Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 14 de maio de 2013

DESEJO QUE TE VÁ BEM ESPIRITUALMENTE.


DESEJO QUE TE VÁ BEM ESPIRITUALMENTE.

Texto: Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (1 Jo 2). 
 
A salvação trata-se da ação de Deus em libertar o homem do pecado (Jo 8.32), porém, tal liberdade é possível com o conhecimento da verdade, logo o que salva não é a verdade, mas sim o conhecimento da verdade, por isso, a fé vem pelo o ouvir e ouvir a Palavra do Senhor (Rm 10.17). A salvação tem dois lados. O lado divino em providenciar e tornar possível a salvação e o lado humano, ou seja, lado que corresponde ao ser humano em buscar o Senhor enquanto se pode achar (Is 55.6).
I – ESPIRITUALMENTE BEM E APTO À SALVAÇÃO.
1- Salvação é uma dádiva divina. A salvação é possível ao ser humano graças à ação redentora de Cristo na cruz (Jo 3.16). Com a desobediência de Adão, represente direto da humanidade no pacto das obras, todos tornaram pecadores (Rm 5.12), e incapazes de efetuarem a própria salvação, por isso, Deus em sua onisciência e no seu infinito amor proferiu a respeito da salvação ao primeiro casal, isto é, a primeira profecia bíblica sobre a salvação foi profetizada pelo próprio Deus (Gn 3.15). Segundo os eruditos da cultura judaica o texto em que Deus profere a respeito da salvação indica que uma virgem teria um filho por obra divina, isto é, o descendente da mulher.
Deus sempre esteve presente a governar o mundo por meio de seus oficiais: sacerdotes, profetas, reis e sábios. O propósito de Deus em consagrar e em usar líderes no cenário histórico da humanidade foi e sempre será a de salvar o homem do caminho da perdição (Pv 16.25).
Portanto, Deus outorgou a salvação à humanidade ao dá seu único filho, porém tal obra é para aqueles que creem.
2- Salvação versus santificação. O estudo a respeito da salvação proporciona ao estudante informações básicas sobre os elos da salvação. A santificação é um dos elos da salvação. Santificar é o ato de separar e separar para o uso de Deus.  A santificação se divide em três partes fundamentais: santificação pretérita, santificação presente e a santificação futura.
Santificação pretérita é a etapa da santificação que corresponde ao momento em que o individuo se entrega ao Senhor Jesus.
Santificação presente, ou santificação progressiva, é a etapa da santificação que corresponde com as atitudes desenvolvidas pelo o cristão diariamente. A santificação é realizada por meio da leitura das Escrituras Sagradas, da oração e por meio da ida a igreja (Jo 17.17).
Santificação futura, momento em que ocorrerá a transformação do corpo corruptível em um corpo incorruptível (Rm 8.11,23).
II – PECADO, VILÃO À ESPIRITUALIDADE.
1- Definição do pecado. Quando o assunto é a salvação as Escrituras Sagradas põem em relevo dois princípios morais: a santificação e o pecado. Pecado é tudo aquilo que desagrada à pessoa de Deus (Nm 21.7; Mc 3.29).
a) Definições incorretas a respeito do pecado. O pecado é um acidente. Tal definição é incorreta, pois o pecado é resultado da desobediência do individuo. Outra definição incorreta do pecado é descrever o pecado como imaturidade, ou falta de desenvolvimento (Rm 5.12; 1 Jo 3.4).
b) Definições corretas a respeito do pecado. O pecado é a incapacidade do ser humano de chegar ao padrão da espiritualidade (Rm 3.23), é também, a omissão do dever (Tg 4.17) e por fim, o pecado é a causa que distancia o individuo do seu criador (Is 59.1,2).
 2- Os inimigos do cristão. O cristão tem como foco viver de maneira que agrade ao Senhor. Porém, para isto o mesmo terá que vencer os três inimigos que são de fato três empecilhos à caminhada cristã.
 O primeiro inimigo do cristão é o diabo, pois o mesmo tem como finalidade roubar, matar e destruir (Jo 10.10), porém Cristo veio para outorgar vida e vida com abundância.
Já o segundo inimigo do cristão é o mundo. O mundanismo se manifesta de três maneiras: concupiscência dos olhos, concupiscência da carne e a soberba da vida (1 Jo 2.16). O segredo para vencer o mundo é fazer a vontade de Deus (1 Jo 2.17) e a vontade de Deus é que todos se arrependam (2 Pd 3.9), logo a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).
3- Davi e as consequências do pecado. Davi é o personagem que mais aparece na Bíblia com 1.105 citações e foi considerado o homem segundo o coração de Deus (At 13.22), escreveu 73 Salmos, entre os quais o Salmo de número 51. No Salmo 51, Davi apresenta três graves consequências do pecado. Primeira consequência do pecado segundo o Salmo é ser retirado da presença de Deus (Sl 51.11). Já a segunda e também gravíssima consequência é a retirada do Espírito Santo da vida do infrator (Sl 51.11). E por último, a ausência da alegria da salvação é também uma consequência do pecado (Sl 51.12).
Logo, a salvação estar diretamente associada com a conversão e com a santificação. A conversão corresponde com a saída do cristão do mundo. Já a santificação com a saída do mundo de dentro do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário