Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

BÍBLIA: A FONTE DA GENUÍNA DOUTRINA

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – BÍBLIA: A FONTE DA GENUÍNA DOUTRINA

Conforme o Resumo da Lição:

A Bíblia é a única fonte genuína de doutrina para o cristão.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A Bíblia é a única fonte genuína de doutrina.

Ø    A genuinidade da Bíblia tem por objetividade outorgar ensino aos cristãos.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a origem da Bíblia;

Explicar a inspiração das Escrituras;

E, Destacar a Bíblia como fonte de doutrina.

I – A ORIGEM DA BÍBLIA

A origem da Bíblia está na pessoa de Deus e o termo tem como significado conjunto de livros. Porém, outros conceitos são apresentados na própria obra para a defini - lá, exemplo:

Escritura (Mc 12.10);

Escrituras (Mt 22.29);

Santas Escrituras (Rm 1.2);

Sagradas letras ( 2 Tm 3.15);

Palavras de Deus (Rm 3.2);

Palavra de Deus ( Mc 7.13);

No entanto, no sentido prático a Bíblia poderá ser definida como sendo a voz escrita de Deus, em que todo o plano divino para com a humanidade está exposto e revelado por meio dos decretos do Senhor.

Por um período estimado de 1600 anos o que se encontra escrito de Gênesis a Apocalipse foi concretizado, tendo como escritores 40 homens de períodos e lugares diferentes, assim como conviveram com situações históricas opostas, mas o autor da Bíblia é único, isto é, Deus é o autor das Escrituras Sagradas.

A Bíblia possui autoridade divina, pois é o próprio Deus que fala por meio da sua Palavra, orientando e outorgando aos homens plena oportunidade para que possam desfrutar da vontade de Deus para com as suas vidas.

II – A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS

O significado de inspiração é soprar e no que tange ser a Bíblia inspirada por Deus entende-se que o Senhor a idealizou e por seu beneplácito chamou e usou vários homens para escrevê-la. Portanto, a inspiração possui dois aspectos, sendo eles: 1) a inspiração dá às Escrituras uma natureza milagrosa, isto é, divina; e 2) a inspiração confere autoridade divina às Escrituras diante dos homens (Torralbo, 2024, p. 11).  

A participação humana na escrita da Bíblia não retira a autoridade das Escrituras Sagradas, pois os homens foram usados por Deus, mas a inspiração é divina. A Bíblia é a revelação escrita do que Deus tem como palavra com os homens, logo, os que Deus usaria para a escrita seria a obra prima da criação, isto é, o ser humano. Portanto, a participação humana na escrita da Escritura não retira a autoria de Deus.

A Bíblia é a Palavra de Deus, pois apresenta revelações que só o próprio Deus tem conhecimento. O evangelista João foi usado por Deus para escrever o livro de Apocalipse e o apóstolo relata que: Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer (1.19). Texto que apresenta como teor explicativo nas seguintes palavras “as que depois destas hão de acontecer” descrições futuras, eventos que acontecerão ainda em tempos vindouros. Entretanto, Deus tem sua participação direta nas Escrituras na inspiração e revelação.

III – A BÍBLIA COMO FONTE DE DOUTRINA

Doutrina é instrução ou exposição de ensinamento. A igreja que ministra a Palavra diante dos princípios doutrinários apresenta integridade e unidade. Uma igreja sem as doutrinas bíblicas pode ser comparada a uma casa sem portas, cuja característica é a ausência de limites e a presença marcante e desastrosa da desordem. A doutrina bíblica lança luz no caminhar da igreja e fecha as portas para as ameaças externas (Torralbo, 2024, p. 15).

A Bíblia é o manual do cristão e deverá conduzir o crente a trilhar nos caminhos do Senhor mediante a vontade divina. O servo do Senhor que obediente observar e obedecer a Palavra terá como resultado os benefícios diretamente proposto por Deus, exemplo: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará (Sl 1.1-3).

Tudo quanto fizer prosperará!

Referências:

TORRALBO, Elias. O fundamento dos apóstolos e dos profetas: a doutrina bíblica como base para uma caminhada cristã vitoriosa. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário