Deus é Fiel

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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

IGREJA: ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Subsídio – EBD – IGREJA: ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Conforme a Verdade Prática:

A Igreja é um organismo vivo. Contudo, como toda estrutura viva, precisa ser organizada.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A Igreja é um organismo, e organismo vivo.

Ø    E como organização a Igreja manter-se organizada.

A Igreja será compreendida na presente lição em três aspectos: a estrutura, características da Igreja como estrutura e os tipos de governo desenvolvido no longo da história pelas Igrejas.

A presente lição tem como objetivos:

Aprofundar o entendimento acerca da Igreja, enquanto Corpo de Cristo, como um organismo ordenado;

Compreender, por meio do exemplo da Igreja Primitiva, a necessidade de organização para uma igreja viva e saudável;

E, Aprender sobre as principais formas de governo sobre as principais formas de governo da Igreja, segundo a tradição cristã, e a escolha do modelo de nossa igreja.

I – A ESTRUTURA DA IGREJA CRISTÃ

A Igreja como organismo corresponde basicamente à ligação da Igreja como Corpo de Jesus Cristo, isto é, aspecto e estruturação espiritual. Enquanto a Igreja é tratada como organização não tem como retirar os aspectos: espiritual e social da Igreja, com responsabilidades diante de Deus e diante dos homens, porém tendo como dever manter-se íntegra diante do Senhor.

A Igreja como organismo ensina que Cristo é a cabeça que outorga vida, direção e manutenção. Vários membros são ligados à cabeça o que representa ligação do organismo e diversidade de membros.

Como organização há uma liturgia diretiva que respeita os elementos culturais, tendo como foco a vivacidade, movimentação e dinamismo saudável. Não pode-se esquecer que a Igreja como organização social possui responsabilidades que se definem por meio dos deveres e direitos.

II – IGREJA: UM ORGNISMO VIVO E ORGANIZADO

A organização da Igreja é claramente demonstrada no Novo Testamento por meio da instituição dos diáconos e o modelo litúrgico caracterizado por meio dos rituais.

A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6 é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles: Estevão e Filipe. O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).

Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz (At 6.3). São elas; boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria. Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro, isto de fato corresponde à pessoa de quem se fala somente coisas boas, pois é um indivíduo que dá testemunho por meio de conduta que engrandece a Deus (Tt 1.6,7). Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade. Cheios do Espírito Santo, atitude que se relaciona com o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo e que leva a presença do Espírito Santo em sua vida diária, espírito, alma e corpo santificados ao Senhor (1 Ts 5.23). Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente. Sendo que tal ação seja em compadecer pelas almas perdidas sem salvação em Cristo Jesus (Tg 1.5).

A expressão servir às mesas corresponde à administração de fundos para o serviço social. Entretanto, a função dos diáconos não está limitada a atividades materiais, pois, assim também cabe aos diáconos atividades de aspecto espiritual, como: servir a ceia.

III –      O GOVERNO DA IGREJA NAS DIFERENTES TRADIÇÕES CRISTÃS

O modelo de gestão eclesiástica episcopal acredita que a administração da igreja está na responsabilidade dos bispos, modelo administrativo desenvolvido pelo catolicismo.

O modelo presbiteral já se identifica que a administração é direcionada pelos presbíteros, modelo seguido pela Igreja presbiteriana tendo como forma prática de administração a existência um conselho que possui autoridade para conduzir a igreja local.

E o modelo congregacional que já se identifica pelo o termo a congregação  por meio de uma assembleia geral define e escolhe os seus líderes assim como aprova ou reprova determinadas medidas administrativa.

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