Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Salmo 62 – O Poder e a Misericórdia pertencem ao Senhor


Texto: 11- Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus.
 12- A ti também, Senhor, pertence a misericórdia, pois retribuirás a cada um segundo a sua obra (Sl 62.11,12).
O Salmo 62 é um salmo de sabedoria e está dividido em seis partes.
Primeira, declaração de confiança em Deus (vv. 1,2,5-7); segunda, questionamento aos perversos (v.3); terceira, descrição dos caminhos dos ímpios (v.4);quarta, descrição aos justos (v.8); quinta, descrição e alerta sobre os caminhos dos ímpios (vv. 9,10); e sexta, declaração de fé em Deus (vv.11,12).
A maneira em que Davi apresenta a pessoa de Deus
1- Salvador (v.1). No presente salmo o monarca Davi ensina que a primeira visão que o indivíduo deverá ter de Deus é a de Deus como Salvador. Pois, tal visão proporciona aproximação do indivíduo para com o Criador. É natural no contexto humano, o abandono de Deus quando o indivíduo passa a ter a atitude de independência para com o Criador.
Davi era a maior autoridade humana em Israel, porém, tal título não outorgava ao mesmo a independência para com a presença de Deus, logo, o monarca ensina que olhar para Deus como Salvador é saber que a origem da salvação está na ação divina.
2- Protetor (v.2). Deus é protetor. Quando Israel estava no Egito no período das dez pragas nenhuma delas atingiram a Israel, por que Deus protegia a nação. Apenas os homens que saíram do Egito somaram a quantidade de 600 mil (Êx 12.37), e o salmista cita que destes nenhum deles saíram com enfermidade do Egito (Sl 105.37), logo, isto indica que Deus é quem protege as pessoas das enfermidades.
Para Davi sendo Deus sua defesa o mesmo não seria abalado, ou seja, a confiança de Davi em Deus se compara a está em um refúgio alto e ninguém e nada o poderia o afligir.
3- Refúgio (v.7). É um lugar onde há segurança de um iminente perigo. Por isso, no salmo 91 no segundo parágrafo há um consolo aos cristãos, por que Deus garante segurança quando vierem perigos escondidos (v.3) e doenças mortais (v.3), mesmo que haja morte à volta Deus estará cuidando dos seus (v.7).
Davi afirma que a sua glória e a sua fortaleza era ter Deus como seu refúgio. O que torna o indivíduo forte é a certeza do mesmo em ter Deus como seu Refúgio, ou seja, lugar seguro. O apóstolo Pedro bem entendia esta palavra, pois ele citou a seguinte frase: para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna (Jo 6.68).
4- Poderoso (v.11). O termo poderoso utilizado por Davi indica que Deus é o detentor de todo poder. É fundamental entender que o termo Deus, indica e ensina aos cristãos que Ele é poderoso, isto é, Onipotente. É tanto que Davi utilizou por duas vezes a palavra Deus, ou seja, fazer menção do nome Deus é reconhecer que Ele é poderoso.
5- Misericordioso (v.12). Já no verso doze Deus é chamado pelo nome Senhor e ao mesmo tempo Davi fala sobre a misericórdia do Senhor, ou seja, quando o termo para Deus utilizado é Senhor, o escritor quer descrever sobre o amor de Deus, isto é, o amor presente na aliança e também se refere ao amor fiel de Deus.
O Poder pertence a Deus
1- O Poder sobre tudo. Todas as coisas foram criadas por Deus, tal frase afirma que Deus controla todas as coisas, e as controla em plena ordem.
A criação foi monitorada pela ordem.
A ordem é tão enfática ao poderio de Deus que se torna notável na própria rotação da Terra, o que possibilita o dia com 24 horas.
A ordem natural da vida, o nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.
Em suma, a ordem indica que Deus é quem está no controle de todas as coisas, porque todas as coisas foram criadas por Ele.
2- Poder sobre todos. Davi era rei, porém o título não outorgava ao rei Davi poderes para se apresentar como deus. O monarca era e continua sendo um modelo de discípulo, pois o mesmo cita: Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi, isto é, Davi deu crédito à mensagem de Deus.
Deus tem poder sobre os reis da Terra. E perante Ele se dobrará todos os joelhos (Rm 14.11), logo, Deus tem poder sobre todos.
A Misericórdia pertence ao Senhor
Misericórdia do substantivo – hesed (transliteração do hebraico) - corresponde à benignidade, amor firme, graça, misericórdia, fidelidade, bondade e devoção.
Já o substantivo – eleos – presume necessidade por parte de quem a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a mostra.
Deus age com misericórdia para com a vida daqueles que o busca. As misericórdias do Senhor proporciona ao cristão a possibilidade de sonhar e lutar para que o melhor de Deus se concretize.
Em suma, quando há a manifestação de fé por parte do cristão, reconhecendo que Deus é detentor de todo poder e também é misericordioso não haverá nada que limitará este crente a continuar firme na caminhada cristã.
Outro fator marcante é a esperança presente nas palavras e na atitude do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário