Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Subsídio da lição – A Família e a Sexualidade.


A palavra-chave para a 9ª lição deste 2º trimestre é “SEXUALIDADE”. A palavra-chave SEXUALIDADE corresponde ao conjunto dos fenômenos da vida sexual, qualidade sexual, em fim aos fenômenos ligados ao sexo.
O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.
Como bênção o sexo proporciona maior harmonia entre os cônjuges e é o meio pelo qual Deus em sua bondade outorga a possibilidade da vida se perpetuar, ou seja, por meio do sexo há a procriação, porém o sexo tem finalidades além da procriação.
Já como maldição o sexo é realizado fora o casamento. De tal ação se percebe o aumento das DST que dentre tantos é mais um problema social. Logo o sexo passa a ser meio de dor e angustia social
Dica para a introdução: Inicie a aula com um comparativo o sexo como bênção e o sexo como maldição.

I- QUESTÃO SOBRE A SEXUALIDADE.
1- Um mundo dominado pelo erotismo.
2- Fornicação é pecado.
3- Prazer no casamento.
Comentário: Existem veículos que são verdadeiras armadilhas do diabo para corromper os cristãos, por exemplo: a TV e a internet. Tais veículos possuem grande abrangência e um formidável poder de persuasão o que levam crianças e adultos ao palmilhar do pecado.
 Há três maneiras que o pecado se manifesta por meio da atividade sexual. Fornicação, relação sexual que envolva os jovens. Prostituição, venda do corpo, ou seja, atividade sexual por moeda. Adultério, relação sexual que envolva pessoas casadas. Porém, o sexo antes e fora do casamento é pecado.
Para uma vida sexual bem sucedida é fundamental o respeito aos padrões bíblicos que são: monogamia, fidelidade conjugal e o amor ao cônjuge.

II- O VALOR DA PUREZA SEXUAL ANTES DO CASAMENTO.
1- No Antigo Testamento.
2- Em o Novo Testamento.
Comentário: No Antigo Testamento três pontos são destacáveis sobre a questão sexual entre o homem e a mulher, são elas: primeiro, se uma pessoa tivesse relação sexual antes ou fora o casamento deveria ser apedrejado; em segundo, o sacerdote deveria se casar com uma virgem e por terceiro, a virgindade era valorizada e necessária.
Surge uma interrogação, que danos poderão sofrer uma pessoa em um relacionamento por não ser virgem? Tenho conhecimento de pessoas que sofrem em seus relacionamentos por não informarem ao cônjuge sobre a prática sexual anteriormente à vida cristã. Há casos que se não houver a informação os danos serão maiores. O grande risco é sofrer moralmente e ser humilhado pelo cônjuge, porém não podemos esquecer que Deus é que perdoa todo tipo de pecado.
De fato os que escolheram manter uma vida casta até o casamento terão da parte de Deus como benefícios um bom relacionamento pós o casamento.

III- O SEXO QUE A BÍBLIA CONDENA.
1- A prática do homossexualismo.

2- Educação os jovens na palavra de Deus.
Comentário: Observe uma análise profunda de Gênesis 2.24: “Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e se tornarão uma única carne”.
Homem: indica no texto maturidade.
Deixará: indica mudança.
Seu pai e sua mãe: indica modelo de família.
Se unirá: indica nova família.
Mulher: indica complemento.
E se tornarão: indica aprendizagem e confiança.
Uma única carne: indica intimidade profunda.
Deus formou a mulher para auxiliar ao homem e não um homem para auxiliar a outro. O homossexualismo é de fato uma prática contrária aos princípios de Deus. Deus é organizado em suas atividades. A criação é um bom exemplo da ordem exercida por Deus, tudo foi criado no seu devido lugar. A família bíblica não é composta e nem representada pela composição de pessoas de mesmo sexo.

Um comentário:

  1. Olá amigo. Muito obrigado por está lendo o nosso blog. Deixo como dica para leitura e auxílio desta próxima lição o artigo "Avaliando o Matrimônio" acredito que será de fundamental importância para a sua aula. Que Deus abençoe a vossa turma de Escola Bíblica Dominical.

    ResponderExcluir