Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

ORANDO, CONTRIBUINDO E FAZENDO MISSÕES

Subsídio – EBD – ORANDO, CONTRIBUINDO E FAZENDO MISSÕES

Conforme a Verdade Prática:

Nem todos são chamados para ir ao campo missionário, mas todos têm a responsabilidade de orar e contribuir com essa obra.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O campo missionário não será uma área alcançada por todos os crentes, pois nem todos são chamados a irem aos campos.

Ø    Todos os crentes têm o dever em orar em prol da obra missionária.

Ø    Todos os crentes têm a responsabilidade em contribuir com a obra missionária.

A presente lição tem como objetivos:

Expressar a importância da oração pela causa missionária;

Pontuar a bênção de contribuir para missões;

E, Refletir a respeito da vocação missionária.

I – ORANDO PELA CAUSA DE MISSÕES

Oração tem como significado diálogo entre o cristão e o Criador. Na oração alguns componentes se fazem presentes, são eles: adoração, intercessão, clamor e ações de graças.

A oração é, primeiramente, uma forma de relacionamento. Quem ora quer se relacionar, conversar, ser respondido, abrir o coração e levar suas percepções e anseios a Deus. Oração é diálogo e troca; é uma ação que implica liberdade e aconchego com aquele a quem nos dirigimos (Tedesco, 2020, p. 9).

Paulo ao jovem Timóteo escreveu as seguintes palavras:

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens (1 Tm 2.1).

Neste texto há quatro termos para definir e explicar à maneira em que se procede as orações: deprecações, orações, intercessões e ações de graças.

Sendo que a deprecação corresponde com súplicas em favor da necessidade pessoal ou de outra pessoa. Já o termo oração se define pela palavra diálogo ou prece. Enquanto, a palavra intercessões sugere aproximar-se com confiança colocando-se no lugar do outro, isto é, interceder é pedir em favor de alguém. E por último, ações de graças, isto é, uma atitude de louvor a Deus por todos os feitos e benefícios desenvolvidos para com os teus.

Para tanto, a oração no contexto missionário deverá abranger:

Oração em prol dos locais em que a obra missionária está inserida.

Oração em prol das pessoas que vivem no campo missionário para que sejam alcançadas pela pregação.

Oração em prol dos missionários para que a graça de Deus esteja sobre a vida deles.

Para finalizar o presente tópico Samuel Marinus que viveu em 1867 a 1952 disse que oração e missões são inseparáveis (apud Gaby, 2023, p. 57).

II – CONTRIBUINDO PARA MISSÕES

Todo o crente deverá ofertar para com a obra missionária, lembrando que Deus prospera cada crente mediante a sua fidelidade. Lendo uma obra sobre mordomia aprendi que Deus prospera o cristão mediante as seguintes ações:

Crente fiel nos dízimos será abençoado por Deus.

O crente fiel em entregar voluntariamente as ofertas será abençoado por Deus.

O crente que oferta para com a obra missionária será abençoado pelo o Senhor.

E, por fim, o crente que ama a sua liderança será abençoado pelo o Senhor.

O objetivo de Deus prosperar a igreja e a cada um individualmente está associado à manutenção própria de cada pessoa e também o compromisso da igreja como organização, em segundo para que a obra evangelizadora seja exercida, cada cristão deverá ser um verdadeiro evangelista, e esta atividade é desenvolvida pela contribuição, pela oração e pela entrega ao serviço de evangelização, e por fim, Deus nos prospera para que auxiliemos os necessitados.

III –      A CHAMADA PARA IR

Todos são chamados a irem e a pregarem o Evangelho a toda criatura. Cada pessoa não cristã deverá ser vista pelo o cristão como um crente a ser alcançado. Logo, é necessário ganhar almas na própria casa (família), no local de trabalho e nos ambientes em que o crente freqüenta.

O fazer missões nem sempre será desenvolvido em lugares distantes. Há de fato alguns crentes que por Deus terão a vocação de irem a terras distantes para pregarem o Evangelho, porém cabe a todos os crentes reconhecerem a responsabilidade em pregarem eficientemente a Palavra do Senhor.

 Em suma, há quatro razões que explicam o motivo da evangelização, ou seja, da responsabilidade do cristão ir e pregar o Evangelho:

Primeira razão: é um mandamento de Jesus.

Segunda razão: é a maior expressão de amor da Igreja.

Terceira razão: o mundo jaz no maligno.

Quarta razão: porque Jesus em breve virá.

Referências:

GABY, Wagnaer Tadeu dos Santos. Até os confins da terra: pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário