Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO

Subsídio para lições da Escola Bíblica Dominical: UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO

 

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

O corpo é o templo do Espírito Santo e, por isso, deve ser conservado em santificação até a volta de Cristo.

O corpo do cristão é templo do Espírito Santo, logo é dever do crente manter-se constantemente em uma vida volta a santificação. Válido salientar que a santificação pretérita corresponde com a aceitação do Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, ou seja, a vida foi totalmente transformada, já santificação progressiva corresponde com a ação da consagração nos dias atuais, e no que corresponde a santificação futura, isto é, trata-se da glorificação em Cristo Jesus, que ocorrerá na volta do Messias.

Lembrando que os objetivos da presente lição são os seguintes:

Ensinar a criação do ser humano;

Expor a visão bíblica do corpo;

E, Contrapor a visão secular do corpo.

I – A CRIAÇÃO DO SER HUMANO

Três coisas são marcantes sobre a pessoa de Adão na Bíblia.

A primeira delas é que Adão foi o primeiro homem da terra, logo ele não foi fruto de um relacionamento amoroso, foi ele formado por Deus e recebeu de Deus o fôlego de vida (Gn 2.7).

 Já a segunda, corresponde com o pacto das obras. Adão foi o representante da humanidade no pacto das obras que tinha como promessa, a vida; como condição, a obediência; e como pena, a morte.

Por fim, a terceira coisa que se chama atenção no estudo bíblico a respeito de Adão é a desobediência.

A criação dos céus e da terra é definida e defendida pelo termo criacionismo. O criacionismo é a doutrina Bíblica que ensina ser a criação uma obra Divina, sendo tudo criado pela Palavra de Deus. O fundamento para o criacionismo se encontra na narrativa Bíblica e tem como objetivos:

Mostrar que Deus é o Criador de todas as coisas.

Demonstrar que por criar tudo quanto existe tudo pertence a Deus.

Levar os cristãos a adorarem ao Criador.

II – A VISÃO BÍBLICA DO CORPO

As faculdades do corpo são: paladar, visão, tato, olfato e audição. Mas, para o presente tópico é importante elencar as características do corpo humano, pois tais características são: materialidade, visibilidade e mortalidade.

Materialidade indica que o ser humano foi criado de uma matéria já existente, neste caso a terra.

No que corresponde à visibilidade percebe-se que o homem é visível e tocável.

Porém, a mortalidade descreve que o homem sofreu a penalidade da interrupção da vida por causa do pecado original.

III – A VISÃO SECULAR D CORPO

Sobre a secularização no que tange a visão do corpo percebe-se a camuflagem do olhar filosófico para com o modelo hedonista, isto é, a busca do prazer sem olhar para com os princípios tendo como foco a fuga do sofrimento, assim como o narcisismo, ou seja, o amor excessivo para consigo mesmo.

Na modernidade compreende ainda a ação excessiva no processo da erotização proporcionado a libertinagem. Libertinagem visivelmente desenvolvida no ato sexual ilícito. O sexo não é permitido fora do casamento. No casamento o sexo é uma bênção do Senhor, tanto para a procriação, assim como para o prazer dos cônjuges.

O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente (Pv 5.18.19).

Como bênção o sexo proporciona maior harmonia entre os cônjuges e é o meio pelo qual Deus em sua bondade outorga a possibilidade em que a vida se perpetue, ou seja, por meio do sexo há a procriação, porém o sexo tem finalidades além da procriação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário