Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 19 de maio de 2017

E o Espírito do Senhor se apoderará de ti (1 Sm 10.6)

E o Espírito do Senhor se apoderará de ti (1 Sm 10.6)
O livro de 1 Samuel trata basicamente dos seguintes fatos históricos do povo de Israel: o período dos juízes (narrando o nascimento e o chamado de Samuel, assim como o fim do ministério sacerdotal de Eli) e a instauração da monarquia (tendo como personagem principal Saul, o primeiro rei da nação de Israel).
No período da monarquia percebe-se a rejeição de Saul e a escolha de Davi. Saul foi rejeitado por não prosseguir no desígnio de Deus, enquanto Davi conquistou o coração de Deus. Porém, nas palavras de Samuel a Saul e na concretização das palavras, notam-se duas expressões que chamam atenção: primeira a expressão, o Espírito do Senhor apoderará de ti (1 Sm 10.6), segunda após a concretização, o Espírito de Deus apoderou dele (1 Sm 10.10).
O Chamado de Deus
1- Chamado à Salvação. No evangelho segundo Mateus estar escrito as seguintes palavras do Senhor Jesus Cristo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” Mt 11. 28-30. O texto citado trata-se do chamado para ser aliviados das cargas provindas pelo pecado. O chamado à salvação corresponde ao chamado para ser livre de todo tipo de pecado.
2- Chamado ao Serviço. Aos escolhidos Deus outorgou missões nobres para serem executadas: Noé teve como missão executar a tarefa de construir uma arca e apregoar a mensagem de arrependimento (Gn 6. 13-22); Jonas teve como missão executar a tarefa de pregar a mensagem de arrependimento em Nínive (Jn 1.2); Moisés teve como missão guiar, proteger, amar, em suma, liderar um povo numeroso no deserto (Êx 3.8); Davi teve como missão firmar o reino israelita (1 Sm 16. 12,13); Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor (1 Re 19.16); e, os doze discípulos tiveram como missão pregar o evangelho primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
Já Saul foi chamado para servir como rei da nação de Israel.
3- Chamado à Glorificação. A obra prima de Deus (o ser humano) foi criado para viver eternamente ao lado do Senhor em uma vida santa e justa, porém os relatos bíblicos descreve que o homem não foi fiel ao pacto das obras (Gn 3.6,7), desobedecendo a palavra do Senhor: “não comereis dele e nem tocareis, para que não morrais” (Gn 3.3). Todavia, por intermédio de Jesus Cristo a promessa de vida eterna é outorgada ao individuo que receber a Jesus em seu coração (Jo 1.11;10.10;At 4.12;Rm 10.9).
Saul, o rei de Israel
O Espírito do Senhor apoderará de ti, esta expressão transmitida por Samuel demonstra o amor de Deus, pois a expressão Senhor na Bíblia corresponde com a bondade, a misericórdia e o amor de Deus. Porém, quando Saul chegou ao outeiro um rancho de profetas lhe saiu ao encontro e o Espírito de Deus se apoderou dele, na primeira descrição está o termo Senhor e na segunda o termo Deus, a expressão Deus na Bíblia indica a manifestação de poder.
1- Espírito do Senhor. A segunda parte do versículo (v.6) está escrita da seguinte maneira, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem. A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22), logo a misericórdia do Senhor é a explicação da transformação do mais indigno homem em um cidadão do bem.
2- Espírito de Deus. No versículo 10 há afirmação de que Saul profetizou no meio dos filhos dos homens que compunha o rancho dos profetas. Quando a expressão Espírito de Deus aparece na Bíblia três ações da parte de Deus são notadas: poder, profecia e direção.

Em Atos 5.3,4 o Espírito Santo é chamado de Deus. O nome Deus mostra que Ele é poderoso. Tão poderoso que criou os céus e a terra, portanto, o Espírito Santo tem poder absoluto. São importantes também as descrições que se encontram na Bíblia relacionando o Espírito Santo com o nome Deus, ou seja, o Espírito de Deus: e o Espírito de Deus se movia (Gn 1.2), relaciona ao poder do Espírito Santo; e o Espírito de Deus apoderou dele (1 Sm 10.10) relaciona a profecia e por fim, e todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8.14), aqui a associação se refere a direção promovida pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo guia o crente pela Escritura Sagrada e pela consciência transformada. Paulo escreve a Timóteo e classifica os falsos mestres por terem cauterizado a consciência, isto indica a perca da sensibilidade para com as coisas de Deus. Esta perca é definida por escolhas direcionadas pelo ego humano.
Portanto, quando na Bíblia o Espírito Santo é chamado de Espírito de Deus a Ele estar associado poder, profecia e direção.
3- Término diferente do início. Se Saul iniciou o seu ministério como rei de maneira humilde, terminou de forma arrogante e irracional. Os erros de Saul são contabilizados da seguinte maneira: dava um passo para frente e dois passos para trás.
A vida de Saul ensina que quando o homem perde a presença de Deus o mesmo se transforma de humilda a arrogante, de profeta de Deus a habitação de espírito imundos, de grande a pequeno, de separado para ser usado por Deus a rejeitado, de rei a homem sem prestígio. O que os crentes possui de mais valor nesta vida é a presença do Espírito Santo de Deus. E na presença do Espírito Santo de Deus percebe-se a transformação do arrogante a humilde, do problemático a morada do Espírito Santo, de pequeno a grande, de rejeitado a separado para ser um instrumento nas mãos de Deus, e de indivíduo sem prestígio a rei de uma nação.

Em suma, o Espírito do Senhor apoderará de ti, indica uma promessa e a frase o Espírito de Deus apoderou dele, indica o cumprimento da promessa. Que Deus cumpra as suas promessas na vida de seus servos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário