Subsídio – EBD – OS INIMIGOS DO CRISTÃO
Conforme a Verdade Prática:
Na jornada da fé há inimigos
que tentam nos atrapalhar: o Diabo, a Carne e o Mundo; mas em Cristo somos mais
que vendedores.
Com base na descrição acima, conclui-se que:
Ø O
cristão em sua caminhada encontrará inimigos para atrapalhá-lo;
Ø Os inimigos
do cristão se sintetizam no Diabo, na Carne e no Mundo.
A presente lição tem como objetivos:
Identificar o primeiro inimigo do cristão: o Diabo;
Explicar o conceito bíblico da palavra carne;
E, Apresentar o termo mundo, enfatizando os três níveis de
vícios infames de acordo com a lição.
I – O PRIMEIRO
INIMIGO DO CRISTÃO: O DIABO
Sobre a origem de Satanás compreende-se que
ele foi criado como anjo de Deus, de exalada posição e ordem,
possuidor de grande beleza e resplendor pessoais, dotado de poder e sabedoria
superiores, até que a iniquidade foi achada nele, quando procurou tomar a
posição e as prerrogativas pertencentes a Deus (Bancroft, 2006,
p. 303).
No que se refere a Satanás possuir
personalidade percebe-se que:
Ele fala e possui capacidade argumentativa
(Jó 1.9-11).
Ele possui conhecimento, pois ele conhecia a
vida de Jó (Jó 1.10).
E além de tudo Satanás é perspicaz (Ef 6.11).
É necessário entender que por ser Satanás um
inimigo, compreende que ele ataca e primeiramente o ataque aos cristãos se dar
na esfera religiosa, fator determinante para a atuação de Satanás é a
apostasia. A apostasia é adultério espiritual, ou seja, é traição a Deus.
Assim comenta Lima:
Apostasia (gr. apostasia)
significa desvio, afastamento, abandono. Tem o sentido também de revolta,
rebelião, no sentido religioso. Numa definição clara, apostasia quer dizer
abandono da fé [...] Apostasia, no original do Novo Testamento, vem do verbo
aphistemi, com o sentido de rejeitar uma posição anterior, aderindo a posição
diferente e contraditória à primeira fé, repelindo-a em favor de nova crença (2015,
p. 23).
II – O SEGUNDO
INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE
A carne é o inimigo interno do crente, sendo
que Satanás é o inimigo externo e espiritual, enquanto que o mundo é o inimigo
que interliga o material e interno (carne) com o espiritual (Satanás). Sendo que
o termo carne na maioria dos textos bíblicos se deriva de sarki, isto é,
daqueles que estão na carne. Na carne refere à humanidade relacionada com Adão,
logo, se refere aos que estão debaixo da condenação, do poder e da presença do
pecado.
Entretanto, andar na carne é estar debaixo da
lei do pecado e da morte (v.2), é ser condenado pelo pecado, é inclinar para as
coisas da carne que tem como resultado a morte (vv.5,6), e por fim, o estar na
carne é a impossibilidade em agradar a Deus (v.8).
Portanto, as obras da carne citadas por Paulo
correspondem com a real demonstração de que física e espiritual o ser humano
encontra-se degenerado.
III – O TERCEIRO
INIMIGO DO CRISTÃO: O MUNDO
O terceiro inimigo do cristão em sua jornada
rumo ao céu está o mundo. O termo mundo não corresponde com a descrição física,
planeta, mas trata-se do sistema que apresenta normas e mecanismo dinâmicos que
se contradizem com os planos de Deus.
O mundo torna-se um inimigo que objetiva
desviar a atenção do crente daquilo que Deus tem como plano tanto para com o
cristão como indivíduo, assim como para com a igreja, como comunidade unida
pela fé.
Portanto, os que se tornam amigos do mundo
consequentemente se tornarão inimigos de Deus. Por fim, [...] O cristão neste mundo pecaminoso por vezes é tentado,
assediado pelo sistema com seus valores, padrões, ensinos e desejos, porém,
para vencê-lo, é necessário um viver marcado pela fé, que envolve a convicção
das verdades divinas (Gomes, 2024, p. 73).
Referência
BRANCROFT.
Emery H. Teologia Elementar, doutrina e
conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
GOMES,
Osiel. A carreira que nos está proposta.
Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
LIMA,
Elinaldo Renovato de. O Final de todas
as coisas, esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
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