Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 13 de abril de 2021

O apóstolo Paulo e seu legado escrito

 O apóstolo Paulo e seu legado escrito

O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho feito no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor (Sl 45.1).

Paulo personagem bíblico que tem de certa maneira contribuído para o crescimento espiritual da obra do Senhor, tanto no período vigente de seu ministério apostólico, assim como no período posterior a sua morte. Sendo que em pleno século XXI o apóstolo dos gentios é considerado como símbolo exemplar e fundamental para o elevo espiritual, e que eficientemente tem contribuindo para a formação de novos obreiros.

Escritos Paulino no que tange as obras

Para Scofield os 66 livros da Bíblia podem ser resumidos em cinco palavras: preparação, manifestação, propagação, explanação e consumação (SILVA, 1999).

Conforme a descrição das palavras resumidas os escritos de Paulo compõem a explanação, ou seja, parte das Escrituras que correspondem com as Epístolas. Das 21 cartas, 13 foram escritas por Paulo e delas podem compreender que:

Romanos fala da salvação.

1 e 2 Coríntios falam da vida cristã disciplinada.

Efésios, Filipenses e Colossenses falam da vida consagrada.

1 e 2 Tessalonicenses falam da vinda de Jesus.

1 e 2 Timóteo, Tito falam de obreiros e ministérios (SILVA, 1999, p. 47).

 Já Gálatas fala do poder e os benefícios da obra vicária de Jesus. Enquanto Filemom segundo Myer Pearlman apun Lopes, apresenta cinco valores:

O valor pessoal, ao descrever o caráter de Paulo;

O valor providencial, separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre (v.15);

Valor prático, não há causa perdida para Deus;

Valor social, a mensagem de Jesus vence a escravidão;

E, valor espiritual, ao apresentar símbolos referentes à salvação, por exemplo: arrependimento, reconciliação, amor e perdão.

Compreendendo as cartas sobre o prisma do quando

As treze epístolas escritas pelo apóstolo Paulo foram escritas sobre o aspecto do quando, ou seja, existia um motivo básico para que as epístolas fossem escritas.

Quando o fim é a principal preocupação. Aqui corresponde diretamente com 1 e 2 Tessalonicenses. Carta em que temas que se referem ao arrebatamento e a grande tribulação são eficazmente bem explicados por Paulo.

Quando a igreja é a principal preocupação. Aqui corresponde a 1 e 2 Coríntios. A igreja não é perfeita, pois é composta por seres humanos. Porém, a igreja de Coríntios por mais que tinha os dons espirituais estavam sobre o regime da carnalidade.

Quando o evangelho é a principal preocupação. Aqui corresponde às seguintes cartas: Gálatas e Romanos. Lembrando que o evangelho é poder de Deus para salvar.

Quando a prisão é uma realidade. As cartas são Filipenses, Colossenses, Filemon e Efésios. Preso fisicamente, porém livre para propagar o ensino da Palavra do Senhor.

Quando a morte se aproxima. Corresponde com as cartas de 1 e 2 Timóteo e Tito. Cartas em que Paulo registra informações necessárias e essenciais para a formação de novos obreiros.

Referência

LOPES, Hernandes Dias. Tito e Filemom: doutrina e vida, um binômio inseparável. São Paulo: Hagnos, 2009.

SILVA, Antônio Gilberto da. Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário