Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical –QUEM SEGUE A JESUS FRUTIFICA NO REINO DE DEUS

QUEM SEGUE A JESUS FRUTIFICA NO REINO DE DEUS

Conforme o resumo da lição:

Somente através de uma comunhão verdadeira com Jesus podemos frutificar no Reino de Deus.

O título da lição assim como o resumo outorgam duas palavras como chaves para a compreensão da lição, são elas: comunhão e frutificação.

Sendo que:

Para frutificar, é preciso passar por um árduo processo de plantação, enraizamento, desenvolvimento, poda e cuidado. Por isso, para a vida cristã desenvolver-se de acordo com o caminho de Jesus, é preciso disposição para apreender com Ele e imitar o seu estilo de vida, nesse sentido, a imagem da videira tem muito a ensinar-nos. (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 92)

A presente lição tem como objetivos:

Explicar a respeito da imagem da vinha e o grande vinhateiro;

Compreender os princípios da comunhão;

E, Saber dos impactos da comunhão.

I – A IMAGEM DA VINHA

Há três passagens na Bíblia que auxilia a compreensão a respeito da imagem da vinha, duas no Antigo Testamento (Is 5.1-7; Jr 2.20-22) e uma no Novo Testamento (Jo 15).

As passagens dos profetas Isaias e Jeremias apresentam o povo de Israel como a vinha. Enquanto no Novo Testamento o evangelista João apresenta Jesus como a videira, os crentes como os ramos e o Pai como o lavrador. Para Aker “Jesus e seus seguidores emergem como o verdadeiro povo de Deus. Isso enfatiza sua singularidade como o caminho para Deus” (apud BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 124)

A videira (ou tronco) tem como função proporcionar a vida. Os galhos têm como função frutificar. E o lavrador é quem faz a poda, quem corta e limpa os ramos. (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 125)

A ação de limpar corresponde com o ato de santificar. A santificação corresponde a ser separado para o uso de Deus ou consagrado para o uso do Senhor. A ação da santificação no crente desenvolve-se por intermédio da Palavra (Jo 17.17), pois por intermédio da Palavra o crente é limpo para frutificar.

Para frutificar, é importante que essa planta fortaleça a estrutura das suas raízes, desenvolva bem os seus ramos para suportar o peso das uvas que esses ramos produzirão. Resumindo: é preciso paciência, paciência e paciência para colher o fruto da vide. (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 122)

Em suma, é por intermédio da Palavra que a videira nutre os galhos, fortalecendo-os para resistir o peso dos frutos e por meio da Palavra o cristão como galhos terão a paciência necessária para frutificar.

II – PRINCÍPIOS DA COMUNHÃO

Está em Cristo é o princípio básico para manter comunhão com o Pai e a comunidade cristã. E um dos benefícios de ter comunhão com Jesus é contemplar as respostas de Deus para com as orações, assim como o ter comunhão com o Senhor proporciona ao cristão o permanecer na presença do Senhor.

Portanto, a grande ênfase do frutificar em João 15 é o desenvolver do amor que é o fruto a ser desenvolvido por todos aqueles que mantem comunhão com o Senhor.

Vale ressaltar que o limpar da videira abrange duas etapas:

Na primeira etapa há eliminação dos ramos que não dão frutos (v.2), que serão lançados fora, e por consequência secarão e irão para o fogo (v.6). Isto é, toda vara que não dar fruto, ou seja, que não tem comunhão com o Pai será lançado fora. Não ter comunhão com o Senhor corresponde em não permanecer ligado na videira.

Já a segunda etapa corresponde com os ramos que dão frutos que serão limpos para produzirem mais frutos (v.2). Ter comunhão com o Senhor proporciona dar frutos e estes frutos permanecerão.

III – OS IMPACTOS DA COMUNHÃO

No texto há dois impactos marcantes como resultado da comunhão do cristão com o Senhor: oração respondida e a permanência do fruto.

Em Mt 7.7 a bondade de Deus é revelada no dar, revelar e abrir. Pois, o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, ao que bate se abre (Mt 7.8). A oração é o diálogo existente entre o cristão e Deus, entretanto a oração é a forma do cristão pedir. Porém, a oração deverá ser feita no nome de Jesus (Jo 14.13,14).

E aos discípulos o Senhor Jesus ensina que eles pedirão o que quiserdes e será feito, porém, há duas condições: primeira, os discípulos deverão estar em Cristo, e a segunda condição corresponde em que as Palavras de Cristo estejam presentes no íntimo dos discípulos.

Entretanto, o chamado de Deus na vida do cristão tem como propósito a frutificação. Porém, que o fruto permaneça, isto é, que as obras desenvolvidas pelos membros da igreja continuem a frutificar. Portanto, a descrição: que os frutos permaneçam, indica que houve obediência ao chamado divino e que há uma permanência de boa frutificação, e isto se dará nos lares, isto é, no resultado da educação dos pais para com os filhos.

Referências

BRAZIL, Thiago; OLIVEIRA, Marcelo; BUENO, Telma. Imitadores de Cristo: ensinos extraídos das Palavras de Jesus e dos apóstolos. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário