Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 1 de março de 2024

Subsídio – EBD – O BATISMO – A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

O BATISMO – A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

Conforme a Verdade Prática:

O batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida pela igreja.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O batismo é uma ordenança.

Ø    O batismo deve ser prática obedecida pela igreja.

Sobre o batismo no contexto bíblico compreende-se que João Batista é nome em destaque, válido ressaltar que o arrependimento era um requisito para a concretização do batismo do novo crente.

A presente lição tem como objetivos:

Pontuar os pressupostos bíblico-doutrinários do Batismo;

Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;

E, esclarecer a fórmula e o método do Batismo.

I – PRESSUPOSTOS BÍBLICO-DOUTRINÁRIOS DO BATISMO

O batismo é uma ordenança estabelecida por Cristo para com a Igreja, assim como o batismo deverá ser ministrado às pessoas adultas que reconhecem os seus erros e compreendem a necessidade em se reconciliarem com o Senhor.

Os reformadores não conseguiram de forma concreta separar a ideia do batismo de crianças da prática da igreja. Apenas com um grupo historicamente conhecidos como anabatistas é que houve a ruptura da ideologia para com a prática, sendo assim apenas os adultos batizados posteriormente pelos protestantes.

A justificativa dos anabatista que até hoje é excelente justificativa para com a não ação de batizar crianças se resume em:

Não há na Bíblia exemplo de crianças que foram batizadas.

Não há justificativa bíblica para o batismo de crianças.

O batismo é um sinal de recebimento do Espírito Santo, como a prática inicial da fé e o início da vida em Jesus, fatores que as crianças não possuem a consciência para com tais ações (Gonçalves, 2024).

 

II – O SÍMBOLO E O PROPÓSITO DO BATISMO

O Batismo como símbolo corresponde com a morte e a ressurreição do crente, morte para os desejos carnais e para com as coisas deste mundo, enquanto que a ressurreição se associa com o novo viver e agora viver em Cristo Jesus.

O símbolo praticado torna-se um rito, ou seja, prática que descreve e que caracteriza a ação dos que assim o faz. E o rito por ser um ato prático torna-se compreendido como uma ordenança.

As ordenanças não são apenas alegorias morais, símbolos de sentimentos nobres ou preceitos bonitos. Muito mais, elas testificam poderosamente do evento central de Deus na história. Por esta razão, as ordenanças permanecem como símbolos para observação perpetua até a volta de Cristo (John, 19994 apud Gonçalves, 2024, p. 105, 106).

Como símbolo o batismo apresenta um propósito específico que é testemunhar publicamente a fé em Jesus. Testemunhar publicamente a fé em Jesus é uma ação desenvolvida apenas por aqueles que estão convictos da decisão tomada, isto é, daqueles que são salvos em Jesus.

III –      A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO

No que corresponde a fórmula o batismo deverá ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Portanto, o batismo é trinitária, baseado em Mateus “portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e Filho, e do Espírito Santo” (28.19)

Enquanto ao método o batismo deverá se por imersão e não por aspersão. Imersão é ser totalmente imerso na água, enquanto que a aspersão é o ato de lançar água sobre as pessoas.

Referência

GONÇALVES, Josué. O Corpo de Cristo: origem, natureza e vocação da Igreja no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário