Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 14 de janeiro de 2024

A glória do Senhor encheu a casa

A glória do Senhor encheu a casa

E não podiam os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus (2Cr 5.14).

Paulo ao escrever aos irmãos em Coríntios afirmou que o cristão é morada do Espírito Santo (1Co 3.16). De certa maneira o crente representa na atualidade a casa do Senhor e por assim ser deverá ter e manter a casa cheia da glória do Senhor. O termo glória tem como significado “Manifestação do esplendor da presença de Deus. A glória divina fez-se presente nos momentos mais importantes da história da salvação. Sua função básica foi referendar os pactos que o Senhor ia estabelecendo com o seu povo” (Andrade, 1997, p. 140).

Do presente texto sintetiza que havia os sacerdotes que ministravam, a glória do Senhor encheu a Casa de Deus, fator decisivo na compreensão corresponde com a glória do Senhor, termo que identifica a Deus por meio da descrição compaixão, amor e misericórdia; e, a descrição Casa de Deus, nome que indica a pessoa do Senhor em ser poderoso.

Os que ministravam

Para cada período Deus sempre teve representantes que o representava diante dos homens. No período em que a Lei regimentava o Senhor tinha os sacerdotes que tinham como função ministrarem aos homens a Pessoa de Deus, assim como o dever em conduzir os homens ao Senhor.

Os sacerdotes foram impossibilitados em ministrarem por causa da nuvem, ou seja, os sacerdotes eram instrumentos de Deus para com os homens, porém a origem da ministração era divina. Da mesma forma os homens ministram em seus lares, mas a origem da ministração é divina.

Associando a ministração sacerdotal na Antiga Aliança com a ministração dos pais para com os membros do lar compreende-se que Deus é quem mantem a família firme mediante o beneplácito divino.

Os pais não perdem os seus filhos, na verdade os pais não conseguiram conquistar o respeito e o carinho dos filhos. É dever do pai, como chefe da família, ministrar na vida de seus filhos, porém é necessário que haja conquista para que assim haja harmonia e conformidade no lar.

Por causa da nuvem

A glória representada no texto é visivelmente descrita pela nuvem. O termo glória é definido por três palavras chaves: presença, proteção e provimento.

Não se pode definir que Deus manifestou a sua glória se a presença dEle não foi confirmada. A glória do Senhor é primeiramente definida pela presença do Senhor, foi o que confirmou Deus a Moisés, “farei passar toda a minha bondade por diante de ti” (Êx 33.19).

O que difere no Novo Testamento a manifestação da glória do Senhor corresponde com a manifestação do Verbo que se fez carne. Há uma reflexão interessante no que tange a comparação da glória no Antigo Testamento ser manifestação, enquanto que no Novo Testamento revelação.

Adão após pecar fez para si e para Eva roupas de figueira (Gn 3.7), porém Deus fez para o casal túnicas de peles e os vestiu (Gn 3.21). Deus despiu o homem para depois vestir. Já no Novo Testamento a mensagem bíblica define que Jesus subiu ao madeiro, historicamente nu, porém ao chegar o terceiro Ele ressuscitou, os discípulos encontraram as roupas no sepulcro, mas não o corpo. Na cruz havia um corpo sem roupa, no sepulcro as roupas sem um corpo, porém no cenáculo o Senhor Jesus reveste, isto é, primeiro Ele despe, segundo Ele veste e em terceiro Ele reveste. A glória no Novo Testamento é definida na prática em ter uma vida revestida pelo o Espírito Santo.

A glória do Senhor encheu toda a casa de Deus

Senhor amor e misericórdia. Já a descrição Deus, corresponde com poder sobre todas as coisas. A glória do Senhor, pois a manifestação do Senhor revela a grandeza do amor divino para com os homens. Já a casa de Deus corresponde com que o poder que outorga ordens na casa que é pertinente de forma única do próprio Deus.

A misericórdia levanta e o poder capacita para seguir.

A misericórdia desperta e o poder reveste para a caminhada.

A misericórdia vocaciona e o poder dinamiza para o serviço.

Por fim, a glória do Senhor encheu toda a casa. Que pela misericórdia e poder de Deus manifestado na vida de cada cristão a glória do Senhor venha encher os lares outorgando restauração e restituição para com as famílias no presente século.

Referência:

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico: Com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário