Rute, uma
mulher digna de confiança
Rute mulher
estrangeira, moabita, que se tornou uma das mulheres de maior admiração na
narrativa Bíblica. Dentre os versículos do livro o que mais chama atenção dos
cristãos é o que está representado no texto áureo: porque,
aonde quer que tu fores, irei eu e, onde que posares à noite, ali pousarei eu;
o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16).
Rute descreve sua determinação em ficar
com Noemi. Sua afirmação de que o Deus de Noemi seria o seu Deus é
especialmente contundente, porque é uma afirmação de fé no Senhor, o Deus de
Israel... Ela estava escolhendo apegar-se não apenas a Noemi, sua terra e seu
povo, mas também ao seu Deus (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 444).
A verdade prática
salienta que Deus usou Rute, quebrando todos os
paradigmas raciais, para torná-la parte da linhagem do Messias.
Ao deixar sua
cultura, seu povo e seguir a Noemi a jovem moabita demonstra o caráter amoroso,
isto é, amor sincero e profundo.
I –
RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
O livro de Rute está
inserido no período dos Juízes. O quinto período da época de Israel que tem
como duração uma média de 450 anos, sendo que este período é caracterizado por
quatro verdades:
O
povo serve a outros deuses;
Deus
entrega o povo a outros povos;
O
povo volta para Deus; e,
Deus
suscita um Juiz.
O juiz era um homem ou uma mulher escolhido por Deus, qualificado por
meio da vocação mediante o poder da presença de Deus em seu ministério (Jz 2.18, 6.16), possuía autoridade em sua missão (Jz
6.14), e além de tudo era sobrenaturalmente revestido de poder do Espírito
Santo de Deus (Jz 3.10).
Rute era uma
estrangeira cujo nome significa amizade, porém o que mais se aprende com a
história narrada no livro de Rute corresponde com o realizar corretamente às
escolhas.
Fato notável porque as escolhas são tomadas em
tempo de crise:
Elimeleque e a falta de pão na cidade do pão. Belém, quer dizer casa de pão. E na casa de pão
faltou o pão. Por isso, Elimeleque saiu de Belém a procura de dias melhores
para a sua casa. Em meio à crise nunca se deve escolher sair da casa de pão.
Pois, na casa do Senhor é ensinada a palavra viva e eficaz. A palavra que muda.
A palavra que transforma. A palavra que liberta.
Orfa quando não teria um libertador. Segundo dados históricos Rute e Orfá deram 40 passos
ao lado de Noemi. Com 40 passos dados Noemi falou com as suas noras que
ficassem e retornassem para os seus povos de origem. Órfã voltou e segundo
escritos antigos a mesma tornou-se uma presa fácil entregue as orgias do mundo.
Rute escolheu acompanhar a sua sogra Noemi. Enquanto Orfá preferiu retornar as origens. Boas
escolhas bons resultados, na história estudada isto ocorreu com Rute. Já más
escolhas dão origem a maus resultados e isto aconteceu com Orfá.
II –
O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
O caráter de Rute é
demonstrado claramente na virtude do amor. Conforme o apóstolo Paulo o amor é:
Sofredor,
é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se
ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se
irrita, não suspeita mal; não folga com injustiça, mas folga com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca falha (1
Co 13.4-8).
Com Rute se aprende
todas as características do amor citadas por Paulo. Logo, quando o caráter do
indivíduo é demonstrado pela virtude do amor, o ser humano saberá sofrer e não
deixará de fazer o bem, não desejará o mal para com o próximo, mas ao contrário
estará do lado, outorgando o apoio necessário para o fortalecimento e
edificação do companheiro.
Além do amor a fé
torna-se visível na vida de Rute. O termo fé (gr. πίστις) significa convicção e
confiança. Porém, tendo como base a carta aos Hebreus 11, percebem-se duas
definições, sendo que estas definições correspondem com o sentido prático da
fé.
Em primeiro, a fé é o
firme fundamento das coisas que se esperam (v.1). Fundamento significa essência
ou realidade. A fé trata as coisas que se esperam como realidade (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, p. 660).
Por segundo, a fé é a
prova das coisas que se não veem (v.1). Prova significa evidencia ou convicção.
A própria fé prova que o que é invisível é real, como serão, por exemplo, as
recompensas do crente na volta de Cristo, 2 Co 4.18 (RADMACHER; ALLEN; HOUSE,
p. 660).
Rute em sua
trajetória se apresentou com caráter fortalecido na fé em Deus.
III
– COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
Deus está no controle
de todas as coisas. Elimeleque foi motivado a migrar com família para as terras
de Moabe porque faltava pão em Belém, por motivação dolorida Noemi regressa
para Belém não mais com esposo e filhos, mas na companhia de uma das noras. Em
meio a dor Noemi pediu que a chamasse de Mara, que significa amarga, a vida no
seu desenrolar tinha sido amarga para Noemi, nos últimos anos ela tinha colhido
apenas dissabores. Noemi perde o marido e em seguida os dois filhos. Porém,
Deus está no controle de todas as coisas. No plano de Deus estava à personagem
Rute, jovem amorosa e rica na fé em Deus. E esta entrou na genealogia de Jesus.
Portanto, as lutas e percas do presente não determinarão o fim da caminhada
daqueles que esperam em Deus.
Caráter de fé e amor,
necessidade para os cristãos da atualidade.
Leia também: http://andresoncorte.blogspot.com.br/2012/07/resultados-sao-provenientes-de-escolhas.html
E assista: https://www.youtube.com/watch?v=jmifHU7CZVo
Referência:
ALLEN,
Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
ALLEN,
Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora
Central Gospel, 2013.
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