Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Subsídio para aulas da EBD – Bênção e Maldição na Família de Noé


Subsídio para aulas da EBD – Bênção e Maldição na Família de Noé
A verdade prática cita duas atitudes que foram definitivas para que Cam perdesse a herança, a irreverência e a falta de respeito.
Da mesma forma a introdução sintetiza duas medidas a serem desenvolvidas através da educação familiar: as consequências do mau uso do vinho e do deboche, e a introdução é finalizada com a seguinte frase: eduquemos a nós mesmos e aos nossos filhos.
Logo, fica a seguinte pergunta: como educar a nós mesmos?
I – A VINHA DE NOÉ
O primeiro tópico se desenvolve em análise a quatro personagens: Noé, Sem, Jafé e Cam.
Dentre as qualidades de Noé a que primeiramente deve ser foca é a sua fé (Hb 11.7), e pela fé Noé foi avisado a respeito das coisas que não se viam, e pela mesma temeu para salvação da sua família e obediência à sua missão. Na vida do cristão o que é importante não é o que ele mesmo fala de si e nem o que os outros dizem dele, e sim o que o Senhor fala a seu respeito, e sobre Noé Deus descreve a sua justiça (Ez 14.14), Noé era um homem justo, logo era íntegro, imparcial, e andava conforme a justiça, e para agradar a Deus o cristão tem como missão, viver em justiça (Sl 101.6) e principalmente ser justo no andar (Pv 14.2). E a terceira qualidade de Noé é a obediência. Por 120 anos o mesmo trabalhou na confecção da arca e mais tempo foi dedicado à pregação de arrependimento a sua geração.
Já Sem e Jafé foram respeitosos ao erro do pai, pois não escandalizaram, mas ao contrário agiram com amor.
O presente tópico apresenta o erro de Noé em se entregar ao vinho, e como consequência o erro do pai gerou o erro do filho. Noé embriagado desnuda-se proporcionando o deboche de Cam. Cam representa aqueles que ao vê alguém em opróbrio não age para ajudar, mas age para aumentar a vergonha.
O termo oinos, do grego vinho, foi utilizado pela igreja primitiva em referência ao suco fresco da uva, porém, a palavra oinos pode definir o vinho fermentado e o não fermentado. Para os cristão é necessário saber que o uso do vinho fermentado proporciona consequências muitas das vezes irreparáveis, como por exemplo: a perca dos sentidos, a desordem e a violência.
II – O JUÍZO DE NOÉ SOBRE A IRREVERÊNCIA DE CAM
A maldição proferida a Cam foi diretamente anexada aos seus descendentes, maldito seja Canaã, servo dos servos seja aos seus irmãos. Logo, duas foram as percas concernente ao ato desaprovado de Cam:
A primeira perca confere em ser servo dos servos (Gn 9.25).
A segunda perca confere em não receber as terras destinadas aos filhos de Abraão.
Os descendentes de Cam fundam as civilizações do Egito e da Etiópia, porém mesmo assim, as percas foram maiores.
Quem ama instrui, educa e disciplina. Ou seja, quem ama orienta mostrando o caminho, andando no caminho e corrigindo no caminho.
III – CUMPRE-SE A MALDIÇÃO DE CANAÃ
Cam teve quatro filhos: Cuxe (fundador da Etiópia), Mizraim (fundador do Egito) Puxe (fundador da Líbia) e Canaã, deste os cananeus, que já não existem.
A bênção de Sem se concretizou na nação de Israel em conquistar a terra prometida. E Jafé é participante da bênção, pois a sua possessão se alargou da Europa à América.
Portanto, nos atuais conflitos percebe os três troncos da humanidade relembrando a bênção de Noé a seus filhos.
Palavra Final
A causa de nossos fracassos está em nós mesmos.
Fracassos por não amar, não respeitar, não instruir, não educar e não reverenciar.
Resultados são provenientes de escolhas. Noé escolheu plantar uma vinha. Da vinha Noé escolheu produzir o vinho fermentado. Cam escolheu debochar do seu pai. E com tanta escolha errada as consequências vieram sobre os descendentes de Cam.
Portanto, se a escolha pós o plantio fosse diferente os resultados também seriam diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário