Deus é Fiel

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segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: A Chamada Profética de Samuel


A Chamada Profética de Samuel
A verdade prática transmite a seguinte realidade: a verdadeira chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta-voz autêntico da Palavra de Deus.
Há dois métodos descritivos do chamado de Deus na Bíblia Sagrada: o método direto e o método indireto.
O método direto corresponde à ação de Deus em chamar o ser humano de forma direta sem a utilização de circunstancias e nem tão pouco pelas habilidades naturais do próprio indivíduo. O chamado segundo este aspecto ocorre no Antigo Testamento e no Novo Testamento, e tem como exemplos: O chamado de Noé (Gn 6.8,9), Noé foi chamado por Deus para ser o elo da reconciliação entre o Senhor e a humanidade; o chamado de Isaías (Is 6.8), Isaías provou da justiça de Deus e por Deus foi vocacionado a exercer o ministério profético, sendo que o profeta Isaías atentou a seguinte interrogação Divina: a quem enviarei, e quem há de ir por nós? Respondendo da seguinte maneira: eis - me aqui, envia-me a mim; e outro exemplo a ser citado é o de Samuel que foi diretamente por Deus vocacionado ao santo ministério sacerdotal e profético (1 Sm 3.10).
Já o método indireto passa a ser o método em que há o envolvimento de pessoas e ou de circunstancias para o chamado de outro, exemplos: o chamado de José que foi chamado por meio da circunstancia econômica que sobreveio sobre a Terra, tornando de fato o salvador do Egito e no exercício do chamado José tornou-se o cumprimento da profecia a Abraão (Gn 15.13); e outro exemplo é o chamado de Josué que se tornou um grande líder porque o mesmo soube ser servo.
A presente lição tem como objetivo geral:
Conscientizar que Deus levanta profetas para a sua Igreja.
E como objetivos específicos:
Definir o profetismo em Israel.
Explicar o desenvolvimento do ministério de Samuel.
Analisar o ministério profético na atualidade.
I – DEFININDO O PROFETA EM ISRAEL
O profeta era o elo entre Deus e o homem, ou seja, o ministério profético corresponde à atividade de entregar a mensagem de Deus a quem lhe é direcionada. No Antigo Testamento a palavra de Deus foi direcionada a líder político (1 Sm 15.10-23), a líder religioso (1 Sm 2.27-36) e a profeta (1 Re 13.20-22) por meio do ministério profético.
Função do ministério profético. Sendo o profeta o elo entre Deus e o homem. A função do profeta era tornar conhecida a vontade de Deus. Sendo que para isto o profeta ouvia a voz de Deus e transmitia ao homem, portanto, a função do profeta se resume em: primeiro, ouvir a voz de Deus e em segundo transmitir.
Virtudes dos profetas. Virtude é à disposição de um indivíduo em praticar o bem e trata-se de hábitos constantes que proporcionam ao indivíduo uma vida bem-sucedida. Enfim, virtudes são nomeações de qualidades.
a) Submissão. A primeira qualidade analisada no ministério profético é a submissão. Um grande exemplo de submissão como qualidade é o profeta Eliseu. Em 2 Reis 3.11, encontramos a primeira obra realizada por Eliseu que foi lavar as mãos do profeta Elias. Eliseu reconheceu que um ministério bem-sucedido é construído sobre bases bem fortificadas, que são resumidas na palavra serviço. Servir é o passo inicial para receber a porção dobrada da Unção de Deus.
b) Coragem. Não temer. O profeta no seu ministério não poderá temer ameaças provindas de homens e nem mesmo do diabo. A coragem é fundamental para a concretização ministerial. Um grande exemplo de coragem é demonstrado no ministério profético de Natã (2 Sm 12.7-12) que não temeu ao rei Davi e entregou a mensagem Divina.
c) Dependência de Deus. Como terceira virtude, será notória no ministério e na vida dos profetas a dependência de Deus. De fato Deus chama, e aos chamados Deus capacita, aos capacitados Deus envia, aos enviados Deus supre as necessidades. E assim foi com os profetas. Homens dependentes de Deus em tudo: desde a vida civil (Os 1.2, Jr 16. 1,2) à alimentação (1 Re 17.9).
II – O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL
O presente tópico trabalha com três pontos chaves: o crescimento profético, a formação profética e a disciplina de Samuel. Logo, crescimento, formação e disciplina são as palavras a serem observadas para a compreensão dos pontos centrais desta parte da revista.
Samuel crescia como profeta porque primeiramente se apegou com Deus, procurou não seguir o caminho exposto pelos filhos de Eli, mas andar na contramão, sendo ele mesmo um protesto, não se harmonizado com desobediência, imoralidade, iniquidade e avareza. Procedendo assim, tudo o que ele dizia, falava, se cumpria (1 Sm 9.6). Deus vela pela sua Palavra (Jr 1.12) e, quando o obreiro procura vive-la plenamente, honrá-la, seu crescimento é certo (GOMES, 2019, p.60).
Já a respeito da formação profética de Samuel compreende que ele teve como mentor, o sacerdote Eli, que direcionou Samuel a entender e a atender a voz de Deus.
 Referente à disciplina de Samuel entende que ele era obediente a regras para agir corretamente diante do Senhor. A disciplina permite a criação ou obediência a regras que outorgue limites que proporcionem o desenvolvimento de atitudes corretas.
III – O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA ATUALIDADE
O dom de profecia corresponde com a mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo na língua conhecida pelo mensageiro e pelo destinatário. Sendo que a mensagem é divina.
Porém, a igreja deve ser ciente que há três tipos de profecia, conforme a origem: divina, carnal e diabólica.
A mensagem quando é de origem divina conforta, consola e edifica. Já a mensagem humana e a diabólica provocam no seio da comunidade confusão, não edifica e nem consola.
Há alguns erros que se refere ao dom da profecia, são eles:
Profecia utilizada como fonte guia da igreja.
Dom de profecia como um oráculo.
Dom de profecia como fonte de doutrina.
Porém, há pontos coerentes à Palavra de Deus no que tange a profecia, que são:
A igreja é guiada pelo Espírito Santo. O espírito Santo guia a igreja pela Bíblia e pela consciência do cristão. Há oficiais de Deus na terra para ensinarem a autêntica Palavra do Senhor.
Deus fala quando quer, logo não há necessidade de sair ao encontro de vasos para saber o que Deus manda.
Toda sã doutrina tem sua origem em Deus e está presente nos Escritos Sagrados.
Por fim, o Senhor Jesus continua a exercer o seu ministério profético por intermédio da igreja, isto quando se refere à missão profética da Igreja. Pois, a missão profética da Igreja está relacionada com os aspectos do ministério profético de Jesus que se manifestaram no ministério público de Jesus (ministério que corresponde a Jesus atendendo as necessidades de todos os homens) e também no ministério particular de Jesus (ministério em que Jesus atendeu as necessidades de seus discípulos). Porém, para que a mensagem pregada pela Igreja seja eficaz é necessário que a mesma proclame e revele o amor de Deus na vida dos cristãos.
Referência:
GOMES, Osiel. O Governo Divino em mãos humanas, liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

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