Quando o evangelho é a principal preocupação: Em Cristo somos mais que vencedores
Mas em todas estas coisas
somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37).
A carta aos Romanos é tipicamente conhecida
como o evangelho do apóstolo Paulo e com base na leitura desta epístola
percebe-se que Paulo torna-se notável como grande teólogo e também se destaca
pelo exercício do ministério pastoral.
Os relatos escritos nos dezesseis capítulos podem
ser sintetizados em duas palavras: doutrina e exortação. No que se refere às
doutrinas percebe-se que elas são didaticamente bem explicadas e no que se
descreve a exortação o apóstolo aconselha os cristãos a terem comunhão com Deus
(Rm 12.1-8), a viverem o verdadeiro amor (Rm 12.9-21), a serem submissos às
autoridades por Deus constituídas, e, por fim, Paulo exorta aos irmãos a
tolerarem os mais fracos (Rm 14. 1-12).
Compreendendo a Epístola
A carta apresenta o seguinte esboço, dividido
em quatro partes:
1.
Introdução (1.1-15). Parte em que Paulo se apresenta e saúda a
igreja.
2.
Salvação somente pela fé (1.16-11.36). Nestes capítulos referentes
à segunda parte o apóstolo comenta a respeito do tema: o justo viverá pela fé
(1.16-17); descreve a respeito da indesculpável culpa humana (1.18-3.20);
argumenta no que se refere à Justificação mediante a redenção efetuada por
Cristo (3.21-4.25); fala a respeito da nova vida de liberdade do justificado
pela fé (5.1-8.39); e, disserta a respeito da incredulidade de Israel
(9.1-11.36).
3. Exortações:
a justificação pela fé (12.1-15.13). A terceira parte está
associada com a palavra exortação. E as exortações compreendem ao verdadeiro
amor (12.1-21); a submissão às autoridades instituídas por Deus (13.1-14); e, a
não menosprezar os mais fracos (14.1-15.13).
4. Planos
evangelísticos e saudações finais (15.14- 16.27). Parte conclusiva em que as relações
interpessoais são categoricamente descritas, e lembrando que a existência das
relações interpessoais corresponde com a sabedoria e soberania de Deus, assim
como também em razão da graça de Deus.
O que concerne à soberania de Deus se
identifica no plano da salvação desenvolvido pelo Senhor para outorgar o
livramento do pecado a todos àqueles que se aproximarem de Deus. Já o encontrar
a fonte das relações interpessoais em razão da graça de Deus é possível
mediante a ação do Senhor em aproximar dEle a todos os que estavam distantes e
isto é mediante a graça.
Deus ordenou nas
Escrituras que o evangelho do reino seja pregado a todas as nações, a fim de
que todas as pessoas possam obedecer à Sua ordem de crer.
Deus, em sua sabedoria,
salva aqueles que, ao ouvirem a pregação da Sua Palavra, a Bíblia,
especialmente o evangelho, confiem em Jesus Cristo para todo o sempre (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.404, 405).
Não me envergonho do
Evangelho
O tema da epístola é encontrado nos seguintes
versículos:
Porque não me envergonho do
evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de
Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm 1.16,17).
A Epístola aos Romanos em seu tema central
define a doutrina da salvação associada diretamente com o elo da salvação em
especial a fé. Lembrando que a frase de fé em fé (Rm 1.17), significa fé do
começo ao fim. Portanto, através da escrita da carta Paulo queria consolar os
cristãos a permanecerem firmes na fé em meio às perseguições contra o
Evangelho, sabendo que o cristão autêntico não envergonha do Evangelho porque
este é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.
Somos mais do que vencedores
O cristão em meio a todo o sofrimento
permanece fiel a Deus, pois a esperança do crente que tem como origem a
promessa divina é maior do que toda a aflição.
1. O
que não define a vitória espiritual. A vitória cristã não é
definida pela estatura física, pois se assim fosse Saul seria um exemplo de
personalidade vitoriosa e não de personagem desobediente. A obediência é a
chave para conquistas espirituais.
Assim também como a vitória não é definida
pela força, pois se assim fosse Golias venceria facilmente ao jovem Davi, porém
compreende-se que a vitória tem sua origem em Deus e não na força do braço
humano.
2.
Em Cristo Jesus a igreja é vitoriosa. O termo vencedor deriva do
grego, nikon, ou seja, aquele que permanece em constante vitória. Na Bíblia de
Estudo Pentecostal a explanação a respeito da palavra Nikon se define da
seguinte maneira: É aquele que, mediante a graça de Deus
recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece
constante na vitória sobre o pecado, o mundo e satanás (p. 1985).
Vencer o pecado, o mundo e satanás, é apenas
para aqueles que permanecerem em Jesus Cristo.
Referência
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Edição Revista e
Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário
Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
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