Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Culto de Doutrina: Ouvistes o que foi dito aos antigos – sim, sim; não, não e ir além

Ouvistes o que foi dito aos antigos – sim, sim; não, não e ir além
Texto: Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor. Ouviste que foi dito: olho por olho e dente por dente (Mt 5.33,38).
Jesus continua o sermão da montanha transmitindo a importância do falar do cristão. Em comparação ao que tinha sido ensinado aos antigos o mestre corrobora a seguinte verdade: não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor. A palavra perjurará no grego deriva de έπιορκέω, que significa renegar-se ou jurar falsamente. Logo, Jesus ratifica que todos os juramentos ao Senhor devem ser cumpridos.
Era costume dos judeus jurarem por Jerusalém para tornarem válidas as palavras, porém percebe-se que as pessoas que juravam não se representavam como pessoas honestas. Quem precisa fazer juramento para validar palavras demonstra que suas palavras não são verdadeiras. Com palavras e atitudes verdadeiras o cristão não optará pela lei do talião, mas conseguirá ir além outorgando benefícios para com as pessoas que estão diretamente associadas ao seu convívio.
Não perjurarás
1- Juramentos solenes e oficiais. Juramentos desenvolvidos em conversas normais do dia a dia deveriam ser evitados, pois quando feitos por alguém indicava que tal pessoa não estava falando a verdade. Mas, assim disse o Anjo do Senhor ao patriarca Abraão: por mim mesmo, jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único (Gn 22.16). O presente juramento indica que Deus cumpriria em Abraão e em sua descendência tudo aquilo que tinha sido notificado ao patriarca mediante a obediência.
O salmista Davi solenemente cita um juramento dito pelo Senhor (Sl 110.4), jurou o Senhor e não se arrependerá, isto é, Deus fez declaração voluntária a respeito do reino, sacerdócio e vitória do Messias descrevendo deveres específicos no cumprir os vaticínios.
2- Sim, sim; não, não. Em toda situação o cristão deverá falar a verdade. Assim como as palavras, também deverão ser as atitudes desenvolvidas pelos cristãos sem a omissão da verdade.
A ausência de palavra e de atitudes verdadeiras indica o desconhecimento do próprio Deus e da Palavra de Deus por parte das pessoas. Jesus disse que Ele é a verdade (Jo 14.6), a verdade revela, esclarece e fortalece. Sendo que o conhecimento da verdade liberta (Jo 8.32).
Assim também o crente não pode esquecer-se da sua missão, pregar o Evangelho, que é boas novas de Deus para com as pessoas.
Olho por olho e dente por dente
A lei do talião foi criada para punir e para coibir a punição, pois não poderia cobrar mais do que um olho na perca de um olho, ou mais de um dente na perca de um dente.
Mas, Jesus profere que o cristão deveria ir além:
Fazendo o bem em da à outra face (Mt 5.39).
Fazendo o bem em outorgar recursos aos que pleiteiam roubando as vestimentas (Mt 5.40).
Fazendo o bem em acompanhar aqueles que obrigam o palmilhar (Mt 5.41).
Fazendo o bem em beneficiar o que pede e não se desviar daquele que pede emprestado (Mt 5.42).

Por fim, ser cristão é falar a verdade e agir segundo a verdade. Ser cristão é fazer além do que é requerido, é ir além e beneficiar sem punir. Que a cada dia o Senhor Jesus eduque e fortaleça os cristãos com a sua Palavra que é verdadeira, esclarecedora e libertadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário