O BATISMO – A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA
Conforme a Verdade Prática:
O batismo é uma ordenança de
Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida pela igreja.
Com base na descrição acima, conclui-se que:
Ø O
batismo é uma ordenança.
Ø O
batismo deve ser prática obedecida pela igreja.
Sobre o batismo no contexto bíblico
compreende-se que João Batista é nome em destaque, válido ressaltar que o
arrependimento era um requisito para a concretização do batismo do novo crente.
A presente lição tem como objetivos:
Pontuar os pressupostos bíblico-doutrinários do Batismo;
Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;
E, esclarecer a fórmula e o método do Batismo.
I – PRESSUPOSTOS
BÍBLICO-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO
O batismo é uma ordenança estabelecida por
Cristo para com a Igreja, assim como o batismo deverá ser ministrado às pessoas
adultas que reconhecem os seus erros e compreendem a necessidade em se reconciliarem
com o Senhor.
Os reformadores não conseguiram de forma
concreta separar a ideia do batismo de crianças da prática da igreja. Apenas com
um grupo historicamente conhecidos como anabatistas é que houve a ruptura da
ideologia para com a prática, sendo assim apenas os adultos batizados posteriormente
pelos protestantes.
A justificativa dos anabatista que até hoje é
excelente justificativa para com a não ação de batizar crianças se resume em:
Não há na Bíblia exemplo de crianças que
foram batizadas.
Não há justificativa bíblica para o batismo
de crianças.
O batismo é um sinal de recebimento do
Espírito Santo, como a prática inicial da fé e o início da vida em Jesus,
fatores que as crianças não possuem a consciência para com tais ações (Gonçalves,
2024).
II – O SÍMBOLO E O
PROPÓSITO DO BATISMO
O Batismo como símbolo corresponde com a
morte e a ressurreição do crente, morte para os desejos carnais e para com as
coisas deste mundo, enquanto que a ressurreição se associa com o novo viver e
agora viver em Cristo Jesus.
O símbolo praticado torna-se um rito, ou
seja, prática que descreve e que caracteriza a ação dos que assim o faz. E o
rito por ser um ato prático torna-se compreendido como uma ordenança.
As ordenanças não são
apenas alegorias morais, símbolos de sentimentos nobres ou preceitos bonitos. Muito
mais, elas testificam poderosamente do evento central de Deus na história. Por
esta razão, as ordenanças permanecem como símbolos para observação perpetua até
a volta de Cristo (John, 19994 apud Gonçalves, 2024, p. 105,
106).
Como símbolo o batismo apresenta um propósito
específico que é testemunhar publicamente a fé em Jesus. Testemunhar publicamente
a fé em Jesus é uma ação desenvolvida apenas por aqueles que estão convictos da
decisão tomada, isto é, daqueles que são salvos em Jesus.
III – A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO
No que corresponde a fórmula o batismo deverá
ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Portanto, o batismo é
trinitária, baseado em Mateus “portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as
em nome do Pai, e Filho, e do Espírito Santo” (28.19)
Enquanto ao método o batismo deverá se por imersão
e não por aspersão. Imersão é ser totalmente imerso na água, enquanto que a
aspersão é o ato de lançar água sobre as pessoas.
Referência
GONÇALVES,
Josué. O Corpo de Cristo: origem,
natureza e vocação da Igreja no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
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