Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 18 de maio de 2013

Subsídio da lição – Educação Cristã Responsabilidade dos Pais.


A palavra-chave para a 8ª lição deste 2º trimestre é “EDUCAÇÃO”. A palavra-chave Educação é o processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.
 
Segundo a UNESCO a educação em pleno século XXI deverá firma-se nos seguintes pilares: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com os outros e Aprender a ser.
A educação dos filhos pertence aos pais. De fato a escola e a igreja contribuir para tal processo, porém a responsabilidade é totalmente dos pais.
 
A quem pertence à responsabilidade de educar as crianças?
Os pais.
Instituições que proporcionam ajuda à educação das crianças.
Escola, Estado e a Igreja.
O que é terceirizar?
Passar a responsabilidade a outro.
A quem a sociedade está a terceirizar a responsabilidade de educar as crianças?
Familiares, professores e a mídia.

I – EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS.
1- O que significa educar?
2- Educação Cristã.
3- A educação nas escolas. 
Comentário: O termo educar corresponde a criar uma criança, isto é, cuidar com instruções para a vida. Sendo que, quando alguém é preparado para a vida o mesmo é instruído a viver mediante alguns valores. Dentre tantos valores que os pais passam aos filhos temos: amor, verdade, justiça, retidão, etc.
Desde cedo o cristão é instruído sobre a Palavra do Senhor. E o responsável pelo ensino bíblico na igreja é o pastor. Por isso, é fundamental que os pais levem os seus filhos nos cultos de ensino, pois os mesmos passaram a amarem a Palavra do Senhor e a respeitarem a liderança eclesiástica.
Os pais cristãos deverão ser parceiros da educação dos filhos. Matricular os filhos em uma boa escola e não serem presentes no dia a dia escolar dos filhos, isto será uma efetuação de investimentos terceirizada. É dever e direito dos pais, irem à escola dos filhos.
II – A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E EM O NOVO TESTAMENTO.
1- No Antigo Testamento.
2- Em o Novo Testamento.
3- Na atualidade.
Comentário: O ensino na Escritura Sagrada é manifestado de duas maneiras básicas. Primeiro, o ensino era dever dos pais, sendo que os pais deveriam ensinar os filhos por meio de narrativas bíblicas. E por segundo, os judeus participavam das atividades que eram realizadas nas sinagogas.
Segundo dados históricos as sinagogas que significa assembleia ou congregação, teve origem no período em que os judeus estavam exilados na Babilônia. Os judeus para se edificarem espiritualmente  conforme as suas práticas diárias acharam por bem construírem locais para reuniões espirituais e também para discutirem questões sociais entre elas o futuro de seus filhos, pois as sinagogas também eram lugar de educar os seus filhos. Jesus ensinou e curou nas sinagogas (Lc 6.6-11).
III – A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA.
1- Os filhos são herança do Senhor.
2- O ensino da Palavra de Deus no lar.
3- Leve seus filhos à igreja.
Comentário: Por serem os filhos herança do Senhor indica que os filhos são bênçãos de Deus para os pais. Certo pai ao aconselhar seu filho sobre o casamento afirmou que a vida do mesmo tinha melhorado em todos os aspectos após o nascimento dos seus três filhos. No conselho do pai ao filho percebe a realidade bíblica, os filhos são herança do Senhor.
Portanto, aos pais estar inserida a responsabilidade de ensinarem os filhos a amarem a Palavra de Deus e também a irem constantemente à igreja.
Educação é dever do Estado e direito do cidadão, porém, biblicamente esta é uma das funções pertencente aos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário