Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 12 de abril de 2024

A REALIDADE DO DEUS DA BÍBLIA

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – A REALIDADE DO DEUS DA BÍBLIA

Conforme o Resumo da Lição:

A Bíblia Sagrada mostra a existência de Deus para o homem moderno.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A Bíblia revela a pessoa de Deus.

Ø    O homem recebe instruções a respeito de Deus por meio da Bíblia Sagrada.

A presente lição tem como objetivos:

Compreender a existência de Deus;

Conhecer algumas ideias a respeito de Deus;

E, Conscientizar de que Deus é amor e justiça.

I – DEUS E SUA EXISTENCIA

Deus existe e há três descrições da natureza que são essenciais e fundamentais para descreverem a existência de Deus, são elas: a ordem em que há no processo da vida, assim como no existir de todas as coisas; a existência da vida em si descreve a existência de um ser superior, ou seja, Deus; e, os provimentos da própria natureza que a mantêm revela a existência de Deus.

Um dos nomes que identifica a pessoa de Deus é o tetragram YHWH que tem como transliteração Yahweh, ou seja, Javé. O nome Javé é o nome especial de Deus. Significado mais próximo seria “aquele que trouxe a existência o que existe”.

Por meio da criação Deus se revelou a todos os homens de forma geral. Já por intermédio do Senhor Jesus mediante a graça, a revelação divina para com os homens torna-se específica.

II – IDEIAS ACERCA DA PESSOA DE DEUS

O ateísmo não acredita na existência de Deus. Já os panteístas acreditam na existência do Senhor, porém entendem esses que Deus é tudo e tudo é Deus. Enquanto que os da corrente do deísmo acreditam na existência de Deus, porém percebem esses que Deus se limita no criar, pois não se envolve na criação.

[...] O teísmo rejeita o panteísmo por este tentar unir a criatura com o Criador, fazendo dos dois, um. Rejeita também o deísmo, pois Deus é presente na história da humanidade e intervém nela, e rejeita o ateísmo, pois entende que Deus existe e sua existência pode ser comprovada de diversas formas (Coelho, 2024, p. 29).

Em suma, Deus é amor (1 Jo 4.8). O amor como atributo expressa a natureza de Deus. Cinco são os aspectos do atributo do amor de Deus: complacência, compaixão, afeição, benevolência e misericórdia.

O aspecto do amor da complacência ensina que Deus concorda com a oração dos fiéis e usa de benevolência para com os teus (Mt 17.5).

O amor da compaixão ensina que a ação de Deus está associada com a aflição dos que por Ele são amados (Êx 3.9).

O amor da afeição ensina sobre o aspecto da relação íntima entre Deus e o seu povo (Jo 17.23).

Já o aspecto da benevolência se define na ação divina em outorgar e usar de bondade (Lc 6.35).

Por fim, o quinto aspecto do amor divino é a misericórdia. Do substantivo hesed (transliteração do hebraico), corresponde com a benignidade, o amor firme, a graça, e com a palavra misericórdia, fidelidade, bondade e devoção. Já o substantivo – eleos – presume necessidade por parte de quem a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a mostra. Deus age com misericórdia. As misericórdias do Senhor proporcionam ao cristão a possibilidade de sonhar e de lutar para que o melhor de Deus se concretize.

Referência:

COELHO, Alexandre. O padrão Bíblico para a vida cristã: caminhos segundo os ensinos das Sagradas Escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário