Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 15 de agosto de 2023

O RESPEITO ÀS PESSOAS E O CUIDADO COM AS VIÚVAS

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – O RESPEITO ÀS PESSOAS E O CUIDADO COM AS VIÚVAS

Conforme o Resumo da Lição:

O líder tem o dever de ensinar a todos na igreja, inclusive aos mais velhos.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    Umas nobres ações da liderança é o ensino.

Ø    O ensino como missão do líder cristão é abrangente, isto é, abrange a todos os que fazem parte do corpo de membros da igreja, incluindo os mais velhos.

A presente lição tem como objetivos:

Compreender o padrão familiar bíblico;

Mostrar o padrão de comportamento no relacionamento do líder com as moças;

E, Explicar a respeito do padrão de relacionamento do líder com as viúvas.

I – O PADRÃO FAMILIAR

Para com os anciãos o jovem Timóteo deveria desenvolver um ministério pedagógico, porém o trato para com os mais velhos não poderia ser desenvolvido por meio de palavras grosseiras, mas deveria manifestar a educação no proceder verbal.

Aos jovens o líder Timóteo também deveria instruí-los com afeto e com disciplina. Vale ressaltar aos mais velhos a disciplina também deveria ser aplicada, porém com afeto.

[...] o êxito de Timóteo em Éfeso dependeria não apenas da sua espiritualidade, como também da estrutura afetivo-emocional, forjada no seu lar, pela dedicação da sua família (Queiroz, 2023, p. 96).

[...] A afetividade deveria estar presente na transmissão da repreensão, assim Timóteo evitaria qualquer distanciamento ou indiferença na sua conduta; afinal, ali estava um pastor que também era jovem (Queiroz, 2023, p. 98).

Assim, também as mulheres idosas deveriam ter a atenção necessária para desfrutarem do crescimento espiritual.

Portanto, o líder cristão possui como missão o ato de conduzir pessoas até a pessoa de Cristo, logo, é dever do líder cristão por meio da Palavra ensinar, repreender, corrigir e instruir em justiça.

II – O RELACIONAMENTO COM AS MOÇAS

No que corresponde a maneira do trato para com os membros da igreja o pastor deverá ser vigilante e respeitoso. A importância da vigilância está no que tange saber direcionar as atitudes, de maneira alguma proporcionado espaço para ações impuras que como conseqüência provoque a queda da liderança cristã.

A expressão “em toda a pureza” indica-nos necessidade de sermos puros nos pensamentos, no olhar, no falar e no agir. No contato com pessoas do sexo oposto, precisamos rejeitar desde os pensamentos pecaminosos, confessando-os a Deus em nosso íntimo e abandonando-os definitivamente. Para isso, é fundamental que enchamos nossa mente de coisas boas, de coisas puras (Tg 4.8) (Queiroz, 2023, p. 100).

A santificação é a ação essencial para o desenvolvimento das práticas coerentes para com a descrição bíblica, que em tudo agrada ao Senhor. Logo, os maus pensamentos não poderão ser cultivados, assim como as más palavras não deverão ser ditas e os atos perversos nunca deverão ser praticados. Santificação corresponde em apresentar ao Senhor o espírito, a alma e o corpo em total consagração.

III – MANDAMENTOS ÀS VIÚAS

Quem eram as viúvas nos dias de Timóteo? Assim como quem eram as viúvas em Jerusalém dos dias iniciais da igreja primitiva?

Sobre as viúvas nos dias de Timóteo, especificamente em Éfeso, eram mulheres que perderam os seus maridos e que por impossibilidade de se manterem teriam a ajuda da irmandade da igreja. Há uma compreensão de que existia uma “ordem das viúvas”, ou seja, um tipo específico de ministério, desenvolvido por mulheres viúva, que se dedicavam exclusivamente a obra do Senhor.

Já as viúvas em Jerusalém, no inicio da igreja primitiva, no que corresponde a quantidade está diretamente relacionada com os judeus que regressavam para a cidade santa tendo como objetivo terem seus últimos dias ali, porém por não terem parentes, as mulheres ao enterrarem os corpos de seus esposos ficavam sem proteção, logo, a missão de cuidar dessas recaiu sobre a igreja, especificamente sobre os diáconos.

Referências:

QUEIROZ, Silas. Sejam firmes: ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário