Deus é Fiel

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domingo, 4 de setembro de 2022

Subsídio para a aula da EBD: A SUTILEZA DAS MÍDIAS SOCIAIS

A SUTILEZA DAS MÍDIAS SOCIAIS

A Verdade Prática apresenta a importância em usar corretamente as mídias para a propagação do Evangelho.

As mídias sociais devem ser usadas como ferramentas na expansão do Reino de Deus.

A palavra-chave para a compreensão da presente lição é mídia. Vale ressaltar que nos séculos XX e XXI percebem-se as seguintes gerações: belle époque (1920-1940), baby boomers (1945-1964), X (1965-1984), Y (1984-2000) e Z (após 2000).

A geração Belle Époque ou tradicional foi marcada com o desenvolvimento industrial e pela urbanização. A geração baby boomers foi marcada pela disciplina, honra, respeito e organização. Já a geração X é marcada pela influência da TV, pois as brincadeiras deixaram de ser o único entretenimento das crianças. A Y é a geração marcada pela grande influência da tecnologia, pois nesta geração vem o advento do videogame e a internet possibilitou que esta geração desenvolvesse todo o potencial. Lembrando que as atuais gerações estão movidas para e pela geração Z.

A dita geração Z pode ser entendida como a continuação da geração Y, nascidos em plena era da globalização, informação e virtualização, apenas potencializam as características e marcas comportamentais de seus antecessores. A rapidez em suas ações, expectativas e necessidades, acompanham a velocidade em que obtêm as informações na WEB (GIOVELLI, 2012, p. 301).

Portanto, a evangelização na era digital deverá abranger todas as gerações, ganhando-as para Cristo, mas sem deixar de zelar pelos princípios bíblicos.

I – OS CRISTÃOS NA ERA DIGITAL

O objetivo do presente tópico é Apresentar a realidade dos cristãos na era digital. O que cada cristão deverá ter como compreensão é que o mesmo faz parte de uma geração movida pelo aspecto da virtualidade. Cada geração é movida pelo o momento, e o impacto do momento é descrita por ser a geração on-line, a geração da conquista do ciberespaço, ou simplesmente a geração das mídias sociais.

Um perigo notável que ocorre constantemente provocado pelas redes sociais corresponde com o distanciamento entre os próximos. Porém, um benefício marcante das redes sociais é que esta sendo bem desenvolvida aproxima os distantes. Por meio do whatsApp pessoas distantes se interagem, assim como o Evangelho pode ser pregado. No que tange ao prejuízo grande perigo é que pessoas deixem de congregar para ser conduzidas pelos os meios eletrônicos.

Evidente que o comportamento virtual que molda a vida de muitos jovens hoje também tem consequências na esfera eclesiástica. A igreja é um organismo vivo, que se constrói a partir das interações e relações humanas: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18.20). Em outras palavras, a igreja é humana. Onde esse corpo a corpo, essa rede de contatos off-line não existe, assim temos uma negação daquilo que biblicamente seria uma igreja. As redes sociais, devido à impessoalidade que as caracteriza, acabam se transformando na nova igreja da geração digital (GONÇALVES, 2022, p. 127).

II – OS DESAFIOS DE SER IGREJA NA ERA DIGITAL

O objetivo do presente tópico é Elencar os desafios de ser Igreja na era digital. Dois são os desafios apresentados no tópico em apreço, que de fato correspondem com a desumanização e o mundanismo.

A igreja é a soma de pessoas diferentes no que corresponde aos elementos culturais, porém um dos fatores que a caracteriza por sua limitação está em ser humana que necessita de contato e que se relaciona. Portanto, muitos que se interagem no contexto da virtualidade desconsideram a importância do contato pessoal que se dar apenas pelo o contato direto.

Por fim, a igreja precisa mais do que nunca ser influente, porém nunca poderá ser em hipótese alguma uma igreja mundana. Uma igreja mundana busca ser reconhecida pelos os homens e acaba por seus erros grotescos menosprezando a cruz de Cristo.

III – A IGREJA E OS PECADOS VIRTUAIS

O objetivo do presente tópico é Pontuar os pecados virtuais. Sensualismo e narcisismo são dois pecados que notadamente se visualiza no âmbito da era virtual.

As redes sociais permitem que a sensualidade se notabilize por atos que permeiam ações que desagradam a Deus.

Vale ressaltar que das obras da carne associadas com pecado sexuais citados por Paulo, quatro são descritos nitidamente relacionados com este desvio bíblico, são eles: adultério, fornicação, impureza e sensualidade (lascívia).

A lascívia corresponde com o pecado da sensualidade. Tal prática conduz as pessoas ao ponto de perderem a vergonha. Por isso, tornou se natural no presente contexto civilizatório a falta de decência e a perca do pudor.

Ausência de decência e de pudor nas redes sociais. Atos que objetivam a propagação do eu, ou seja, associa com o narcisismo.

IV – AS MÍDIAS SOCIAIS E O IDE DE JESUS

O objetivo do presente tópico é Relacionar as mídias sociais com o ide de Jesus, destacando a seara virtual que as mídias sociais impõem. Segue-se a escrita a respeito da evangelização por meio das redes sociais 12 de setembro de 2016. (Visite esta página http://andresoncorte.blogspot.com/2016/09/subsidio-para-aula-da-ebd-evangelizacao_12.html)

Com Habacuque aprende que a evangelização dos pecadores digitais deve ser clara, breve e objetiva.

Já a lição recebida por parte de Eliseu trata-se que o cristão ao utilizar as redes sociais não poderá perder a reputação de servo de Deus ou de homem de Deus, pois através do testemunho demonstrado pelas redes sociais alcançaremos muitos para o Reino de Cristo.

Com Paulo aprende que as redes sociais outorgará a oportunidade para a evangelização. Portanto, caberá ao cristão a estratégia para iniciar o processo da evangelização. Qual é o ponto de contato? Descubra e pregue o Evangelho.

Por fim, com Filipe se aprende que o Evangelho puro e santo deverá prevalecer sobre todo tipo de heresia.

Em suma, o Evangelho deve ser pregado. No facebook compartilhe mensagens bíblicas, textos bíblicos e vídeos que proporcione paz para as outras pessoas. No whatsapp um meio instantâneo de comunicar permite que o cristão de maneira objetiva pregue o Evangelho.

Portanto, em tempo e fora de tempo o crente deve pregar o Evangelho. Utilize os meios digitais da melhor maneira para a propagação do Evangelho.

Referência:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a Igreja de Cristo: As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

Giovelli, Graziellu Rita Marques. Manual de gestão de pessoas e RH. São Paulo: DCL, 2012.

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