Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de abril de 2021

Quando o evangelho é a principal preocupação: Em Cristo somos mais que vencedores

 Quando o evangelho é a principal preocupação: Em Cristo somos mais que vencedores

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37).

A carta aos Romanos é tipicamente conhecida como o evangelho do apóstolo Paulo e com base na leitura desta epístola percebe-se que Paulo torna-se notável como grande teólogo e também se destaca pelo exercício do ministério pastoral.

Os relatos escritos nos dezesseis capítulos podem ser sintetizados em duas palavras: doutrina e exortação. No que se refere às doutrinas percebe-se que elas são didaticamente bem explicadas e no que se descreve a exortação o apóstolo aconselha os cristãos a terem comunhão com Deus (Rm 12.1-8), a viverem o verdadeiro amor (Rm 12.9-21), a serem submissos às autoridades por Deus constituídas, e, por fim, Paulo exorta aos irmãos a tolerarem os mais fracos (Rm 14. 1-12).

Compreendendo a Epístola

A carta apresenta o seguinte esboço, dividido em quatro partes:

1. Introdução (1.1-15). Parte em que Paulo se apresenta e saúda a igreja.

2. Salvação somente pela fé (1.16-11.36). Nestes capítulos referentes à segunda parte o apóstolo comenta a respeito do tema: o justo viverá pela fé (1.16-17); descreve a respeito da indesculpável culpa humana (1.18-3.20); argumenta no que se refere à Justificação mediante a redenção efetuada por Cristo (3.21-4.25); fala a respeito da nova vida de liberdade do justificado pela fé (5.1-8.39); e, disserta a respeito da incredulidade de Israel (9.1-11.36).

3. Exortações: a justificação pela fé (12.1-15.13). A terceira parte está associada com a palavra exortação. E as exortações compreendem ao verdadeiro amor (12.1-21); a submissão às autoridades instituídas por Deus (13.1-14); e, a não menosprezar os mais fracos (14.1-15.13).

4. Planos evangelísticos e saudações finais (15.14- 16.27).  Parte conclusiva em que as relações interpessoais são categoricamente descritas, e lembrando que a existência das relações interpessoais corresponde com a sabedoria e soberania de Deus, assim como também em razão da graça de Deus.

O que concerne à soberania de Deus se identifica no plano da salvação desenvolvido pelo Senhor para outorgar o livramento do pecado a todos àqueles que se aproximarem de Deus. Já o encontrar a fonte das relações interpessoais em razão da graça de Deus é possível mediante a ação do Senhor em aproximar dEle a todos os que estavam distantes e isto é mediante a graça.

Deus ordenou nas Escrituras que o evangelho do reino seja pregado a todas as nações, a fim de que todas as pessoas possam obedecer à Sua ordem de crer.

Deus, em sua sabedoria, salva aqueles que, ao ouvirem a pregação da Sua Palavra, a Bíblia, especialmente o evangelho, confiem em Jesus Cristo para todo o sempre (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.404, 405).

Não me envergonho do Evangelho

O tema da epístola é encontrado nos seguintes versículos:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm 1.16,17).

A Epístola aos Romanos em seu tema central define a doutrina da salvação associada diretamente com o elo da salvação em especial a fé. Lembrando que a frase de fé em fé (Rm 1.17), significa fé do começo ao fim. Portanto, através da escrita da carta Paulo queria consolar os cristãos a permanecerem firmes na fé em meio às perseguições contra o Evangelho, sabendo que o cristão autêntico não envergonha do Evangelho porque este é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.

Somos mais do que vencedores

O cristão em meio a todo o sofrimento permanece fiel a Deus, pois a esperança do crente que tem como origem a promessa divina é maior do que toda a aflição.

1. O que não define a vitória espiritual. A vitória cristã não é definida pela estatura física, pois se assim fosse Saul seria um exemplo de personalidade vitoriosa e não de personagem desobediente. A obediência é a chave para conquistas espirituais.

Assim também como a vitória não é definida pela força, pois se assim fosse Golias venceria facilmente ao jovem Davi, porém compreende-se que a vitória tem sua origem em Deus e não na força do braço humano.

2. Em Cristo Jesus a igreja é vitoriosa. O termo vencedor deriva do grego, nikon, ou seja, aquele que permanece em constante vitória. Na Bíblia de Estudo Pentecostal a explanação a respeito da palavra Nikon se define da seguinte maneira: É aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e satanás (p. 1985).

Vencer o pecado, o mundo e satanás, é apenas para aqueles que permanecerem em Jesus Cristo.

Referência

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário