Deus é Fiel

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sexta-feira, 5 de abril de 2024

O INÍCIO DA CAMINHADA

 

Subsídio – EBD – O INÍCIO DA CAMINHADA

Conforme a Verdade Prática:

O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O novo nascimento corresponde com o início de uma nova etapa da vida do cristão.

Ø    O início da jornada cristã se dá com o novo nascimento.

A presente lição tem como objetivos:

Explicar o sentido da caminhada com Cristo;

Ensinar a respeito da doutrina do Novo Nascimento;

E, Enfatizar a importância do Novo Testamento para a formação de quem inicia a caminhada cristã.

I – A CAMINHADA COM CRISTO

Sobre a vida humana pode-se afirmar que há uma vida natural e uma vida totalmente espiritual. Na concepção natural compreendem-se todos os momentos em que o ser humano passa por fases e mudanças físicas, que de certa forma altera totalmente os atos sociais. Trajetória que abrange da infância a terceira idade. Corresponde aos ciclos da vida: nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.

No que tange a vida com Cristo, a espiritual, entende-se que há uma relação direta com o novo nascimento, assim como se concretiza com o viver na eternidade com o Senhor. Duas descrições que categoricamente explicam a vida com Cristo são: o andar em Espírito e o viver no Espírito, descrições bem explicadas por Paulo quando escreveu a Carta Aos Romanos.

Para Paulo andar segundo o Espírito é primeiramente estar livre da lei do pecado e da morte (v.2). A lei do pecado condena e tem como resultado final a morte. Logo, o andar no Espírito indica que o crente em Cristo está livre da condenação proveniente do pecado.

O andar em Espírito é também contemplar a condenação do pecado na carne (v.3). Obra desenvolvida por Jesus na cruz vencendo o pecado.

E por terceiro para Paulo o andar no Espírito é inclinar para as coisas espirituais (vv. 5,6), que tem como garantia a vida e a paz.

A paz é o fim do conflito intenso descrito no capítulo 7, bem como a harmonia e a tranquilidade que existem no interior do cristão; isto é, o resultado do ato de se render a Deus (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 382).

Portanto, o andar na carne tem como resultado a morte, ao contrário o andar no Espírito, tem como resultado a vida e não apenas a vida, mas uma vida com paz.

O viver no Espírito corresponde na transformação do crente, na ação do Espírito em habitar e guiar o crente (vv. 9,14), na aceitação do cristão como filho de Deus (v.14) e, por fim, no outorgar ao cristão o direito de ser co-herdeiro de Cristo (v.17).

O cristão é habitação do Espírito Santo, não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Co 3.16). O termo, não sabeis, introduz uma afirmação incontestável.

Além de habitar, o Espírito Santo também guia o crente, porque todos os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus, esses são filhos de Deus (Rm 8.14).

Sermos guiados pelo Espírito Santo de Deus é o mesmo que caminhar em conformidade com o Espírito Santo. Caminhar implica a participação ativa e o esforço do cristão. Ser conduzido sublinha o lado passivo, a dependência submissa de cada cristão ao Espírito (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 383).

Viver no Espírito é também ser filho de Deus, pois recebestes o espírito de adoção (v.15). Richards associa a este versículo a seguinte explicação:

A carne considera a Torá como obrigação e tem medo, pois o homem sincero sabe que não conseguirá cumpri-la. O espírito considera a Torá como uma promessa e exclama Abba (papai!), exatamente como um filho cujo pai, ao retornar de uma viagem, lhe trouxe um presente muito especial (2008, p. 306).

Por último, Paulo fala sobre o direito da herança. Todos os filhos de Deus têm uma herança baseada na sua relação com Deus, herança de natureza incorruptível, imaculada, reservada no céu (1 Pe 1.4). A herança dos filhos de Deus inclui uma expectativa de vida eterna (Tt 3.4-7). Como herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, os filhos de Deus compartilham, agora, dos sofrimentos de Jesus (Fl 3.10) e, no futuro, compartilharão também da Sua glória Fl 3.11-14 (Radmacher; Allen; House, 2013, p. 384).

II – O NOVO NASCIMENTO

O novo nascimento corresponde a nascer para uma vida espiritual que agrade ao Senhor.

O novo nascimento corresponde com o fechar de uma porta, para o pecado, e o abrir de uma nova porta, isto é, para viver com o Senhor Jesus.

O novo nascimento não corresponde a reviver fisicamente em um novo corpo ou em nova vida.

O nascimento espiritual só é possível mediante a regeneração, a santificação, o por meio do qual o homem poderá começar sua caminhada, segundo o querer de Deus, para ajustar-se ao padrão de Cristo Jesus e, escatologicamente, ter como desfecho a restauração de sua imagem e semelhança conforme Cristo (Gomes, 2024, p. 12).

O novo nascimento corresponde com o ato direto do homem se encontrar com o Senhor e passar a viver conforme aos padrões do Senhor Jesus.

III –      O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO

O Novo Testamento é de suma importância para o cristão; e, é composto por vinte e sete (27) livros dos sessenta e seis (66) que compõe os escritos Sagrados.

Há uma frase que expõe com clareza o versículo escrito pelo apóstolo Pedro (1 Pe 3.15). A frase é; “creio na Bíblia para ser salvo, leio a Bíblia para ser sábio e pratico a Bíblia para ser santo”. Santificação, sabedoria e salvação estão presentes nas palavras do apóstolo.

As motivações a leitura do Novo Testamento são: a narrativa sobre a vida de Jesus, a histórica da igreja, ensinamentos a respeito dos eventos futuros como o arrebatamento da igreja e lições práticas para uma vida abençoada.

Para entender o Novo Testamento é necessário conhecer os livros que o compõe, conhecer os escritores dos livros e por fim entender a sua mensagem.

2- Livros e Mensagens do Novo Testamento. O Novo Testamento possui vinte e sete (27) livros; duzentos e sessenta (260) capítulos; e, sete mil, novecentos e cinquenta e nove versículos (7.959).

O Novo Testamento é dividido em quatro classes: biográficos, histórico, epístolas e profético.

Referência

GOMES, Osiel. A carreira que nos está proposta. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronald B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

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