Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 29 de julho de 2014

Davi um dos escritores do livro de Salmos


Texto: E, depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel (Atos 13.21-23).
O livro de Salmos é composto por 150 cânticos que estão distribuídos em 2.461 versos. Os escritores dos Salmos são diversos, entre eles: Davi, Moisés, Salomão, Asafe e para alguns estudiosos os salmos anônimos são de autoria de Jeremias, Ageu e Zacarias. Os salmos são de adoração, de confissão, de arrependimento, de louvor e de adoração.
O livro de Salmos
O livro de Salmos é o segundo mais citado no Novo Testamento com 116 citações. Jesus ao fazer menção da terceira parte do Antigo Testamento assim expressou: que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos (Lc 24.44). Logo, o próprio Mestre deu ênfase ao livro de Salmos como sendo livro importante para a compreensão do Reino de Deus.
O livro pode ser classificado nas seguintes categorias: louvor, ação de graças, súplica e sapienciais.
Os salmos de Louvor enaltecem a soberania de Deus. Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e salmodiarei com toda a minha alma. Despertai, saltério e harpa! Eu despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei salmos entre as nações. Porque a tua benignidade se eleva acima dos céus, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens (Sl 108.1-4).
Os salmos de ação de graça engrandecem a pessoa de Deus pela ação divina em abençoar, proteger e outorgar vitória a seu povo. Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora, diga Israel: Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles, então, nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se ascendeu contra nós; então, as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; então, as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma (Sl 124.1-5).
os salmos de súplica ensinam que a confiança do servo de Deus deverá estar firmada na confiança que o Senhor agirá conforme a sua vontade. Salvo-nos, Senhor, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens (Sl 12.1).
Por fim, os salmos sapienciais, isto é, os salmos que ensinam a perceber a vontade divina. SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir
(Sl 139.1-6).
Davi, homem segundo o coração de Deus.
O nome Davi é de origem hebraica e tem como significado aquele que é amado ou predileto. Davi é o personagem que mais aparece na Bíblia Sagrada com 1.105 citações. Foi o segundo rei de Israel no período da unificação e governou o país por 40 anos e deixou como legado a conquista de Jerusalém. A cidade de Jerusalém também é conhecida como: Jebus (Jz 19.10), Sião (Sl 87.2), Ariel (Is 29.1), Cidade de Justiça (Is 1.26), Santa Cidade (Is 48.2), a cidade do grande Rei (Mt 5.35), a cidade de Davi (2 Sm 5.7). Conforme as narrativas dos livros históricos do velho testamento Davi expulsou os jebuseus de Jerusalém (2 Sm 5.7).
1- Davi o homem. Deus falou a Saul por intermédio de Samuel que já tinha buscado um homem segundo o seu coração (1Sm 13.14). A primeira análise a ser feita de Davi na Bíblia Sagrada é a de Davi como homem. Deus não falou que estava à procura de um semideus, mas sim de um homem. Assim como todos os homens Davi também cometeu agravos como: adultério (2Sm 11.4), assassinato (2Sm 11.14,15) dentre outros.
2- Davi o guerreiro. Como guerreiro Davi venceu Golias (1Sm 17. 32-58), liderou os exércitos de Israel em frente aos conflitos outorgando várias vitórias. O que levou as mulheres a cantarem “Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares” (1Sm 18.7).
3- Davi o poeta. Dos cento e cinquenta salmos na Bíblia, setenta e três são atribuídos a Davi. Dentre tantos salmos pertencentes a Davi os mais citados são os de número, 1 e 23. Como poeta Davi foi inspirado por Deus a escrever os salmos (2Sm 23.2).
4- Davi o rei. Quando Jacó abençoou os seus filhos reservou a Judá a seguinte bênção: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos” (Gn 49.10). Como rei Davi já se encontrava nos planos de Deus. Segundo a narrativa bíblica Davi foi tirado do curral de ovelhas para ser chefe de Israel (1Cr 17.7).
5- Davi o servo. Assim Paulo citou em seu sermão na sinagoga; “Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção” (At 13.36). O segredo do sucesso de Davi encontra se no seu ato de ser servo. No ministério particular de Jesus, aonde as necessidades dos discípulos foram supridas, nota-se que Jesus sendo Mestre e Senhor lava os pés dos discípulos (Jo 13). O segredo para ser abençoado é servir a Deus de todo o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário