Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 21 de março de 2024

O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – O PAPEL DA PREGAÇÃO NO CULTO

Conforme a Verdade Prática:

Pregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por intermédio do ministério do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e edificadas.

A palavra-chave para a presente lição é pregação. Pregação pode ser definida como o testemunho cristão a respeito da Pessoa de Deus mediante o que está escrito na Bíblia Sagrada. Porém, pregação não poderá ser vista como entretenimento, assim como não poderá perder a sacralidade.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Apresentar o Ministério da Palavra e seu propósito;

Enfatizar a importância do Ministério da Palavra;

E, Explicar a fundamentação do Ministério da Palavra.

I – O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SEU PROPÓSITO

A Palavra é de Deus, logo, por meio da Palavra o pregador deverá anunciar a Jesus Cristo à humanidade. Assim compreende-se que a pregação da Palavra tem como propósito inicial revelar a Pessoa de Deus para aqueles que o desconhece.

Deus é amor, logo por meio da pregação da Palavra os homens conhecerão o grande amor de Deus para com os perdidos (Jo 3.16).

Deus é santo, logo, por meio da pregação da Palavra as pessoas conhecerão a santidade do Senhor.

Portanto, a pregação da Palavra outorga aos homens o pleno conhecimento de Deus, por isso, o propósito da pregação é revelara a Deus.

O alvo da pregação é revelar Deus aos homens; é levar a igreja a glorifica-lo. Se a pregação não faz com que os homens conheçam Deus e a igreja o adore, então, ela perdeu o seu propósito. Pode ser chamada de qualquer outra coisa, menos pregação (Gonçalves, 2024, p. 133).

Porém, a pregação da Palavra também como propósito conduzir os crentes a glorificarem a Deus. Por meio da pregação da Palavra os crentes são conduzidos a praticarem o verdadeiro louvor em Espírito e em verdade (Jo 4.24).

II – O MIISTÉRIO DA PALAVRA E SUA IMPORTÂNCIA

No que tange a importância da pregação da Palavra percebe-se dois pontos essenciais: primeiro a importância da pregação da Palavra os ímpios, e segundo a importância da pregação da Palavra para os cristãos salvos em Cristo.

Aos não salvos a pregação da Palavra torna-se importante, pois:

A pregação da Palavra é poderosa ferramenta para Deus salvar os perdidos.

A pregação da Palavra é o instrumento usado por Deus para que Cristo seja revelado.

A pregação da Palavra é instrumento de Deus para gerar novos convertidos.

A pregação do Evangelho e anúncio das Boas Novas de Deus para com a humanidade, log é indispensável que o crente pregue a Palavra para aqueles que estão em trevas.

Já no corresponde à importância da pregação da Palavra para com os salvos é necessário entender que a pregação autêntica tem em sua essência o pilar do ensino, logo em quanto se prega também se ensina e quando se ensina por meio da pregação da Palavra, cristãos são renovados e restaurados pelo Espírito Santo.

III – O MINISTÉRIO DA PALAVRA E SUA FUNDAMENTAÇÃO

Há um fundamento prático e um fundamento teórico o ministério da pregação da Palavra. O fundamento prático permite compreender que a pregação do Evangelho deverá ser cristocêntrica, isto é, ter o Senhor Jesus como centro. No início da minha caminhada cristã em uma das revistas da EBD aprendi que a mensagem pregada que não cita a morte e ressurreição do Senhor Jesus não poderá ser considerada de pregação cristã. Portanto, a pregação do Evangelho tem que ser cristocêntrico.

Enquanto que a fundamentação teórica, em que obra está fundamentada entende-se que a pregação do Evangelho deverá está fundamentada na Bíblia Sagrada, ou seja, a pregação deverá ser bíblica.

Referências:

GONÇALVES, José. O corpo de Cristo: origem, natureza e vocação da Igreja no mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário