Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 2 de novembro de 2014

EBD: A Queda do Império Babilônico


A presente lição tem como palavra-chave profanação. A palavra profanação tem como significado, desrespeito ou violação do que é santo.
 Para compreensão da presente lição é necessário que a interpretação do sonho de Nabucodonosor, interpretação desenvolvida por Daniel seja lembrada na introdução da presente lição.
Resumo da interpretação:
Parte
Material
Império
Período de dominação
Cabeça
Ouro
Babilônia
606-539 a.C
Braços e peito
Prata
Médio-Persa
539-331 a.C
Ventre e coxas
Bronze
Grego
331-146 a.C
Pernas e pés
Ferro e barro
Romano
146 a.C-476 d.C.
Pedra cortada...
Representa o reino de Cristo intervindo nos reinos do mundo.

Em suma, a Babilônia perderia a supremacia mundial para outro reino, representado pelos braços e pelo peito de prata, que conforme o desenrolar histórico é representado pelo império Médio- Persa fato que ocorreu nos dias em que Belsazar profanava os utensílios consagrados para a obra do Senhor, isto é, os utensílios do templo de Salomão que foram levados pelos babilônicos no cativeiro.
Com a morte de Nabucodonosor, o seu filho passou a governar em leu lugar, Evil Merodaque, que foi assassinado por seu cunhado, sendo assim Evil Merodaque foi sucedido por Nabonido, genro de Nabucodonosor. Nabonido teve como corregente o seu filho Belsazar.
I – O FESTIM PROFANO DE BELSAZAR
1- A zombaria de Belsazar.
2- A insensatez e a crueldade do autocrata Belsazar.
3- Uma festa profana.
Comentário:
Para ser bem sucedido no que faz cabe a cada indivíduo realizar a coisa certa na hora, estar no lugar certo na hora certa, falar a coisa certa na hora certa. Porém, quando o indivíduo faz a coisa errada e ainda na hora errada o caos será escrito na vida de tal pessoa, e isto foi o que aconteceu com Belsazar. O nome Belsazar significa que o deus baal proteja o rei.
Nabonido estava guerreando, enquanto seu filho Belsazar estava profanando os utensílios consagrados ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Como regente do império Belsazar deveria auxiliar o pai na proteção, porém, o mesmo cometia ações contrárias aos desígnios de Deus.
A festa era dedicada aos deuses da Babilônia, e era desenvolvida com orgias sexuais e com o consumo de muita bebida. Porém, a situação se agravou quando Belsazar utilizou os objetos consagrados a Deus.
II – O IRREVOGÁVEL JUÍZO DE DEUS
1- O dedo de Deus escreve na parede (Dn 5.5).
2- A rainha lembrou-se do profeta Daniel (Dn 5.6-12).
3- Daniel entra na presença de Belsazar (Dn 5.13).
Comentário:
Quando Deus manifesta a sua glória é natural que haja alegria, porém quando a manifestação divina corresponde com o juízo o silêncio tomará conta do recinto, isto aconteceu com a festa que era dirigida por Belsazar. Ninguém conseguia decifrar a mensagem na parede até que a rainha lembrou-se de Daniel.
Como aplicação a presente lição ensina que Deus não se esquece daqueles que tem um chamado, mesmo que pessoas queiram ocultar e eliminar aqueles que foram chamados por Deus. Logo, lembrou-se de Daniel e o profeta foi fundamental para a decifração da mensagem na parede.
III – A SENTENÇA CONTRA BELSAZAR E A QUEDA DA BABILÔNIA
1- Os sábios não decifraram as palavras escritas na parede (5.15).
2- As quatro palavras misteriosas (Dn 5.25).
3- O fim repentino do império babilônico (vv.30,31).
Comentário:
Com a morte de Nabucodonosor o sábio Daniel ficou ausente do centro administrativo do império babilônico por um período de mais ou menos de 20 anos, porém com a incapacidade dos sábios da babilônia o profeta Daniel foi chamado à presença de Belsazar, sendo que a pessoa que se lembrou do mesmo foi a filha de Nabucodonosor, esposa de Nabonido e mãe de Belsazar.
As palavras escritas na parede foram:
Mene, mene: que têm como significado, contar ou contado.
Tequel: que significa pesado.
Parsim: que significa dividido.
Portanto, o significado para Belsazar era: cortou Deus o teu reino e o acabou; pois, pesado foste na balança e foste achado em falta; e, dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.
Mais uma palavra de algo que foi citado em lição anterior
Há três tipos de sabedoria: a humana, a diabólica e a divina.
A sabedoria humana é tendenciosa e orgulhosa, pois busca a satisfação dos desejos carnais.
Já a sabedoria de origem em Satanás é pretenciosa ao pecado.
Por fim, a sabedoria que tem a sua origem em Deus é libertadora, pois outorga ao ser humano o conhecimento do bem e conduz o mesmo a tomar decisões que agrade a Deus.
Todos que desejam a sabedoria deverão pedir a Deus e a busca-la. Salomão assim escreveu: “eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17). Os que buscarem a sabedoria a encontrarão. Buscar significa desejar e correr atrás para obtê-la.
Salomão no início do seu reinado pediu a Deus sabedoria para governar um povo grande e numeroso. 
Por fim, a sabedoria é fundamental para uma liderança eficiente e eficaz (Gn 41.39), e também muito importante para a tomada de decisões (At 15.13-34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário