Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 25 de outubro de 2014

E Ele mesmo deu uns para Mestres


Texto: E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (Ef 4.11).
Jesus é quem chama, capacita e envia. Nas últimas instruções outorgada aos discípulos, Jesus assim afirmou: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda (Jo 15.16).
Desta forma a igreja cresceu e continua a crescer, pois a igreja é um organismo, e por isso, o crescimento é constante. E com o crescimento da Igreja a mesma passa a necessitar de novos colaboradores para o seu crescimento. Portanto, assim sendo, Jesus lavanda oficiais para que a obra cresça em graça e em conhecimento, para não ser conduzida por vento de doutrina e nem pelo o engano dos homens (Ef 4.14).
Características do chamado
1- Divina. O chamado tem como característica primordial ser de origem Divina. Portanto, Deus é quem de fato chama, capacita e envia. O propósito do envio daquele que foi chamado é para que dê fruto e estes frutos permaneçam (Jo 15.16).
2- Pessoal. Charles Spurgeon dizia que nem todos são chamados para trabalhar no ensino da palavra, nem para serem presbíteros e nem para serem bispos. Sendo que na prática cabe a cada um reconhecer o propósito de Deus em sua vida.
Nos exemplos abaixo se percebe que o chamado é pessoal.
Moisés teve como missão guiar, proteger e amar. Ou seja, Moisés liderou um povo numeroso no deserto.
Davi teve como missão firmar o reino israelita.
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.
Os doze tiveram como missão pregar o evangelho, primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
Os oficiais de Deus
1- Apóstolo. Como dom ministerial o apóstolo é aquele que tem um ministério abrangente, isto é, dom que abrange as habilidades de profeta, evangelista, pastor e doutor. O termo apóstolo tem como significado aquele que é envaido em nome de alguém, ou seja, o apóstolo é embaixador de Cristo.
2- Profeta. Aquele que fala em nome de alguém proporcionando um elo entre o dono da mensagem com os receptores da mensagem. O dom profético tem como significado claro a pregação da Palavra.
3- Evangelista. O terceiro dom ministerial citado em Efésio (4.11) é o de evangelista. O evangelista é o obreiro que especialmente tem como vocação a proclamação do Evangelho de Jesus.
O termo evangelista tem como significado o proclamador de boas novas. O vocábulo é encontrado três vezes no Novo Testamento (At 21.8; Ef 4.11; 2 Tm 4.5). A vida do evangelista se baseia em três palavras: um homem (At 21.8), um dom (Ef 4.11) e um trabalho (2 Tm 4.5).
Um homem, por que não pode esquecer que o evangelista é um homem chamado, capacitado e enviado por Deus.
Um dom, o dom em ação é a definição de ministério, logo o evangelista é um ser capacitado por Deus para realizar a proclamação das boas novas.
O evangelista tem como missão um trabalho glorioso que é almejado pelos anjos: o de proclamar o evangelho (1 Pe 1.12).
4- Pastor. Deus chama homens para exercerem as mais distintas tarefas em sua obra, sendo que um dos mais nobres dos ofícios ministeriais é o ministério pastoral. No ofício pastoral o ministro de Deus exerce inúmeras funções, como: o ensino da Palavra, a evangelização, o socorro aos necessitados e a liderança.
5- Doutor. O ministério de ensino requer dedicação, disciplina e esforço. Dedicação ao estudo sistemático das Escrituras Sagradas; disciplina no desenrolar a atividade ministerial; e, esforço intelectual no que corresponde à aprendizagem de todos os fatores que o rodeia, como exemplo: culturas, correntes teológicas e dentre outras as questões filosóficas.
O valor da Bíblia.
Nas cartas de Paulo ao jovem Timóteo há informações a respeito do que não se pode ensinar, ou seja, advertir a alguns que não ensinem outra doutrina (1 Tm 1.3) e também há instruções a respeito da presença da abordagem legalista e rebelde que desconsidera a autoridade da Bíblia.
1- O relacionamento com a Bíblia provoca conflito. Entre a antiga maneira de viver e ao permanecer naquilo que aprendeu e de que foi inteirado (2 Tm 3.14).
Na carta do apóstolo Paulo aos romanos há citações no que corresponde com as características do velho homem: murmuradores, aborrecedores, presunçosos, inventores de males, desobedientes a pai e a mãe, infiéis aos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis e sem misericórdia (Rm 1. 30,31).
Porém, a nova vida em Cristo é movida pelos frutos do Espírito, que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5. 22)
2- Valores proporcionados pela Escritura Sagrada.
A Escritura é proveitosa para ensinar, ou seja, proporcionar o conhecimento que outorga libertação; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
Há proveito na Bíblia para redarguir. Aqui tem como missão central condenar atos que desagradam a Deus.
Ao ser redarguido o indivíduo poderá ser corrigido, isto é, ser restaurado ao estado correto. Por isso, que Jesus na oração sacerdotal pediu ao pai para santificar os discípulos na verdade, pois a tua Palavra é a verdade (Jo 17.17).
Portanto, na Escola Bíblica Dominical o aluno é despertado e equipado para desenvolver com eficiência e eficácia o chamado de Deus, pois no exercício ministerial do mestre pessoas são estimuladas, equipadas e desenvolvidas para a realização da obra do Senhor. Valorize os mestres, seja aluno da EBD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário