Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO

Conforme a Verdade Prática:

Como o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando adora e discípula, testemunha das insondáveis riquezas de Cristo.

A presente lição foca em duas grandes verdades: proclamando o Cristo vivo e celebrando o Cristo vivo. Proclamando o Cristo vivo se dá por meio do ensino e da pregação. Ensino para que ocorra a maturidade espiritual e a pregação para que os não salvos compreendam a Palavra do Senhor. No que tange a celebração ao Cristo vivo a lição apresenta os seguintes temas: comunhão e adoração.

A presente lição tem como objetivos:

Refletir sobre a principal missão da Igreja de Cristo na Terra;

Aprofundar o entendimento sobre a adoração a Deus e a edificação mútua, como atos contínuos;

E, Pensar a comunhão fraternal e a atuação social como marca de uma igreja cristã genuína.

I – PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO

Os evangelistas Mateus e Marcos registram os principais versículos correspondentes à evangelização, que se trata da grande comissão.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado (Mt 28.19,20).

Este versículo geralmente é interpretado como se contivesse três mandamentos, ou seja,: ir, batizar, fazer discípulos ou ensinar. Mas, na verdade, a Grande Comissão gira em torno do mais imperativo deles: fazer discípulos. Fazer discípulos envolve três passos: ir, batizar e ensinar, principalmente os dois últimos. O batismo aponta para a decisão de crer em Cristo. Quando uma pessoa cria em Cristo, ela deveria ser batizada; não há nenhum cristão no Novo Testamento que não tivesse sido batizado (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 88).

No texto original o ide não aparecesse no imperativo. A explicação está na missão de cada cristão em pregar o Evangelho. Cada crente prega o evangelho, com palavras e sem palavras. E o mais importante a salientar é que os crentes pregam o evangelho através do testemunho. Assim foi com a igreja primitiva que através do testemunho de vida conseguiram levar muitos a Cristo. Portanto, o imperativo aparece no fazer discípulos, isto é, ensinai. O crescimento da igreja se dá na obediência à Palavra de Deus.

E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15).

Em Marcos percebe-se a confirmação e a veracidade da Grande Comissão. Porção Bíblica que relaciona a existência de milagres na igreja com a obediência à propagação do evangelho.

II – ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO

O louvor é disparadamente para a maioria dos crentes o que tange como ideia central da adoração, porém a adoração vai além do que se manifesta e ocorre no processo do cântico. Por isso, é necessário compreender o conceito teológico e prático para ter a exata descrição a respeito da adoração.

Conceito teológico. Veneração e reconhecimento são termos que define teologicamente a definição do termo adoração. Veneração a Deus e o reconhecimento da soberania e das obras do Senhor. Portanto, três termos são fundamentais para a exata compreensão da palavra adoração. Primeiro do latim, adorationem, que significa orar para alguém; segundo do hebraico, sãhâ; e, terceiro, do grego, proskyneo, ambos os termos no original significam prostração e reverência.

Conceito prático. No dia a dia o termo adoração poderá ser definido pela separação das palavras. Ou seja, adora, conceito relacionado por cântico ou louvor; oração, ato de reconhecer que Deus é soberano e tem todas as coisas sobre o Seu domínio; e, por terceiro ação, adoração a Deus é exercida por meio do serviço.

A fala de Jesus para com a mulher samaritana (Jo 4.23,24) corresponde ao nível da adoração, pois a adoração não corresponde ao local onde se adora, mas corresponde com a quem se adora.

Nos dias atuais as pessoas outorgam mais ênfase de como se adora ou como desenvolve a liturgia correspondente às práticas e regras musicais, porém é necessário entender que a ênfase deverá ser sempre enfatizada a quem se adora e como se adora por meio de um coração contrito.

A verdadeira adoração está associada ao amor que devotamos a Deus. É um ato permanente na vida do filho de Deus; não pode ser, sob hipótese alguma, uma atitude episódica. Em tudo o que fizemos, há de ser ressaltada nossa atitude de adoração. Até as nossas atividades materiais têm de mostrar ao mundo que somos uma comunidade de adoradores.

Adoração não é contemplação; é, acima de tudo, sérvio que se presta ao Reino de Deus (Andrade, 1997, p. 19).

Portanto, o Pai procura a tais que assim o adorem, que o adore em espírito e em verdade.

III – COMUNHÃO E SOCIALIZAÇÃO

Comunhão trata-se de parceria, participação e unidade espiritual. A igreja unida que é parceira é uma igreja solidamente edificada em Cristo Jesus. Duas verdades são importantes para com a igreja na modernidade, são elas:

A igreja primitiva se expressava por meio da unidade.

O Senhor Jesus orou para que a igreja fosse sempre unida.

É valido ressaltar que a comunhão na/da igreja se manifesta na esfera social, isto é, a comunhão fraterna dos irmãos da fé se propaga para com a esfera social, sendo por todos os indivíduos da sociedade a comunhão compreendida e vivenciada. Tornando, assim um meio eficaz da igreja pregar o Evangelho de Cristo.

Referências:

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico: Com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário