Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Soldados de Cristo: Juntos, somos mais fortes

Soldados de Cristo: Juntos, somos mais fortes

Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo (2 Timóteo 2.3).

O presente tema permite compreender a existência de três partes fundamentais para o desenvolvimento espiritual da Igreja de Cristo Jesus, são elas: a compreensão da identidade do cristão, isto é, somos soldados de Cristo, descrição que descreve o pertencimento do servo; segundo, a compreensão da importância da unidade, o termo “juntos” corrobora para a afirmativa; e, por terceiro, a compreensão da firmeza que temos em fazer parte do exército do Senhor Jesus.

Pertencimento associa-se com identidade

O apóstolo Paulo ao jovem Timóteo compara o cristão a sete personagens importantes na história da humanidade, tanto no que tange a descrição secular, assim como o comparativo religioso, e cada um com característica específica que se relaciona com o ato do servir, do fazer e principalmente do ser.

1- Quem somos? Paulo compara a sete ícones sociais, porém há uma subdivisão aos citar os personagens comparativos. Ao relatar do filho, soldado, atleta e agricultor, o apóstolo enfatiza a respeito da esperança em Cristo que ressuscitou dos mortos, ou seja, ao filho temos esperança no futuro, no soldado esperamos a vitória, no atleta a vitória em uma competição e no agricultor a esperança de uma excelente colheita.

1.1 Filho (2 Tm 2.1). Ao chamar o jovem de filho, o apóstolo relata a respeito da instrução que deve se direcionada dos mentores para com os filhos.

1.2 Soldado (2 Tm 2. 3). Já ao relatar a respeito do soldado a descrição presente corresponde com aflição.

1.3 Atleta (2 Tm 2. 4). A característica associada é legitimidade.

1.4 Lavrador (2 Tm 2.6). O agricultor diretamente se associa com trabalho.

1.5 Obreiro (2 Tm 2.15). O obreiro deverá ser aprovado e que apresente três condutas fundamentais: espiritual (aprovado), moral (irrepreensível), e pedagógica (maneje bem a Palavra da Verdade).

1.6 Vaso (2 Tm 2.20). Há vasos de honra e de desonra, sendo que os vasos de honra corroboram com a ação do crente em ser desenvolvida mediante a justiça, o amor, a fé e vivência mediante a paz divina.

1.7 Servo (2 Tm 2.24). O servo deverá agir mediante a aptidão, reconhecendo quem o chamou para o exercício.

2- Somos soldados de Cristo

Aprende que o soldado no seu exercício passa por um preparo constante para está em prontidão, tendo como objetividade defender a nação em uma determinada guerra, e por fim, a expectativa é que no soldado haja a conquista na guerra, isto é, a vitória devida.

Juntos - unidade

A unidade permite compreender que a Igreja de Jesus Cristo possui prioridades que vão além das diferenças e das individualidades. A Igreja deverá sempre se unir em prol da: salvação dos perdidos, da cura dos enfermos, do derramamento do Espírito Santo e viver em unidade em prol da Igreja local ser Igreja ativa que vivencie o verdadeiro avivamento.

O apóstolo Paulo e Barnabé eram unidos em prol da prioridade maior da Igreja e do ser Igreja, ganhar almas para o Senhor Jesus.

Firmeza – força

Biblicamente é necessário entender que Jesus Cristo é a fonte de toda a força necessária para o viver do cristão, assim como em Cristo Jesus o crente é mais do que vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário