Subsídio – EBD – A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA
Conforme a Verdade Prática:
A porta estreita não é uma opção,
mas a única alternativa disponível para o crente entrar no Céu.
Com base na descrição acima, conclui-se que:
Ø A
porta estreita não é uma opção.
Ø A
porta estreita é a única alternativa disponível.
Ø A
porta estreita é a alternativa para o crente entrar no Céu.
A presente lição tem como objetivos:
Explicar a analogia da porta estreita e do caminho apertado do
ponto de vista bíblico e teológico;
Destacar que a decisão pela porta estreita requer uma vida de
renúncia e disposição para enfrentar os desafios da caminhada cristã;
E, Apontar que a entrada pelo caminho estreito está baseado no
arrependimento, confissão de pecados e novo estilo de vida.
I – PORTAS E
CAMINHOS
Conforme a explanação de Gomes (2024) compreende
que porta apertada e caminho estreito apresentam a necessidade direta do ser
humano em se esforçar para conquistar a vida eterna, pois é
necessário bater de frente com as inclinações naturais (2024, p.
31).
Não é possível passar pela porta com a
bagagem do pecado, assim como também não é possível passar com as atitudes
carnais. E o requisito básico está na necessidade do nascer de novo para poder usufruir
o que só se tornará possível mediante a passagem pela porta estreita.
As virtudes essências na vida dos que passam
pelo o caminho apertado são a perseverança, verdade,
santidade, disciplina e dedicação (Gomes, 2024, p. 32).
Perserverança corresponde em ir até o fim. Verdade
correlaciona em andar no que é mediada pela justiça divina. Santidade trata-se do
buscar ser imitador de Cristo. Disciplina no andar em conformidade com o
Senhor, ou seja, ser justo, reto e conhecer o Senhor.
II – POR QUE
ENTRAR NA PORTA ESTREITA É DFÍCIL
Há uma porta larga e um caminho espaçoso que
conduz à perdição. Mas, há o caminho apertado e uma porta estreita que conduz à
vida. Sendo que a maioria das pessoas neste mundo tem as
mesmas atitudes dos escribas e fariseus. Elas simplesmente acreditam na
salvação pelas boas obras, Jesus faz uma interpretação muito diferente da Lei,
a regra de vida daqueles que o seguiram. Ele a coloca ao nível do coração e, ao
fazer isso, exclui muitos de Seu Reino (Radmacher; Allen; House,
2013, p. 103).
A porta estreita indica que dá para passar
apenas uma pessoa, verdade que para Gomes (2022) teologicamente corresponde com
a impossibilidade de passar por ela quem tenha muita bagagem que corresponda
com a justiça pessoal, o egoísmo, a avareza e até mesmo com o rancor.
Os dois caminhos indicam que há uma direção a
ser seguida. O caminho espaçoso corresponde com a direção que finaliza na
perdição. Já o caminho apertado corresponde com a direção que finaliza com a
consumação conforme a vontade divina, em que o cristão estará eternamente com o
Senhor.
Em suma, a caminhada do cristão se resume em
escolhas. [...] Caso escolhamos viver um cristianismo
que permite tudo, nosso destino estará comprometido, porém se optarmos em viver
uma vida santa, entrando pela porta estreita e trilhando o caminho apertado,
nosso futuro será maravilhoso (Gomes, 2022, p. 143).
III – ENTRANDO PELA PORTA E PELO O CAMINHO DO CÉU
Para palmilhar no caminho estreito e passar
pela porta apertada são necessárias algumas atitudes, são elas: arrependimento,
confissão dos pecados e produzir frutos de arrependimento.
Sobre o arrependimento é necessário entender
que se trata do reconhecimento do indivíduo que o mesmo cometeu falhas,
abandonou as práticas da velha natureza e que atualmente anda em novidade de
vida, sem praticar o que fazia anteriormente. Para Antônio Gilberto o
arrependimento está diretamente interligado com a convicção
do pecado, contrição do pecado, confissão do pecado, abandono do pecado e com a
conversão do pecado (apud Gomes, 2024, p. 38).
Sobre o confessar o pecado em Provérbios
compreende-se que proporciona ao indivíduo o alcance da misericórdia, enquanto
que o esconder é fazer com que a mão de Deus não se estenda para abençoar.
Quem esconde os seus pecados
não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Pv
28.13).
Os frutos do arrependimento se resumem na
palavra serviço, pois todos os que são nascidos de novo tem o seu prazer em
servir ao Senhor.
Referência
GOMES,
Osiel. Os valores do Reino de Deus:
a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD,
2022.
GOMES,
Osiel. A carreira que nos está proposta.
Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronald B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho
Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário