Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 23 de março de 2023

AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA

 Subsídio para aulas da EBD: AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

É vontade de Deus avivar a sua obra nestes últimos dias até que o Senhor Jesus volte.

A descrição chave para a compreensão plena da lição é aviva. Sendo que a presente lição tem como objetivos:

Apresentar o clamor pelo avivamento do profeta Habacuque;

Enfatizar a Palavra de Deus como elemento fundamental do avivamento;

E, Conscientizar a respeito da necessidade de um verdadeiro avivamento.

O CLAMOR PELO AVIVAMENTO

O profeta Habacuque profetizou no período auge do império babilônico. O império babilônico na sua humilde origem pertenceu ao império Assírio, porém no ano 622 a.C., Nabopolassar pai de Nabucodonozor foi proclamado rei em Babilônia. Com este passo iniciava-se uma nova dinastia na mesopotâmia. Nos dias de Nabucodonozor houve a reconstrução da babilônia que tinha sido destruída por Senaqueribe rei da Assíria.

É neste período de auge babilônico que Deus levanta o profeta Habacuque. Deus consolou a Judá ao falar por intermédio de Naum sobre a destruição de Nínive, porém Habacuque questiona a Deus sobre a ação cruel dos babilônicos aos judeus.

Segundo alguns estudiosos Habacuque pertencia a família sacerdotal e provavelmente era um profeta bem aceito pela sociedade. Assim como Naum o profeta Habacuque transmite o peso de Deus aos judeus (Hc 1.5-11) e aos babilônicos (Hc 1. 12-2.1).

Habacuque é o primeiro profeta a questionar o agir de Deus no mundo, Deus é santo porque então Ele tolera o mal (Hc 1.13-17). Portanto, a queda de Nínive não resolveu o problema de Judá, de fato, somente houve mudança da origem da opressão, porém a opressão continuava. O profeta não queria justificar os judeus, porém não aceitava que Deus castigasse os judeus usando uma nação pior do que eles.

No que tange a resposta divina compreende que o pior sobreviria sobre Judá e posteriormente o pior sobreviria aos caldeus, era apenas uma questão de tempo. O profeta Habacuque deveria entender que Deus estava no controle de tudo.

Judá sofreria o cativeiro, enquanto o império babilônico sofreria o colapso final. Tal império não teve uma vida longa, em menos de um século demonstrava sinal de fraqueza e no ano 538 a.C., foi conquistado e destruído pelo império Medo-persa.

O AVIVAMENTO PELA PALAVRA

O profeta Habacuque escreveu da seguinte maneira: ouvi Senhor a tua palavra e temi. Logo, avivamento é causa e consequência da pregação da palavra. Na ausência da palavra não haverá avivamento.

As consequências no meio cristão quando não há exposição da Palavra de Deus são catastróficas. Segundo os escritos do profeta Oseias na ausência do conhecimento da Palavra de Deus a destruição será completa, o meu povo foi destruído (Os 4.6), e também, ministros são rejeitados por rejeitarem o conhecimento do Senhor.

Porém, as consequências não param por aí, há mais efeitos como, por exemplo, a ausência de crescimento. O apóstolo Pedro escreveu na sua segunda epístola; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18). Portanto, não havendo explanação da Palavra de Deus não há crescimento, ou seja, o povo não é edificado.

O necessário é que a igreja dos dias hodiernos volte para a Palavra de Deus.

AVIVAMENTO: QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE

O avivamento através da oração possibilita a união do cristão para com Deus e a união do cristão para com o próximo. A oração também proporciona encorajamento, confiança e renovo espiritual.

 A oração é a dinamização do avivamento. Nos dias hodiernos muitos são os focos de avivamento espalhado pelo mundo, porém poucos são os focos que se espalham para o mundo. A dinamização assim como a propagação do avivamento é possibilitada pela oração.

Entretanto, a oração proporciona avivamento, porém é fundamental entender que há orações que Deus não aceita, tais como: a oração daqueles que não dão ouvidos ao Senhor (Pv 1.24-31), a oração dos ímpios (Pv 15.29) e a oração realizada por pecadores (Jo 9.31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário