Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 27 de março de 2024

Subsídio – EBD – O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

Conforme a Verdade Prática:

O Espírito Santo é a força-motriz que movimenta a Igreja. Sem o poder do Espírito, A Igreja é incapaz de cumprir sua missão.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O Espírito Santo outorga força aos cristãos para continuarem a caminhada.

Ø    O Espírito Santo outorga poder para com a igreja realizar a missão.

O Espírito Santo outorga dons para com os membros da igreja de Cristo para que a missão de cada membro seja concretizada. A palavra-chave para a presente lição é revestimento. O cristão possui como necessidade ser revestido. O Espírito Santo outorga poder aos cristãos por meio do revestimento.

A presente lição tem como objetivos:

Refletir acerca da doutrina bíblica do Espírito Santo;

Analisar as diferentes perspectivas da capacitação do Espírito Santo a sua Igreja;

E, Pensar no Espírito Santo como o principal impulsionador da obra missionária.

I – DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O EVANGELISTA LUCAS

Tendo como base os escritos do evangelista Lucas percebe-se que a doutrina do Espírito Santo corresponde com:

Uma promessa de revestimento, por receber poder do alto (Lc 24.49).

O Espírito Santo atuou no ministério do Senhor Jesus: capacitando-o (Lc 4.18,19), e no exercício do ministério terreno (Lc 5.17).

Na confirmação do dia de pentecoste como promessa proferida pelo profeta Joel (At 2).

No impulsionar e usar a igreja primitiva a desenvolver a missão proclamadora do Evangelho conforme narra todo o livro de Atos dos Apóstolos, em especial: curar, salvar e com autoridade usar homens.

É válido afirmar que a promessa é para os dias atuais, assim como citou o apóstolo Pedro: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar (At 2.39).

A promessa corresponde com a vós – homens presentes.

A promessa corresponde a vossos filhos – a nova geração.

A promessa corresponde com a todos os que estão longe – gerações futuras.

A promessa corresponde com a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar – a todos os cristãos que em Cristo receberão a salvação.

II – O ESPÍRITO SANTO CAPACITANDO AS TESTEMUNHAS

O Espírito Santo outorga sabedoria para pessoas simples desenvolvam para a glória de Deus a obra do Senhor. Assim foi o que ocorreu com os primeiros apóstolos. O Espírito Santo outorgou habilidades por meio dos dons para que o pequeno e desconhecido pela sociedade judaica ministrassem as grandes obras do Senhor.

Logo, por meio dos dons Deus outorga dinamismo à igreja para que a obra seja realizada com afinco.

O Espírito Santo capacita a igreja, essa afirmativa corrobora em descrever que o Espírito Santo governa a igreja por meio da Bíblia e por meio de líderes. Por intermédio do autêntico ensino da Bíblia os membros da igreja são conduzidos a realizarem a obra do Senhor conforme o plano e propósito de Deus.

O Espírito Santo inspira mensagens e ensinos para que o corpo de Cristo seja edificado e fortalecido na fé para continuar palmilhando diante do Senhor, pois testemunhas e igrejas são edificadas no Senhor.

III –      O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE GERADORA DE MISSÕES

A igreja em Antioquia teve a missão em enviar Barnabé e a Paulo para a obra missionária. Ambos saíram proferindo a respeito do Senhor, tanto a judeus como a gentios, fato é que Deus salvou e proporcionou libertação a inúmeras pessoas. Notável também é que os gentios foram mais acessíveis para com o recebimento da Palavra.

 

A acessibilidade para com os gentios se devia de fato ao desapego desses  para com a religiosidade judaica.

Por fim, algo marcante é que os doutores serviam a Deus mediante a igreja de Antioquia, logo, compreendiam os doutores a necessidade de retornarem para com a igreja que os enviaram para prestarem conta. O modelo de missionários independentes, que respondem somente ao Senhor, não é bíblico. Nem o apóstolo Paulo deixava de relatar o que estava fazendo à sua igreja de origem (14.27,28) - (Gaby, 2023, p. 132).

Por fim, a igreja em Antioquia nos ensina a pregar o evangelho, a fazer missões e a entender que a igreja que envia é a que responsável pelo o cuidado do missionário, assim como a essa igreja caberá os enviados a prestação de contas.

Referência

GABY, Wagner Tadeu dos Santos. Até os confins da terra: pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário