Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Subsídio da E.B.D: Maria, irmã de Lázaro, uma devoção amorosa

Maria, irmã de Lázaro, uma devoção amorosa
Há seis Marias mencionadas no Novo Testamento: Maria, mãe de Jesus (Mt 1.16); Maria Madalena (Mt 27.56,61); Maria, mãe de Tiago e de José (Jo 19.25); Maria, mãe de João Marcos (At 12.12); Maria, mulher cristã que morava em Roma (Rm 16.6); e, Maria, irmã de Lázaro, também chamada Maria de Betânia (Lc 10.39). Betânia era a aldeia em que Lázaro, Maria e Marta habitavam. O nome Maria tem como significado (hebraico, Miriam) rebelião.
A verdade prática salienta que Maria, de Betânia, é exemplo do crente que dá prioridade a Jesus em sua vida, e lhe oferece o melhor em gratidão por seu amor.
Já referente ao texto áureo percebe-se que:
Ungiu os pés. Maria também ungiu a cabeça de Jesus (Mt 26.7; Mc 14.3). era um costume da época ungir a cabeça dos convidados. Ungir a cabeça de Jesus era um gesto de honra; ungir Seus pés era um gesto de devoção (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 261).
I – O EXEMPLO DE MARIA DE BETÂNIA
Marta e Maria, duas mulheres com atitudes diferentes, irmãs de Lázaro, o amigo de Jesus. Marta recepciona Jesus e os discípulos em sua casa, já Maria escolhe a boa parte, ou seja, Maria outorga prioridade em ouvir a Palavra do Senhor.
...Maria preferiu ficar ouvindo a palavra do Mestre enquanto sua irmã envolvia-se nas tarefas domésticas (Lc 10.39). Ela foi reprovada por Marta, mas recebeu enorme elogio de Jesus por ter escolhido a boa parte (10.41,42). Na mesma semana daquele acontecimento, vemos os fatos em que Maria, irmã de Lázaro, aparece protagonizando um dos momentos mais interessantes e polêmicos do ministério de Jesus (LIMA, p.101).
Assim como Maria os cristãos na atualidade devem priorizar o ouvir a Palavra do Senhor. É triste, porém, é verídico, muitos não se atentam para a Palavra de Deus, mas outorgam e prioriza o tempo para atividades que eliminam o tempo da Palavra. Sendo que o ouvir a Palavra proporcionará avivamento, santificação e unidade na comunidade cristã.
Em meio às crises é necessário que as famílias se reúnam para buscarem a presença do Senhor, pois o ler a Bíblia, orar, jejuar e o ir à Igreja proporciona um coração quebrantado que prioriza o Reino e a Justiça de Deus.
Maria escolheu a melhor parte: ouvir a Palavra do Senhor. Fato que não exclui a importância da personagem Marta, que priorizar cuidar das coisas materiais, tendo como objetividade recepcionar ao Senhor Jesus.
Conforme Tognini três elementos são encontrados na casa de Betânia: serviço, adoração e louvor. Marta cuidava das atividades domésticas, isto é, Marta representava o serviço. Maria ao sentar aos pés de Jesus representa a adoração. Por fim, Lázaro e os discípulos representavam o louvor (p.53-55).
II – MARIA, A MULHER QUE UNGIU O SENHOR
A ação de Maria descreve a importância da devoção generosa. Maria ungiu os pés e a cabeça do Senhor Jesus, ao ungir os pés percebe-se a recepção verdadeira em que não há falsidade, já ao ungir cabeça de Jesus percebe-se que Maria reconhecia a autoridade de Jesus como Messias.
Jesus viu que o derramamento do unguento sobre Seu corpo estava preparando-o para a morte (Mc 14.8). O óleo perfumando foi derramado em Jesus antes de Sua morte, o que normalmente seria feito depois dela. O grande valor da fragrância para (1) o valor da morte de Jesus e (2) o alto custo da devoção a Ele. (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 78).
O prometido seria morto, mas ao terceiro dia ressuscitaria.
O que se aprende da ação de Maria é que os cristãos devem oferecer o melhor para Deus. Com Abraão se aprende que se Deus pede o filho é porque Deus quer o melhor. Com Davi se aprende que a oferta deverá ser voluntária. E com Jesus que a oferta deverá ter efeito universal, pois a oferta é expressão de louvor, adoração e de serviço.
III – O CÁRATER HUMILDE DE MARIA
Em duas situações Maria poderia ter revidado as palavras de Marta sua irmã e de Judas discípulo do Senhor Jesus, porém em nenhuma delas Maria levantou a sua voz, mas de fato esperou de Cristo a palavra final. Logo, o caráter de Maria torna-se a ser definido pela dependência de Deus e pela vida de humildade.
Ser humilde é ter coragem e realizar para Deus o que os outros não têm coragem de fazer.
Para concluir:
Uma serva de Deus não deve negligenciar os afazeres domésticos sob sua responsabilidade, mas precisa saber administrar o tempo e as oportunidades para não se deixar ficar tão assombrada, a ponto de não ter tempo para Jesus, sendo, assim, um exemplo para os crentes em todos os tempos e lugares (LIMA, p.111).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do cristão, moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

TOGNINI. Enéas. Maria Madalena, a verdadeira história de importantes personalidades Bíblicas. São Paulo: Bompastor, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário