Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 3 de março de 2023

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da EBD – ARREPENDIMENTO, PERDÃO E SANTIFICAÇÃO

ARREPENDIMENTO, PERDÃO E SANTIFICAÇÃO

Conforme o Resumo da Lição:

O caminho da santificação passa pelo arrependimento e pelo perdão.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

ü    Não há como santificar sem o arrependimento dos pecados cometidos, assim como sem a prática do perdão.

[...] Para obter-se o perdão de Deus, é preciso conscientizar-se do pecado cometido, confessá-lo e deixar de praticá-lo. E ser perdoado não é tudo. Precisamos aprender a perdoar também a nós mesmos. Muitas pessoas têm-se afastado de Deus por não conseguirem perdoar a si mesmas, pelo orgulho que as afastam do arrependimento e do perdão ao próximo. (NEVES, 2023, p. 115)

A presente lição tem como objetivos:

Evidenciar que o arrependimento é a base para uma vida de santidade;

Compreender que cristão deve perdoar a si mesmo e ao próximo;

E, Apresentar exemplos bíblicos de pessoas transformadas por meio do arrependimento.

I – SANTIDADE E ARREPENDIMENTO

A palavra-chave para compreender o presente tópico é arrependimento. Sobre o arrependimento pode-se afirmar que:

O arrependimento não se fabrica, não se pode simular; ele deve ser real e sincero. O cristão não vive na prática do pecado, mas inevitavelmente pecará (1 Jo 1.10). Para a restauração, será necessária uma conscientização da realidade do pecado e o arrependimento para a mudança de atitude. (NEVES, 2023, p. 119)

Portanto, ao cometer algum tipo de pecado é necessário que o cristão se arrependa e busque a reconciliação com o Senhor. O ato de pecar poderá ser concretizado por meio de palavras, ações e pensamentos. Logo, cometeu pecado é necessário reconciliar com o Senhor de forma real e sincera.

Por fim, a santificação tem como base o arrependimento. Sem se arrepender de pecados cometidos o cristão não terá como se aproximar do Senhor. Entretanto, o arrependimento é o reconhecimento de que cometeu algo desagradável ao olhos do Senhor e que de forma categórica está triste da ação e tem como foco não cometer o mesmo erro novamente.

II – A SANTIFICAÇÃO E O PERDÃO

A presente lição apresenta o perdão em duas dimensões: perdão próprio e o perdão para com o próximo. A prática do perdão é a afirmação prática que o crente ama o próximo, assim como é a confirmação do amor próprio.

Perdoar é saber que o outro falhou, porém o cristão está disposto a não levar em conta e nem punir o erro do próximo.

É saber que todos estão propícios a cometerem erros, porém o erro é humano e é cabível ao cristão perdoar todos aqueles que por qualquer ação, agiu de forma inconveniente, mesmo que ações injustas sejam realizadas contra os crentes, fazendo desses vítimas de atos mentirosos, mas o certo é perdoar.

III – EXEMPLOS DE PESSOAS ARREPENDIDAS

O presente tópico apresenta dois exemplos ricos no ato do perdão. De fato o perdão divino é notabilizado, assim como o ato de perdoar o próximo.

Zaqueu que se arrependeu e alcançou o perdão do Senhor.

A mulher pega no ato de adultério que recebeu a oportunidade de ir e não pecar mais.

A Zaqueu a palavra do Senhor Jesus foi “hoje veio salvação a esta casa” isto indica que Jesus perdoou a Zaqueu. Enquanto que a mulher pega em adultério Jesus expressou as seguintes palavras “vai-te e não peques mais”, logo Jesus perdoou a mulher assim como não a humilhou.

Portanto, Jesus vocaciona a todos a uma vida santa por meio do arrependimento e do perdão.

Referência:

NEVES, Natalino das. Separados para Deus: buscando a santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário