Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 15 de março de 2023

Subsídio para aulas da EBD: VIVENDO NO ESPÍRITO

VIVENDO NO ESPÍRITO 

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

O avivamento espiritual traz uma realidade de vida no Espírito.

A descrição chave para a compreensão plena da lição é Espírito. Sendo que a presente lição tem como objetivos:

Destacar o que significa andar no Espírito e a sua importância para a condução da vida espiritual;

Apontar os aspectos que envolvem o confronto entre a carne e o Espírito;

E, Ressaltar os dons e o Fruto do Espírito como predicados essenciais para a vida e o caráter cristão.

A vida cristã é uma jornada espiritual que se inicia com a conversão e que se consumará com glorificação em Cristo Jesus.

A VIDA NO ESPÍRITO

O andar no Espírito corresponder em ter a vida conduzida pelo o Espírito Santo. Sendo que o viver no Espírito omite a ação carnal em ser conduzido pela concupiscência. A concupiscência é um apetite carnal exagerado e insaciável que tem como cerne o orgulho. O apóstolo João (1 Jo 2.16,17), cita dois tipos de concupiscência: a dos olhos e a da carne. Na descrição realizada por João nota a origem da concupiscência, o olhar, e por fim, na concretização do ato.

Porém, a concupiscência tem um período de tempo limitado, isto é, ela é passageira. Outra conclusão presente no texto está no versículo 17, onde se aprende que a concupiscência é vencível.

Portanto, para andar em Espírito o cristão precisa desenvolver três atos básicos em sua jornada, são eles:

Precisa ter o Espírito Santo.

Deverá ser guiado pelo o Espírito Santo.

E, deverá ser cheio do Espírito Santo.

O CONFRONTO ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO

Há duas palavras que correspondem com o termo carne nos escritos do Novo Testamento: soma e sarx. Palavras gregas que definem a palavra carne como algo correspondente ao corpo sem transcrever questões pecaminosas, enquanto que o termo sarx define o homem em sua natureza decaída, pecaminosa e afastada de Deus.

Basicamente as obras da carne estão distribuídas em: pecados sexuais, falsa religiosidade, atitudes impróprias para com o próximo e assuntos relacionados ao domínio próprio.

 Pecados sexuais: Os três tipos de pecados que correspondem com atos sexuais estão diretamente ligados com a desobediência do sétimo mandamento “não adulterarás” (Êx 20.14), são eles: fornicação, impureza e lascívia.

Falsa religiosidade: No campo sociológico é natural a seguinte afirmação “todos os caminhos leva o homem a Deus”, porém, no contexto bíblico isto é uma mentira, pois só um Caminho leva o homem à pessoa de Deus, isto é, Jesus Cristo o Caminho (Jo 14.6). Abrange a este grupo: idolatria e feitiçaria.

Atitudes improprias para com o próximo: O relacionamento humano é afetado por práticas impróprias, e entre elas: a inimizade, a porfia, a emulação, a ira, a peleja, a dissensão, a heresia e a inveja.

Assuntos relacionados com o domínio próprio. Que são pertencentes a este grupo: homicídio, bebedice e glutonaria.

O AVIVAMENTO PELO FRUTO DO ESPÍRITO

O evangelista João registra as seguintes descrições do fruto: produtividade (dá fruto – Jo 15.2), abundância (mais fruto ou muito fruto – Jo 15.2,5,8) e a permanência do fruto (Jo 15.16). No presente capítulo Jesus é apresentado como videira verdadeira, o Pai é apresentado como lavrador e os cristãos como varas (Jo 15.1,2). As varas frutíferas são limpas pela palavra para darem mais frutos (Jo 15.3), logo se percebe o poder da palavra para santificar e moldar o estilo de vida dos cristãos; tanto para com Deus, como para com o próximo e também para consigo mesmo.

O fruto do Espírito está dividido em três grupos distintos: virtudes interligadas ao relacionamento com Deus, interligadas ao relacionamento com os outros e virtudes interligadas ao relacionamento pessoal.

Virtudes interligadas ao relacionamento com Deus: amor, alegria e paz.

Virtudes interligadas ao relacionamento com os outros: longanimidade, benignidade e bondade.

Virtudes interligadas ao relacionamento pessoal: fé, mansidão e temperança.

Por fim, os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. O versículo indica a vitória sobre a carne, logo os frutos do Espírito são desenvolvidos para esta finalidade de vencer os desejos exagerados da carne e os mesmos são identificadores da real transformação ocorrida na vida do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário