por Deus aprovada. Foi o próprio Deus que falou a Moisés sobre a pessoa de Josué em sucedê-lo na liderança dos israelitas (Nm 27. 18-23). Após a morte de Moisés o novo líder de Israel recebeu de Deus regras fundamentais para uma liderança eficaz (Js 1. 5-9):
a)        O ponto inicial para uma liderança eficaz é saber a origem do chamado, ou seja, quem o chamou? (v.5).
b)        Ter um mentor. No caso de Josué o mentor era Moisés (v.5).
c)        Reconhecer a ação de quem o chamou em prol da realização da missão outorgada. Ele não deixará e nem nos desamparará (v.5).
d)        Devemos esforçar e ter bom ânimo (v.6).
e)        Manter íntegro conforme a palavra do Senhor (v.7).
f)         Meditar na palavra do Senhor (v.8).
g)        Gozar da presença de Deus (v.9).
Raabe pela fé não pereceu com os incrédulos
Mulher virtuosa quem a achará? (Pv 31.10), na narrativa do livro de Provérbios a mulher virtuosa terá o coração do marido preso a ela (Pv 31.11), ela pratica o bem e não o mal (Pv 31.12), é esforçada e dada ao serviço (Pv 31.13), é provedora (Pv 31.14), e é conhecida pela força, pela glória e pela esperança (Pv 31.25).
Enquanto a mulher virtuosa possui as características acima citadas a segunda personagem importante na conquista de Jericó é uma meretriz. Raabe por ser uma meretriz não teria de fato o coração do marido preso a sua pessoa. Porém, Raabe não teve orgulho em seu povo, mas ao contrário acolheu em paz os espias.
Portanto, seguem-se algumas características de Raabe:
a)        Raabe foi uma mulher corajosa ao ponto de acolher os espias em paz (Hb 11.31).
b)        Raabe tinha um coração bom.
c)        Raabe foi uma mulher de fé.
d)        Raabe soube fazer escolhas.
A fé de Raabe é mencionada em Hebreus como exemplo de salvação pela fé.
A conquista de Jericó
Segundo relatos arqueológicos a muralha possuía dois muros; um interno e outro externo. O muro interno possuía 4 metros de largura, enquanto o externo possuía 2 metros e eram separados por uma distancia de 5 metros, sendo que ambos possuíam 10 metros de altura. Daí o nome muralha.
Três seriam as medidas utilizadas por Josué para adentra em Jericó: primeira medida, passar por cima; segunda medida, cavar um túnel e terceira medida, perfurar a muralha. Nenhuma destas medidas foi por Deus apresentada, se por acaso algumas delas fossem aplicadas seriam soluções humanas para vencer a muralha.
A cidade de Jericó deveria ser rodeada uma vez por dia sendo repetida esta prática por seis dias e no sétimo dia deveria ser rodeada por sete vezes. Somando um total de treze vezes. E na frente estavam os sacerdotes e a Arca do Senhor (Js 6. 1-27).
 Três coisas foram fundamentais para a conquista de Jericó: a Arca de Deus, a ação humana em obedecer a Deus e o tempo.
Palavra Final
 Sem a presença de Deus não haveria a conquista, portanto a primeira coisa fundamental para a conquista pela fé é possuir a presença de Deus. No texto a presença de Deus é representada pela Arca do Senhor. Segundo, Deus ordenou aos israelitas a rodearem a muralha. E por fim, associado à ação humana vem o tempo em que Deus determinou para que a muralha fosse rodeada, isto é, durante sete dias.
Josué e Raabe ultrapassaram barreiras difíceis de serem transpostas e conquistaram pela fé a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário