Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: O Que é a Mordomia Cristã


Subsídio para a aula da E.B.D: O Que é a Mordomia Cristã
Mais um trimestre para honra e glória do Senhor, e também para a edificação da Igreja de Jesus Cristo, sendo que as Lições Bíblicas deste trimestre terão como tema central: Tempo, Bens e Talentos: Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado.
A primeira lição tem como texto áureo: E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim (Lc 12.42,43).
E tem como objetivo geral:
Mostrar que Deus confiou aos seus filhos a mordomia dos bens espirituais e materiais.
E como objetivos específicos:
Apresentar o conceito de “Mordomo” e de “Mordomia”.
Expor acerca da mordomia espiritual do cristão.
Explicar a mordomia dos bens materiais.
I – CONCEITOS DE MORDOMIA
Mordomia tem como significado cargo ou ofício do mordomo, sendo que o mordomo é o responsável direto pela administração dos bens de uma casa. Entretanto, a boa administração requer o desenvolvimento dos seguintes princípios: planejamento, organização, direção e controle.
Aplicando os princípios administrativos à mordomia dos bens espirituais e materiais, apreende-se que:
É necessário planejar com base no conhecimento pleno do chamado divino. Lembrando que a organização se associa com base no que se constrói daquilo que se administra. Direcionando de maneira apropriada para o crescimento espiritual da igreja do Senhor. E por fim, controlar a boa distribuição dos bens espirituais e materiais.
Portanto, com base em citações da Bíblia o termo mordomia pode ser definido em:
O uso e administração cuidadosos das posses de outra pessoa que nos foram confiadas; uso responsável da riqueza, posses materiais e habilidades, as dádivas que Deus nos deu e para quem temos de prestar contas (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.809).
II – A MORDOMIA ESPIRITUAL DO CRISTÃO
O presente tópico desenvolve uma análise categórica a respeito de duas virtudes essenciais à vida cristã: o amor e a fé.
Sobre o amor na narrativa Bíblica é necessário saber que há três dimensões para compreender a ação do amor.
Dimensão vertical, amor a Deus. O amor a Deus por parte do homem deve ser exclusivo (Mt 6.24), alicerçado na gratidão (Lc 7.42), obediente (Jo 14.15) e comunicativo (BARCLAY, 2010, p. 74).
Dimensão horizontal, amor ao próximo. O amor ao próximo é definitivamente fruto do Espírito.
Dimensão interior, amor a si mesmo. O indivíduo só poderá amar a Deus se amar a si mesmo. Da mesma forma o indivíduo só amará o próximo se a amar a si mesmo.
Porém, o amor é o antídoto contra o pecado, pois quem ama não peca contra Deus e nem peca em denegrir a imagem de Deus, isto é, o seu próximo. O amor conduz os cristãos à obediência, pois quem ama a Deus obedece a Palavra de Deus. Sempre lembrando que Deus é amor.
Já a respeito da fé nos escritos do Novo Testamento encontram-se três tipos distintos: fé objetiva, fé subjetiva e fé como virtude.
1. Fé objetiva. Corresponde com o objeto da fé, ou seja, aquilo em que se crer. No cristianismo corresponde com a pessoal a qual o cristão confia e acredita. Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé (2Tm 4.7).
2. Fé subjetiva. É o exercício da fé, por parte do cristão, logo, é a crença ativa e dependente de Deus. Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).
3. Fé como virtude. É a fé subjetiva em ação, logo, é a crença ativa e dependente de Deus em ação. Mas, o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei (Gl 5.22,23). A fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e a entender o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.
Portanto, a fé não é aprendida com atividades físicas, pois é um atributo da alma. Porém, a fé é desenvolvida pelo seu uso:
As boas obras entre os homens são uma das expressões da fé. Jesus curava e fazia muitas coisas em benefício de seus semelhantes humanos. Quando a fé é usada assim, é fortalecida; e o elemento físico do homem gradualmente deixa de ser um empecilho para a expressão da alma, isto é, da fé (CHAMPLIN, 2014, p.695).
III – A MORDOMIA DOS BENS MATERIAIS
Com base as palavras de Agur (Pv 30.7-9) pode-se conclui que uma vida financeira equilibrada não permite ao cristão se entregar à libertinagem, ou entregar-se a atos antiéticos (prostituição, roubo e assassinato) e nem mesmo por causa da riqueza venha negar a Deus.
Sendo que a fidelidade financeira corresponde a ser fiel a Deus nos dízimos e ofertas. O dízimo foi instituído por Deus para que haja mantimento. Porém o dízimo não foi instituído no período da lei e o próprio Jesus ratificou a observância do dízimo (Mt 23.23). No texto áureo do tema dízimo haverá um mandamento, trazei todos os dízimos, haverá um desafio, fazei prova de mim e também haverá uma promessa se não abrir as janelas do céu (Ml 3.10). Além dos dízimos os ensinos bíblicos sobre mordomia cristã definem e explicam com clareza sobre as ofertas. Sobre ofertas existem alguns princípios importantes, como: o princípio da motivação, o que de fato leva as pessoas a contribuírem (2 Co 9.7); o princípio da distribuição, ou seja, o que possui é distribuído; o princípio da proporção, colhe o que se planta (2 Co 9.6) e em quarto o princípio da provisão, Deus é fiel e proverá o necessário para a felicidade dos seus servos. Sendo obediente nos dízimos e nas ofertas o cristão colherá de Deus o melhor para a sua vida em todas as áreas, sejam elas: física, emocional, profissional, ministerial e principalmente espiritual.
Referência:
BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.
GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário