Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Subsídio da E.B.D: Rute, uma mulher digna de confiança

Rute, uma mulher digna de confiança
Rute mulher estrangeira, moabita, que se tornou uma das mulheres de maior admiração na narrativa Bíblica. Dentre os versículos do livro o que mais chama atenção dos cristãos é o que está representado no texto áureo: porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde que posares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16).
Rute descreve sua determinação em ficar com Noemi. Sua afirmação de que o Deus de Noemi seria o seu Deus é especialmente contundente, porque é uma afirmação de fé no Senhor, o Deus de Israel... Ela estava escolhendo apegar-se não apenas a Noemi, sua terra e seu povo, mas também ao seu Deus (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 444).
A verdade prática salienta que Deus usou Rute, quebrando todos os paradigmas raciais, para torná-la parte da linhagem do Messias.
Ao deixar sua cultura, seu povo e seguir a Noemi a jovem moabita demonstra o caráter amoroso, isto é, amor sincero e profundo.
I – RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
O livro de Rute está inserido no período dos Juízes. O quinto período da época de Israel que tem como duração uma média de 450 anos, sendo que este período é caracterizado por quatro verdades:
O povo serve a outros deuses;
Deus entrega o povo a outros povos;
O povo volta para Deus; e,
Deus suscita um Juiz.
O juiz era um homem ou uma mulher escolhido por Deus, qualificado por meio da vocação mediante o poder da presença de Deus em seu ministério (Jz 2.18, 6.16), possuía autoridade em sua missão (Jz 6.14), e além de tudo era sobrenaturalmente revestido de poder do Espírito Santo de Deus (Jz 3.10).
Rute era uma estrangeira cujo nome significa amizade, porém o que mais se aprende com a história narrada no livro de Rute corresponde com o realizar corretamente às escolhas.
 Fato notável porque as escolhas são tomadas em tempo de crise:
Elimeleque e a falta de pão na cidade do pão. Belém, quer dizer casa de pão. E na casa de pão faltou o pão. Por isso, Elimeleque saiu de Belém a procura de dias melhores para a sua casa. Em meio à crise nunca se deve escolher sair da casa de pão. Pois, na casa do Senhor é ensinada a palavra viva e eficaz. A palavra que muda. A palavra que transforma. A palavra que liberta.
Orfa quando não teria um libertador. Segundo dados históricos Rute e Orfá deram 40 passos ao lado de Noemi. Com 40 passos dados Noemi falou com as suas noras que ficassem e retornassem para os seus povos de origem. Órfã voltou e segundo escritos antigos a mesma tornou-se uma presa fácil entregue as orgias do mundo.
Rute escolheu acompanhar a sua sogra Noemi. Enquanto Orfá preferiu retornar as origens. Boas escolhas bons resultados, na história estudada isto ocorreu com Rute. Já más escolhas dão origem a maus resultados e isto aconteceu com Orfá.
II – O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
O caráter de Rute é demonstrado claramente na virtude do amor. Conforme o apóstolo Paulo o amor é:
Sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca falha (1 Co 13.4-8).
Com Rute se aprende todas as características do amor citadas por Paulo. Logo, quando o caráter do indivíduo é demonstrado pela virtude do amor, o ser humano saberá sofrer e não deixará de fazer o bem, não desejará o mal para com o próximo, mas ao contrário estará do lado, outorgando o apoio necessário para o fortalecimento e edificação do companheiro.
Além do amor a fé torna-se visível na vida de Rute. O termo fé (gr. πίστις) significa convicção e confiança. Porém, tendo como base a carta aos Hebreus 11, percebem-se duas definições, sendo que estas definições correspondem com o sentido prático da fé.
Em primeiro, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (v.1). Fundamento significa essência ou realidade. A fé trata as coisas que se esperam como realidade (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
Por segundo, a fé é a prova das coisas que se não veem (v.1). Prova significa evidencia ou convicção. A própria fé prova que o que é invisível é real, como serão, por exemplo, as recompensas do crente na volta de Cristo, 2 Co 4.18 (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
Rute em sua trajetória se apresentou com caráter fortalecido na fé em Deus.
III – COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
Deus está no controle de todas as coisas. Elimeleque foi motivado a migrar com família para as terras de Moabe porque faltava pão em Belém, por motivação dolorida Noemi regressa para Belém não mais com esposo e filhos, mas na companhia de uma das noras. Em meio a dor Noemi pediu que a chamasse de Mara, que significa amarga, a vida no seu desenrolar tinha sido amarga para Noemi, nos últimos anos ela tinha colhido apenas dissabores. Noemi perde o marido e em seguida os dois filhos. Porém, Deus está no controle de todas as coisas. No plano de Deus estava à personagem Rute, jovem amorosa e rica na fé em Deus. E esta entrou na genealogia de Jesus. Portanto, as lutas e percas do presente não determinarão o fim da caminhada daqueles que esperam em Deus.
Caráter de fé e amor, necessidade para os cristãos da atualidade.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário