Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

QUALIDADES PESSOAIS E ESSENCIAIS PARA OS DIÁCONOS

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – QUALIDADES PESSOAIS E ESSENCIAIS PARA OS DIÁCONOS

Conforme o Resumo da Lição:

Servir a Deus é um privilégio e uma responsabilidade.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

ü    Há privilégio em servir ao Senhor.

ü    O ato de servir é uma ação que deverá ser desenvolvida com responsabilidade.

A presente lição tem como objetivos:

Mostrar o perfil do ministério diaconal;

Compreender as qualidades morais dos diáconos;

E, Discutir a atuação das mulheres no diaconato.

I – O MINISTÉRIO DIACONAL

A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6 é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles: Estevão e Filipe.

O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).

Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz (At 6.3). São elas: boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria.

Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro, isto de fato corresponde à pessoa de quem se fala somente coisas boas, pois é um individuo que dá testemunho por meio de conduta que engrandece a Deus (Tt 1.6,7). Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade.

Cheios do Espírito Santo, atitude que se relaciona com o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo.

Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente. Sendo que tal ação seja em compadecer pelas almas perdidas sem salvação em Cristo Jesus (Tg 1.5).

A expressão servir às mesas corresponde à administração de fundos para o serviço social. Entretanto, a função dos diáconos não está limitada a atividades materiais, pois, assim também cabe ao diácono atividades espirituais, como: servir a ceia.

II – AS QUALIFICAÇÕES DOS DIACONOS

Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo cita algumas qualificações morais correspondentes ao ministério do diácono (1 Tm 3.8-13).

a) Honestos (v.8): palavra que indica respeito adquirido por conduta.

b) Não de língua dobre (v.8): isto é, de uma só palavra. Pessoa sincera e honesta para com os outros.

c) Não dado a muito vinho (v.8): o diácono não poderá ser inclinado ao vinho.

d) Não cobiçoso de torpe ganância (v.8): o diácono não poderá ser escravo do dinheiro e nem das riquezas. Assim como todo cristão o diácono deverá buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6.33).

e) Marido de uma só mulher (v. 12): tal qualificação não corresponde à afirmação da monogamia, mas sim se trata da importância do diácono ser fiel em seu relacionamento conjugal. Marido de uma só mulher indica que o diácono deverá ser sempre fiel a sua esposa.

Portanto para que o diácono seja bem sucedido na prática ministerial, o mesmo, deverá ser primeiramente testado (1 Tm 3.10). O teste relacionado ao diácono passa a ser uma análise direcionada ao estilo de vida e conduta que o mesmo desenvolve em seus relacionamentos. No relacionamento com a família o diácono deverá ser marido de uma mulher e que governe bem seus filhos, isso relaciona à conduta pedagógica, e que governe bem a sua própria casa, isso corresponde ao suprimento do que é necessário para a sobrevivência da família (1 Tm 3.12).

Portanto, o diácono deverá ser altamente espiritual, cheio do Espírito Santo e de boa conduta.

III – A REFERÊNCIA ÀS MULHERES

O texto em 1 Timóteo 3.11 corrobora em afirmar que as mulheres também exerciam o ministério do diaconato e a elas era necessário: não serem caluniadoras, serem sóbrias e confiáveis.

As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.

De forma geral as mulheres sempre foram instrumentos importantes para que houvesse o cumprimento das promessas de Deus. Logo, é necessário entender também que Deus nos dias hodiernos usa mulheres como vasos de honra para que a obra seja realizada, assim como para que o nome do Senhor seja glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário