Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 12 de maio de 2013

DESEJO QUE TE VÁ BEM EM TODAS AS COISAS.


DESEJO QUE TE VÁ BEM EM TODAS AS COISAS.
Amado, desejo que te vá bem, em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (1 Jo 2).
Era natural nos dias do evangelista João, que o escritor de uma epistola se identificasse por meio de credenciais. O termo “presbítero” é a credencial utilizada pelo o escritor da epístola para se identificar.  A carta é escrita a Gaio, filho espiritual de João (v.4). O evangelista é categórico ao citar seu desejo para com Gaio que estava enfermo (v.2). Porém, é válido citar que tal enfermidade era física, pois o evangelista apresenta seu desejo para com Gaio desejo que te vá bem, em todas as coisas e que tenhas saúde.
Porém, há um paradoxo na epístola em apreço. Enquanto Gaio recebe os votos de melhora da parte do presbítero. Diótrefes recebe palavras de reprovação. Assim são sentimentos de todos os líderes que são vocacionados por Deus, pois os mesmos tem como desejo o bem estar do rebanho. Todo líder espiritual quer o bem estar do rebanho de Deus e para isto é necessário: amor sincero (v.1), testemunho pessoal (v.3), fidelidade (v.5) e obras benéficas (vv.9-12).
I – QUE TE VÁ BEM ESPIRITUALMENTE.
1- Zelando pela salvação. A Bíblia Sagrada apresenta o amor incondicional de Deus aos que lhe pertencem (Jo 3.16). A salvação é identificada na vida daqueles que foram transformados, ou seja, na vida daqueles que foram regenerados, isto é, nasceram de novo (Jo 3.1-3). Porém, o primeiro aspecto da experiência inicial da salvação é a conversão que de fato é proporcionada pelo arrependimento. Uma pessoa regenerada desenvolve em sua caminhada cristã o ódio ao pecado e a tristeza por causa do pecado (Sl 97.10; 2 Co 7.8).
  2- Não extinguindo o Espírito Santo (1 Tes 5.19). O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, o Paracleto prometido pelo Senhor Jesus Cristo (Jo 16.13), que habita com os crentes (Jo 14.16), fala com a igreja (Ap 2.7), intercede pelos santos (Rm 8.26), ensina (Jo 14.26), conduz os fiéis (Rm 8.14) e chama e comissiona os chamados (At 13.2). Logo a relação do cristão com o Espírito Santo é proporcional à espiritualidade do crente, pois se o buscarmos, teremos a sua presença, mas se espiritualmente não estivermos bem o Espírito Santo será extinto, isto é, será apagado da nossa vida.
3- Abstendo de toda aparência do mal (1 Tes 5.22). Tudo que se apresentar com aspecto pecaminoso, deverá ser negligenciado pelo cristão. Eva foi conduzida pela concupiscência dos olhos. Logo, a visão de Eva estava focada naquilo que se tornou em um grande mal, ocasionando consequências tanto para ela como para a humanidade. Portanto, a aparência do mal deverá ser descartada por todos aqueles que priorizam uma vida espiritual que agrade a Deus.
II – QUE TE VÁ BEM FISICAMENTE.
1- A espera de um milagre. São inúmeras citações de milagres encontradas nas narrativas da Escritura Sagrada. O próprio Deus se apresenta como o Senhor que sara (Êx 15.26). Os milagres estão divididos em: milagre de restituição, milagre de restauração, milagre de providência e milagre de julgamento.

Os milagres proporcionam: evangelismo, notemos que na realização de milagres as portas para a evangelização se abrem, com isto entendemos que os milagres proporcionam a evangelização; os milagres também proporcionam a glorificação, o milagre é nosso e a glória é de Deus, esta verdade é clara na cura dos dez leprosos citados pelo evangelista Lucas no capítulo 17 e versículos 11 – 19, onde dez homens foram curados, porém somente um voltou para agradecer, de fato este um foi o único que entendeu: “o milagre é nosso e a glória é de Deus”, e por fim, o milagre proporciona vitória, imaginemos uma mulher que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, ao chegar por detrás de Jesus, tocou a orla da veste do mestre com uma determinação; se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã (Mt 9.21).
2- Atitudes cabíveis ao ser humano. O ser humano passa a ser também responsável pela sua própria saúde. Ao ter conhecimento que o corpo necessita de água e o mesmo não consome a quantidade de líquido necessário ao organismo, possivelmente o individuo sofrerá de problemas renais. Logo, o ser humano também é responsável pela sua saúde, em saber: o que comer? Como comer? E o quando comer?
II – QUE TE VÁ BEM FINANCEIRAMENTE.
1- Prosperando em tudo. Prosperidade é promessa de Deus (Ml 3.10, Sl 1.3), não se trata de possuir o mundo inteiro, porém corresponde ao equilíbrio entre a abundância e a escassez. 
A prosperidade é resultado de uma vida conforme o querer de Deus, como escreveu o salmista,bem- aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”. Pois, o não andar, nem o deter no caminho e nem o assentar no meio dos contrários a fé torna o servo de Deus bem-aventurado. Porém, outros elementos são importantes e dentre eles está o meditar na palavra do Senhor de dia e de noite.
Sendo a prosperidade fruto da obediência, torna se necessário entender a doutrina bíblica da mordomia cristã, no que corresponde ao dízimo e a oferta. O dízimo foi instituído por Deus para que haja mantimento. Porém, o dízimo não foi instituído no período da lei, mas sim anterior a dispensação da lei, e o próprio Jesus ratificou a observância do dízimo (Mt 23.23). No texto áureo do tema dízimo haverá um mandamento, trazei todos os dízimos, haverá um desafio, fazei prova de mim e também haverá uma promessa, se não abrir as janelas do céu (Ml 3.10).
2- Meios para alcançar a verdadeira prosperidade. O primeiro meio para alcançar a prosperidade é ser fiel a Deus nos dízimos e nas ofertas. Porém, o segundo meio para alcançar a prosperidade é ser dedicado ao trabalho. Ninguém alcançará a verdadeira prosperidade sem trabalho, lembrando que o trabalho dignifica o ser humano.
Em terceiro, a prosperidade está relacionada aos cuidados com a obra missionária. Quando o servo de Deus se entrega a obra missionária colherá todos os frutos provindos da dedicação e entrega à proclamação do Reino de Deus.
Em quarto, os cuidados com nossos líderes, Paulo assim escreveu aos tessalonicenses: e rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoesta; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós (2 Ts 5. 12,13).
Portanto, o desejo de João para Gaio era abrangente. Não estava apenas inserido na vida física em vencer uma enfermidade, mas abrangia uma vida bem sucedida financeiramente e principalmente espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário