A Chamada Profética de Samuel
A verdade prática
transmite a seguinte realidade: a verdadeira
chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta-voz autêntico da Palavra
de Deus.
Há dois métodos
descritivos do chamado de Deus na Bíblia Sagrada: o método direto e o método
indireto.
O método direto
corresponde à ação de Deus em chamar o ser humano de forma direta sem a
utilização de circunstancias e nem tão pouco pelas habilidades naturais do
próprio indivíduo. O chamado segundo este aspecto ocorre no Antigo Testamento e
no Novo Testamento, e tem como exemplos: O chamado de Noé (Gn 6.8,9), Noé foi
chamado por Deus para ser o elo da reconciliação entre o Senhor e a humanidade;
o chamado de Isaías (Is 6.8), Isaías provou da justiça de Deus e por Deus foi
vocacionado a exercer o ministério profético, sendo que o profeta Isaías atentou
a seguinte interrogação Divina: a quem enviarei, e
quem há de ir por nós? Respondendo
da seguinte maneira: eis - me aqui,
envia-me a mim; e outro exemplo a ser citado é
o de Samuel que foi diretamente por Deus vocacionado ao santo ministério
sacerdotal e profético (1 Sm 3.10).
Já o método indireto
passa a ser o método em que há o envolvimento de pessoas e ou de circunstancias
para o chamado de outro, exemplos: o chamado de José que foi chamado por meio
da circunstancia econômica que sobreveio sobre a Terra, tornando de fato o
salvador do Egito e no exercício do chamado José tornou-se o cumprimento da
profecia a Abraão (Gn 15.13); e outro exemplo é o chamado de Josué que se
tornou um grande líder porque o mesmo soube ser servo.
A presente lição tem
como objetivo geral:
Conscientizar que Deus levanta profetas
para a sua Igreja.
E como objetivos
específicos:
Definir o profetismo em Israel.
Explicar o desenvolvimento do ministério
de Samuel.
Analisar o ministério profético na
atualidade.
I – DEFININDO
O PROFETA EM ISRAEL
O profeta era o elo
entre Deus e o homem, ou seja, o ministério profético corresponde à atividade
de entregar a mensagem de Deus a quem lhe é direcionada. No Antigo Testamento a
palavra de Deus foi direcionada a líder político (1 Sm 15.10-23), a líder
religioso (1 Sm 2.27-36) e a profeta (1 Re 13.20-22) por meio do ministério
profético.
Função do ministério profético. Sendo o profeta o elo entre Deus e o homem. A função
do profeta era tornar conhecida a vontade de Deus. Sendo que para isto o
profeta ouvia a voz de Deus e transmitia ao homem, portanto, a função do
profeta se resume em: primeiro, ouvir a voz de Deus e em segundo transmitir.
Virtudes dos profetas. Virtude é à disposição de um indivíduo em praticar o
bem e trata-se de hábitos constantes que proporcionam ao indivíduo uma vida
bem-sucedida. Enfim, virtudes são nomeações de qualidades.
a) Submissão. A
primeira qualidade analisada no ministério profético é a submissão. Um grande
exemplo de submissão como qualidade é o profeta Eliseu. Em 2 Reis 3.11,
encontramos a primeira obra realizada por Eliseu que foi lavar as mãos do
profeta Elias. Eliseu reconheceu que um ministério bem-sucedido é construído
sobre bases bem fortificadas, que são resumidas na palavra serviço. Servir é o
passo inicial para receber a porção dobrada da Unção de Deus.
b) Coragem. Não
temer. O profeta no seu ministério não poderá temer ameaças provindas de homens
e nem mesmo do diabo. A coragem é fundamental para a concretização ministerial.
Um grande exemplo de coragem é demonstrado no ministério profético de Natã (2
Sm 12.7-12) que não temeu ao rei Davi e entregou a mensagem Divina.
c) Dependência de Deus. Como terceira virtude, será notória no ministério e
na vida dos profetas a dependência de Deus. De fato Deus chama, e aos chamados
Deus capacita, aos capacitados Deus envia, aos enviados Deus supre as
necessidades. E assim foi com os profetas. Homens dependentes de Deus em tudo:
desde a vida civil (Os 1.2, Jr 16. 1,2) à alimentação (1 Re 17.9).
II –
O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL
O presente tópico
trabalha com três pontos chaves: o crescimento profético, a formação profética
e a disciplina de Samuel. Logo, crescimento, formação e disciplina são as
palavras a serem observadas para a compreensão dos pontos centrais desta parte
da revista.
Samuel
crescia como profeta porque primeiramente se apegou com Deus, procurou não
seguir o caminho exposto pelos filhos de Eli, mas andar na contramão, sendo ele
mesmo um protesto, não se harmonizado com desobediência, imoralidade,
iniquidade e avareza. Procedendo assim, tudo o que ele dizia, falava, se
cumpria (1 Sm 9.6). Deus vela pela sua Palavra (Jr 1.12) e, quando o obreiro
procura vive-la plenamente, honrá-la, seu crescimento é certo (GOMES,
2019, p.60).
Já a respeito da
formação profética de Samuel compreende que ele teve como mentor, o sacerdote
Eli, que direcionou Samuel a entender e a atender a voz de Deus.
Referente à disciplina de Samuel entende que
ele era obediente a regras para agir corretamente diante do Senhor. A disciplina
permite a criação ou obediência a regras que outorgue limites que proporcionem
o desenvolvimento de atitudes corretas.
III –
O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA ATUALIDADE
O dom de profecia
corresponde com a mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo na língua
conhecida pelo mensageiro e pelo destinatário. Sendo que a mensagem é divina.
Porém, a igreja deve
ser ciente que há três tipos de profecia, conforme a origem: divina, carnal e
diabólica.
A mensagem quando é
de origem divina conforta, consola e edifica. Já a mensagem humana e a
diabólica provocam no seio da comunidade confusão, não edifica e nem consola.
Há alguns erros que
se refere ao dom da profecia, são eles:
Profecia
utilizada como fonte guia da igreja.
Dom
de profecia como um oráculo.
Dom
de profecia como fonte de doutrina.
Porém, há pontos
coerentes à Palavra de Deus no que tange a profecia, que são:
A
igreja é guiada pelo Espírito Santo. O espírito Santo guia a igreja pela Bíblia
e pela consciência do cristão. Há oficiais de Deus na terra para ensinarem a
autêntica Palavra do Senhor.
Deus
fala quando quer, logo não há necessidade de sair ao encontro de vasos para
saber o que Deus manda.
Toda
sã doutrina tem sua origem em Deus e está presente nos Escritos Sagrados.
Por fim, o Senhor
Jesus continua a exercer o seu ministério profético por intermédio da igreja,
isto quando se refere à missão profética da Igreja. Pois, a missão profética da
Igreja está relacionada com os aspectos do ministério profético de Jesus que se
manifestaram no ministério público de Jesus (ministério que corresponde a Jesus
atendendo as necessidades de todos os homens) e também no ministério particular
de Jesus (ministério em que Jesus atendeu as necessidades de seus discípulos).
Porém, para que a mensagem pregada pela Igreja seja eficaz é necessário que a
mesma proclame e revele o amor de Deus na vida dos cristãos.
Referência:
GOMES, Osiel. O
Governo Divino em mãos humanas, liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio
de Janeiro: CPAD, 2019.
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