Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: O Nascimento de um Líder Profético em Israel


O Nascimento de um Líder Profético em Israel
A verdade prática transmite a seguinte realidade: o surgimento de pessoas vocacionadas, como Samuel, pode ser o resultado da oração, consagração e ensino dos pais no lar.
A oração e o ensino são duas ferramentas importantes para a formação de novos líderes, logo é missão dos lares, assim como da igreja, orar para que Deus levante novos ceifeiros, pois a seara é grande.
A presente lição tem como objetivo geral:
Exortar que a família pode ser o ambiente propício para que Deus levante pessoas para sua obra.
E como objetivos específicos:
Elucidar o ambiente familiar de Samuel.
Esclarecer que Samuel foi fruto de oração.
Expor a dedicação de Samuel.
I – O AMBIENTE FAMILIAR DE SAMUEL
Algumas lições são apreendidas com a família de Samuel:
Primeira, a família de Samuel não era perfeita;
Segunda, lares para serem bem-sucedidos necessitam do desenvolvimento da prudência e da sabedoria;
E, a terceira lição corresponde com o dever da execução da adoração em família, pois se assim for executada proporcionará conquista em família.
Não há família perfeita, o que existe são famílias felizes que executam o chamado conforme a vontade de Deus, e como exemplo: Samuel se posicionou para exercer com eficiência e eficácia a vocação.
O homem que vai fazer a diferença na história de Israel não é somente um profeta, mas alguém que tem origem, boa formação familiar e espiritual, que desde cedo aprendeu a estar na casa do Senhor, por incentivo de seus pais, e, sob a tutela de Eli, aprendeu a servir como servo de Deus (GOMES, 2019, p.32).
Já a prudência e a sabedoria proporcionam a construção de um lar harmonioso.
A piedade da família torna-se notório na atitude de Elcana que em família palmilhavam em média 24 quilômetros para chegar a Siló, e ali cultuar a Deus com reverência e fidelidade.
II – SAMUEL: FRUTO DE ORAÇÃO
Ana se apresenta como modelo de integridade para os cristãos dos dias atuais, pois perante a sua rival Penina, Ana não se deixou levar pelo conflito, mas desenvolveu a atitude de um vencedor: exercer a humildade diante dos problemas, pois a humildade é a marca dos verdadeiros seguidores de Jesus.
Humildade é a ausência completa do orgulho. Sua origem vem do latim “húmus” que significa “filhos da terra”. Etimologicamente, humildade também deriva “homem” (homo) e “humanidade” (GABY & GABY, 2018, p. 149).
Portanto, humildade descreve a respeito daquele que vem de baixo (de quem é comum), de quem reconhece o seu papel e respeita o comando de outro (ou seja, é submisso aos superiores). Por fim, a humildade é atitude que deverá ser desenvolvida por todos os cristãos que se resume na seguinte descrição: servir e não ser servido.
Já a respeito da amargura em que Ana sofria compreende-se que em meio à angústia da alma, Ana buscou ao Senhor e não se deixou levar pela frustração e como conhecedora do Senhor ela se prostrou em oração e fez o seguinte voto caso fosse atendida: dedicar o seu filho a obra de Deus, como levita e nazireu.
III – A DEDICAÇÃO DE SAMUEL
O nascimento de Samuel foi à resposta de Deus para com a oração de Ana, logo o exercício ministerial sacerdotal de Samuel foi à confirmação fidedigna do voto de Ana em ser respondida por Deus, portanto, quando o pedido que originou um voto for realizado, é necessário o seu cumprimento (Ec 5.4).
Para concluir as palavras de Gomes:
Pelo nascimento de Samuel, um novo momento histórico se dará para a nação israelita, pois ele será um vaso comprometido com Deus para fazer a vontade divina (Ez 22.30).
O épico narrativo envolvendo a pessoa de Samuel serve como estímulo para os pastores da atualidade no sentido de que o sucesso na liderança depende do compromisso que o líder tem com Deus. É seu trabalho não mudar o povo, mas atiçar a consciência de cada um para que saia do estado de apatia espiritual rumo a uma vida cheia de fé (2019, p.27,28).
Referência:
GABY, Wagner Tadeu. GABY, Eliel dos Santos. As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
GOMES, Osiel. O Governo Divino em mãos humanas, liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário