Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Subsídio para a aula da EBD: RESISTINDO ÀS SUTILEZAS DE SATANÁS

RESISTINDO ÀS SUTILEZAS DE SATANÁS

A Verdade Prática é categórica em afirmar que: A submissão a Deus é a forma mais poderosa de resistir ao Diabo.

Para triunfar sobre as sutilezas impostas de Satanás a igreja deverá ser comprometida com uma vida centrada em Jesus Cristo, assim como deverá ter uma vida comprometida com as Escrituras, e que cada cristão seja cheio do Espírito Santo e, por fim, que o crente seja comprometido com a igreja local.

I – COMPROMETIMENTO COM UMA VIDA CENTRADA EM CRISTO

O objetivo do presente tópico é Apresentar o comprometimento com uma vida centrada em Cristo. O comprometimento com uma vida centrada em Cristo outorga ao cristão o entendimento que Jesus é Salvador e Senhor.

Jesus é o Salvador. Não há outro salvador, pois Jesus é o único. Ele é o Caminho, o que no Antigo Testamento corresponde em ser a indicação de como o judeu chegaria até a presença de Deus (Pai). No Novo Testamento o Verbo se fez carne, isto é, se manifestou não mais de forma antropomórfica, mas de forma concreta para assim cumprir as promessas proferidas por meio dos profetas da Antiga Aliança. Logo, Jesus é o Salvador, a promessa cumprida e o Verbo encarnado, fora dEle não há salvação.

Assim também compreende que Jesus é Senhor. Na Bíblia quando o termo Senhor é citado entende-se que trata de um nome específico de Deus que associa a ação do amor divino. Reconhecer Jesus como Senhor é entender que Ele é a verdadeira prova do amor divino. Assim, como é entender a sua divindade.

Portanto:

[...] As verdades cristãs, quando não diluídas, são misturadas com todo tipo de ideologia e crença para se tornar aceitável. Assim, o cristianismo perde a sua essência e se torna mais uma religião como qualquer outra. (GONÇALVES, 2022, p. 148)

Por fim, o comprometimento com uma vida centrada em Jesus não poderá de maneira alguma deixar com que a verdade a respeito de ser Jesus o único Salvador, assim como de ser Ele Deus, se perder por meio de um evangelho profano pregado por muitos descompromissados com a Palavra do Senhor.

II – COMPROMETIMENTO COM AS ESCRITURAS

Conscientizar a respeito do comprometimento com as Escrituras é o objetivo do presente tópico.

A supremacia da Bíblia é visível em seu real agir, pois a Bíblia é a revelação de Deus para com a humanidade. Não há livro que tenha a dimensão operativa da Bíblia Sagrada, pois ela como Palavra de Deus tem poder para transformar, curar, libertar, prosperar, revelar o grande plano divino para com a humanidade e conduzir o cristão a ter uma vida de fé e conduta diante do Senhor.

Por meio da Palavra de Deus vidas são transformadas e suas atitudes corroboradas pela natureza pecaminosa são totalmente transformadas pelo o Senhor. Assim sendo, vidas são libertadas da escravidão do pecado, assim como do entrelaço de Satanás.

 Scofield (apud SILVA, 1999, p. 47,48) apresenta cinco palavras que sintetizam a Bíblia tendo Jesus como referência, são elas: preparação (toda a mensagem do Antigo Testamento), manifestação (narrativa dos quatro evangelistas), propagação (a mensagem presente em Atos dos Apóstolos), explanação (ensinos presentes nas Epístolas), e consumação (a narração de todo o Apocalipse).

III – COMPROMETIMENTO COM UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO

O objetivo do presente tópico é Mostrar o comprometimento com uma vida cheia do Espírito Santo. A expressão “cheios do Espírito Santo” pode ter como significado:

A indicação do recebimento do batismo no Espírito Santo (At 1.5; 2.4; 9.17).

Indicação de que o crente em ocasião específica recebeu poder para falar sob o impulso direto do Espírito Santo (At 4.8; 13.9).

Indicação de um ministério profético geral sob a inspiração ou a unção do Espírito Santo, sem especificar a duração desse ministério (At 4.31-33).

Assim como descreve aqueles que mortificam os desejos carnais e pecaminosos e andam fielmente no Espírito (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, 1995, p. 1642).

O olhar da presente lição leva o entendimento de uma vida cheia pelo o Espírito em ser a mortificação dos desejos carnais e pecaminosos para viver no guiar do Espírito de Deus.

IV – COMPROMETIMENTO COM A IGREJA LOCAL

O objetivo do presente tópico é Incentivar o comprometimento com a igreja local. A igreja é o corpo de Cristo, assim como a igreja é composto por muitos membros, sendo que cada membro possui valor na composição da igreja.

Ao associar a igreja como corpo percebe-se alguns pontos fundamentais, são eles:

A igreja é um organismo, isto indica vida, sendo que quem mantem esta vida é o Senhor Jesus.

A igreja é composta por vários membros, isto indica funcionalidade diferente com mesma integridade e objetividade, ou seja, são vários membros (chamados), porém o objetivo é o mesmo está integrado em Jesus.

A igreja é única e direcionada por Jesus (a cabeça da igreja). Unidade corresponde à igreja universal do Senhor que vive mediante a direção do Espírito Santo.

No que tange a igreja local é de responsabilidade de cada crente está interligado com a mesma, pois o está na igreja indica a busca pela santidade por meio da oração e da Palavra de Deus.

Referência:

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo: As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

SILVA, Antônio Gilberto da. Manual da Escola Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário