Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Palavra de encorajamento com base nos Salmos de Davi


Texto: 1- Apressa-te ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.
2- Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; tornem atrás e confujam-se os que me desejam mal.
3- Voltem as costas cobertos de vergonha os que dizem: ah! Ah!
4- Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus.
5- Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus; tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. (Sl 70.1-5).
Dos 73 salmos escritos por Davi, dez foram minuciosamente estudados neste período de ensino bíblico. E para concluir esta sequência de estudo, o salmo 70 torna-se chave para que os objetivos sejam alcançados.
Os salmos são dualistas no que corresponde a pessoa de Deus e a pessoa do homem. O homem como ser físico necessita da graça divina, já Deus no seu amor incondicional revela o seu amor por ações inexplicáveis.
Os inimigos requereriam o mal para o salmista, por isso, ele suplica pela pressa da ação divina em salvá-lo de tal situação. Portanto, Davi não é individualista no pedir, pois a súplica vai de encontra com as necessidades de outros tantos que estavam buscando a Deus, porque assim está escrito no salmo; alegrem-se em ti todos os que te buscam. E da parte destes o louvor se manifestaria.
Salmo em momento de aflição
Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus; tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. (Sl 70.5).
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (Sl 34.19).
As aflições são pertencentes às três ordens: natural, econômica e física. E todas estas ordens provocam dor e sofrimento. Inúmeros cristãos fiéis são vítimas de catástrofes físicas, sejam elas; furacões, tsunamis, terremotos, enchentes, etc.
O Brasil é um país livre de terremotos em grande escala, pois o mesmo possuí 48 fraturas na crosta, o que outorga abalos sísmicos no território nacional. Outro dado importante é que em um ano são registrados em média mais 900 mil terremotos, só no Japão são registrados 200 mil terremotos por ano, sendo que cinco mil são perceptíveis. Inúmeras pessoas sofrem com os fenômenos naturais, e dentre elas os fiéis.
Na ordem econômica, grande número de pessoas não possui o básico para a própria sobrevivência. Ser rico não quer dizer perdido, e nem ser pobre quer dizer salvo. Muitos interpretam erroneamente a passagem bíblica de Lucas 16. 19-31, ao definirem que para serem salvas as pessoas deverão ser pobres. Grande erro.
Muitas são as doenças existentes no século presente. Portanto, “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” Rm 8.37.
Salmo em momento de perseguição
Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me aborrecem e se confundam, quando tu, Senhor, me ajudares e consolares (Sl 86.17).
José foi lançado na cova (Gn 37. 24), por três motivos.
Primeiro motivo, os irmãos de José o lançaram na cova por que José tinha sonhos (Gn 37. 5-11), no contexto atual muitos são jogados na cova por possuírem sonhos.
Segundo motivo, José era amado de seu pai e isto provocava a seus irmãos (Gn 37. 3).
E como terceiro motivo, José tinha promessa. Deus tinha escolhido José para livrar o povo de Israel de um período de seca.
Segundo o Salmo 119.85, Os soberbos abriram covas para mim, o que não é conforme a tua lei, os soberbos abriram covas para o salmista, da mesma forma os patriarcas de Israel abriram a cova para José. Soberbos são aqueles que possuem sentimentos negativos caracterizados pelo ego, em que se acham superiores a outros. Porém, quando o crente obedece à palavra de Deus ele nunca desce, mas por Deus será exaltado e isto aconteceu de fato na vida do patriarca José, e por Faraó o mesmo recebeu nome de Zafenate-Panéia, que provavelmente significa Deus fala e Deus vive (Gn 41.45), por fim, José foi exaltado por Deus.
Salmo de louvor
Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca (Sl 34.1).
Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador conhece a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo o cristão pretende agradar a Deus, e assim fazendo, estará buscando a excelência na adoração.
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não se relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.
Davi em seus salmos transmite fé e confiança em Deus. E estes são elementos indispensáveis para o cristão vencer as afrontas e ciladas do diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário