Salmo
63 – A presença de Deus é anelada por Davi
Texto: 1- Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei;
a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e
cansada, onde não há água.
2- Para ver a tua fortaleza e a tua glória,
como te vi no santuário.
3- Porque a tua
benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão.
4- Assim, eu te
bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos (Sl 63.1-4).
O Salmo 63 é um salmo real, isto é, um salmo
que ressalta Deus com Rei. O salmo está dividido em três parágrafos; sendo que
no primeiro, Deus é apresentado como Todo Poderoso, e ao mesmo tempo Davi anela
a presença divina (vv. 1-4); já no segundo parágrafo, o salmista medita em Deus
pelas vigílias da noite (vv. 5-8); e no terceiro parágrafo, Davi encontra
alegria em Deus (vv. 9-11).
O presente salmo possivelmente corresponde com
o período em que Davi fugia do rei Saul, logo o salmo é utilizado para
agradecer a Deus pelo cumprimento da promessa em fazer de Davi rei sobre
Israel.
Davi foi chamado quando cuidava das ovelhas de
seu pai (2 Sm 7.8) para ser governador de Israel. Portanto, quando Deus faz
promessa, Deus concretiza a promessa.
A presença de Deus
1- Davi anelava a presença de Deus. De madrugada te buscarei; a minha alma tem
sede de ti (v. 1). Ambas as descrições demonstram que
Davi desejava a presença de Deus. O fato de buscar a presença de Deus pela
madrugada indica que o salmista queria se aproximar mais de Deus. Tal verdade é
demonstrada com a sede na alma.
Porém, a
minha carne te deseja, também demonstra que o salmista se encontrava longe
do santuário. Por estar longe do lugar em que se adorava a Deus, o salmista
trona-se um grande mestre na prática de busca ao Senhor, pois o próprio Jesus
disse, importa que o adore em espírito e
em verdade (Jo 4.24).
Davi cita dois meios para chegar à presença do
Senhor; primeiro meio, através da oração e o segundo por meio da meditação.
Oração é um diálogo entre o crente e Deus,
enquanto a meditação corresponde com o pensar e lembrar no que Deus tem feito e
tem como promessa.
A meditação era desenvolvida por Davi nas
vigílias da noite. Na cultura judaica a vigília era dividia em três partes: a
primeira era conhecida como o principio das vigílias e correspondia com o
período do por do sol até às 10 horas da noite; já a segunda, conhecida como a
vigília da meia noite, ia das 10 horas até às duas da manhã; e por fim, a
terceira vigília, conhecida como a vigília da manhã, indo das duas até o nascer
do sol. O certo é que Davi meditava no Senhor nas vigílias da noite.
2- A presença de Deus manifestada no longo da cronologia bíblica. No período Antediluviano Deus se manifestava diretamente a Adão, já
nos períodos seguintes Deus passou a manifestar por meio de teofania. Teofania
corresponde com a manifestação da divindade em figura humana, tendo como objetivo
ministrar as revelações de Deus para com os homens.
Posteriormente a presença de Deus tornou-se
notória por meio da arca da aliança. A arca da aliança ficava na parte conhecida
como o Santo do Santo no tabernáculo, local onde apenas o sumo sacerdote
entreva, e por uma única vez por ano.
Porém, o
verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do Unigênito
do Pai, cheio de graça e verdade (Jo 1.14).
Após cumprir o seu ministério o Mestre
retornou ao céu, mas enviou para a igreja o Espírito Santo que constrói a
igreja, reside na igreja e governa a igreja.
3- A presença de Deus proporciona.
Dentre tantos benefícios provenientes proporcionados pela presença de Deus, três
merecem uma análise mais cautelosa: salvação, milagre e providência.
A salvação corresponde com a libertação de um
perigo iminente. Quem salva o homem de todos os perigos é o Senhor, por isso
Davi apresenta em suas palavras a situação da terra em que o mesmo se
encontrava, o salmista precisava de socorro e quem poderia salvá-lo do perigo
de fato seria o Senhor Todo Poderoso.
Outro benefício produzido pelo Senhor proporcionado
pela sua presença é a operação de milagres. O
milagre é nosso a glória pertence a Deus, frase que possui valor importantíssimo
quando a história dos dez leprosos é lembrada (Lc 17. 11-19).
A presença de Deus também proporciona o suprimento
de toda a necessidade (Fp 4.13).
A meditação proporciona
Em quatro versos o salmista Davi descreve duas
ações notáveis quando o servo de Deus passa a meditar na pessoa do Senhor, a
primeira é o reconhecimento da ação divina e a segunda ação, é aproximação para
com a presença de Deus.
1- O reconhecimento da ação divina. Deus
é reconhecido pelo salmista como o seu auxílio, isto é, Davi alcançou todas as
conquistas na vida não porque ele era determinado, corajoso e forte, mas porque
o salmista era dependente de Deus.
A determinação,
a coragem e a força entram como virtudes fundamentais para que o salmista
viesse a ser dependente de Deus.
2- A aproximação para com a presença de Deus. Meditar na Palavra de Deus ou na lembrança do que Deus realizou na própria
vida, proporciona ao cristão à aproximação para com Deus, a minha alma te segue de perto, a tua destra me sustenta (v. 8).
Ninguém consegue retirar as bênçãos de Deus da
vida daqueles que por Deus foram abençoados, portanto, qualquer que por Ele e
nEle crê se gloriará, ou seja, será por Ele abençoado.
No terceiro parágrafo o salmista encontra
alegria na presença do Senhor, e isto por permanecer na promessa, por meditar
ou no preencher a sua mente com a sabedoria divina e por reconhecer a ação de
Deus na sua vida. Tais desenvolvimentos vivenciados por Davi ensinam aos
cristãos nos dias hodiernos que para alcançar a presença do Senhor é necessário
depender exclusivamente de Deus.
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