Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 8 de março de 2024

A CEIA DO SENHOR – A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

Subsídio – EBD – A CEIA DO SENHOR – A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

Conforme a Verdade Prática:

A ceia do Senhor, como uma ordenança, celebra a comunhão do crente com o Senhor ressuscitado.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A ceia é uma ordenança.

Ø    A ceia corresponde com o ato de celebração ao Senhor.

Ø    Celebração ao Senhor Jesus ressuscitado.

A ceia do Senhor não corresponde a uma ação desenvolvida pelo o cristão para obter comunhão com o Senhor, no entanto a ceia é uma celebração dos cristãos para com o Senhor Jesus por ter comunhão com Ele.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a natureza da Ceia do Senhor na tradição cristã.

Mostrar o propósito da Ceia do Senhor.

E, Refletir a respeito do modo de celebração da Ceia do Senhor.

I – A NATUREZA DA CEIA DO SENHOR NA TRADIÇÃO CRISTÃ

Termos fundamentais para compreender o presente tópico: transubstanciação, consubstanciação e símbolo.

Para a igreja católica no momento da ceia o pão e vinho, se transformam literalmente no corpo e sangue do Senhor Jesus. O erro está em identificar os elementos da ceia como sendo o literalmente o corpo de Jesus.

Já para Lutero e alguns seguidores do pensamento do mesmo, o pão e o vinho convertem no corpo e no sangue de Cristo no instante da ceia. Da mesma forma a presente descrição erra em definir que o corpo de Jesus torna-se presente no momento em que os elementos da ceia se convertem à pessoa de Jesus.

Portanto, conforme o texto bíblico de 1 Coríntios compreende que a ceia é um memorial. Logo, a ceia por meio do pão e do vinho simboliza o corpo e o sangue do Senhor Jesus. Além de memorial é também o anúncio profético que proclama a vinda do Senhor Jesus.

II – O PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR

O propósito da ceia é celebrar a morte de Jesus, proclamar a volta do Senhor Jesus e celebrar a comunhão cristã.

Jesus morreu com o objetivo proporcionar salvação a todos os homens que se aproximarem dEle. Sem expiação de sangue não salvação, logo por intermédio da morte de Jesus na cruz todos terão a oportunidade de chegarem até o Senhor e os que receberem terão o direito de serem chamados de filhos de Deus.

A ceia também tem com objetividade proclamar a segunda vinda de Cristo. Na primeira vinda o Senhor Jesus se entregou na cruz para outorgar salvação. Já na segunda vinda o Senhor Jesus arrebatará a igreja. Logo, a ceia é proclamação da segunda vinda do Senhor.

Comunhão é real no momento da ceia. Comunhão para com Deus, isto é, por está participando da ceia indica que está bem entre o cristão o Senhor. Assim também compreende que no momento da ceia a igreja está em conformidade, isto é, os membros estão desfrutando de verdadeira unidade.

III –      O MODO DE CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

No momento da ceia o cristão deverá olhar para si mesmo e realizar uma análise de como está diante do Senhor. Pois, não licito participar do corpo e do sangue do Senhor Jesus de forma indigna.

No que tange olhar para si mesmo, compreende-se que cada cristão deverá ter a firmeza em participar do corpo de Cristo de forma digna, isto é, que o cristão busque a santificação. Pois, [...] Quando praticada com o devido discernimento exigido pelas Escrituras, a Ceia é uma bênção para o cristão, uma vez que ela rememora o sacrifício de Jesus (Gonçalves, 2024, p. 117).

Referência

GONÇALVES, Josué. O Corpo de Cristo: origem, natureza e vocação da Igreja no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário