Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

A DOUTRINA DE MOISÉS

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – A DOUTRINA DE MOISÉS

Conforme a Síntese:

Moisés recebeu a Lei diretamente do Senhor.

Compreende-se por meio da síntese que:

Deus outorgou a Lei a Moisés.

O autor das promessas para com os homens que viveram no período da Antiga Aliança, o Deus Criador expressou: o Seu amor, a graça e a fidelidade para com os homens revelando a Lei.

A presente lição tem como objetivos:

Compreender o significado da Antiga Aliança;

Explicar o que são as doutrinas litúrgicas;

E, Mostrar o que são as doutrinas morais.

I – A ANTIGA ALIANÇA

Aliança tem como significado acordo. Termo que também poderá ser definido pela palavra pacto, ou seja, acordo entre duas ou mais pessoas. No Antigo Testamento, inúmeras foram as alianças, estabelecidas por Deus para com os homens. Sendo que a primeira é conhecida por Aliança das Obras que possuía uma promessa, vida eterna; uma condição, obediência; e, uma pena, caso o homem desobedecesse sofreria a morte.

Porém, a Aliança que mais define o olhar para o Antigo Testamento é a estabelecida entre Deus e Moisés. Em que Deus outorga aos homens a Lei. Lei quer dizer seta, isto é, indica o caminho. Sendo o Antigo Testamento em parte tipo das coisas futuras, corresponde que a Lei representa a indicação para o Senhor Jesus que é superior ao sacerdócio do Antigo Testamento, assim como é superior aos anjos.

No que tange aos dez mandamentos compreende-se que os motivos do decálogo são tríplices:

Prover um padrão de justiça, pois os dez mandamentos proporcionam a formação do caráter e da conduta do ser humano. O caráter corresponde com o modo de ser de cada indivíduo. E a conduta corresponde com o modo de agir. Ambas se definem no Ser e no Fazer.

Identificar e expor a malignidade do pecado, pois os dez mandamentos expõe os seguintes tipos de pecado: idolatria, desrespeito, assassinato, traição, roubo, concupiscência...

Pecado é tudo aquilo que separa o servo do seu Senhor. Logo, os dez mandamentos tem como propósito identificar o pecado, por isso, Paulo escreveu “pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 5.20).

Revelar a santidade de Deus, Deus é Santo e isto se torna evidente com os dez mandamentos. Pois, se a lei revela o pecado e requer que aquele que aproxima de Deus não peque, logo se conclui que Deus é Santo.

II – DOUTRINAS LITÚRGICAS

Ou também definida como leis cerimoniais. O livro de Levítico apresenta com detalhes os elementos litúrgicos apresentado no Antigo Testamento. O termo Levítico no hebraico é vaicrá que significa “e chamou”, que pode também ser definido pelos seguintes termos: separado e consagrado. Cujo tema central é: santidade ao Senhor.

O esboço do livro poderá ser encontrado de diferentes formas por concepções dos estudiosos, porém o que se encontrará em comum serão os pontos que interligam as mensagens ao tema: santidade.

O livro poderá ser assim distribuído em tópicos:

Ofertas e sacrifícios (1.1-7.38).

Consagração do sacerdote (8.1-10.20).

Leis referentes à pureza e impureza legais (11.1-15.33).

O dia da expiação (16.1-34).

A Lei da santidade (17.1-25.55).

Bênçãos e maldições (26.1-46).

Sobre o que é consagrado a Deus (27.1-34).

No que refere ao autor é notável que o livro tenha como autoria a Moisés. Grande legislador do povo de Israel que em sua trajetória escreveu os cinco livros do Pentateuco.

A percepção tradicional é de que Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia (o Pentateuco ou livro de cinco volumes), embora alguns achem que suas histórias só foram escritas muito tempo depois. Mas uma vez que Moisés mantinha registros escritos (Êx 17.14; 24.4; 34.27), não parece haver nenhum bom motivo para duvidar de sua autoria, à medida que Jesus mesmo a confirmou (Mc 7.10; 12.26) (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.130).

III – DOUTRINAS MORAIS

O relacionamento entre Deus e Israel teve seu auge no momento em que Deus outorgou o decálogo a Moisés (Êx 20.1-17), ensinando aos israelitas que na vida há deveres e direitos.

Segundo os versículos um ao sete é dever de todo o povo israelita adorar e respeitar o nome de Deus. Já nos versículos seguinte percebem-se os direitos, que são; direito ao descanso (v.7), direito ao respeito na própria casa (v.12), direito a vida (v.13), direito a fidelidade conjugal (v.14), direito a segurança (v.15) e direito ao respeito na sociedade (vv.16,17).

O decálogo é um resumo da lei moral de Deus. Dez mandamentos em duas tábuas. Do primeiro ao quarto mandamento na primeira tábua. Do quinto ao décimo na segunda tábua. Na primeira tábua encontrava os mandamentos que estavam diretamente relacionados com a vida do indivíduo para com Deus com direção vertical. Já a segunda tábua com sentido horizontal trata dos mandamentos que outorgam ligação entre o indivíduo e o seu próximo. O decálogo corresponde com a ética cristã: amar a Deus acima de todas as coisas (sentido vertical) e amar o próximo como a si mesmo (sentido horizontal).

REFERÊNCIAS

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro, CPAD, 2013.

NEVES, Natalino das. O cuidado de Deus com o corpo de Cristo: Lições da carta do apóstolo Paulo aos coríntios para os nossos dias. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário