Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Subsídio da E.B.D: Abigail, um caráter conciliador

Abigail, um caráter conciliador
A presente lição destaca três personagens em situações totalmente diferentes: Davi em fuga de Saul, pois não queira ferir o ungido de Deus; Nabal em prosperidade, porém sendo este um homem egoísta; e, Abigail em seu caráter de prudência, sabedoria e espírito conciliador.
A verdade prática salienta que a mulher sábia, além de edificar a sua casa, contribui para apaziguar os ânimos dos que vivem ao seu redor.
A mulher virtuosa se destaca como mãe virtuosa, trabalhadora virtuosa e também como serva de Deus virtuosa. Abigail se apresenta com virtude em relação aos seus empregados e no respeito e desejo do melhor para com o seu marido, mesmo que Nabal era um homem insensato e tolo.
I – ABIGAIL, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
Nabal é visto na narrativa Bíblica em se destacar por:
Primeiro: por ser poderoso em ter riqueza ( 1 Sm 25.2).
Segundo: por ser insensato, duro e maligno (1 Sm 25.3).
Terceiro: por ser filho de Belial e não permitir diálogo pacífico ( 1 Sm 25.17).
Insensato corresponde com aquele que não tem bom senso. Porém, o que mais envolve a pessoa de Nabal é quando o mesmo é chamado de filho de Belial. Ser chamado de filho de Belial corresponde em ser uma pessoa indigna, porém pode ter significado mais forte, como a ser chamado de agente de Satanás.
Nabal não respondeu a saudação dos homens de Davi quando estes a mando do salmista foram pedir alimento, mas de forma grosseira e irônica recebeu os criados do futuro rei de Israel, com tamanha insensatez Davi se prepara para atacar a casa de Nabal, entretanto é surpreendido pela prudência de Abigail.
Davi ficou impressionado com a atitude de Abigail, ouviu o seu conselho, recebeu a sua dádiva e retornou de sua temível empreitada de vingança. Pouco tempo depois, Nabal foi ferido por Deus e morreu, e Davi tomou Abigail como sua esposa e, como se diz nas histórias de amor, “foram felizes para sempre”, com a bênção de Deus (LIMA, 2017, p.84).
Portanto, Abigail se apresenta para solucionar uma crise criada por seu esposo, e da resolução desta crise o futuro da mesma foi assegurado por Deus. Quando pessoas resolvem os dilemas com sabedoria, os mesmos colherão benefícios futuros para com todos os que estão à sua volta.
II – ABIGAIL DEMONSTRA O SEU CARÁTER
A prudência de Abigail outorga como lição a importância de saber agir nos momentos de crises e ameaças. As crises são amplas e proporcionam destruições aos lares, destruição que se estende as nações. Mas, assim como Abigail cada cristão deverá agir com prudência, isto é, desenvolver a atitude correta para com os problemas desta vida.
O zelo de Abigail é demonstrado por sua característica em ser uma mulher virtuosa. A sabedoria da mesma é demonstrada no outorgar como prioridade ao seu marido o agir certo em meio ao erro. Os homens necessitam receber confiança, aceitação, apreço, admiração, aprovação e encorajamento, sendo estas prioridades amorosas da mulher para com o esposo, porém Nabal era filho de Belial, logo, este era uma pessoa indigna e desleal, vícios que não afetaram a sabedoria de Abigail.
Para Coelho:
Um talento não utilizado pode se perder com o tempo. Da mesma forma, se recebemos um presente de Deus, devemos utilizá-lo para a glória dEle, e isso inclui a sabedoria. Quando o texto de Tiago fala que o sábio e inteligente deve demonstrar sua sabedoria, ele está dizendo que essa demonstração deve ser realizada entre as pessoas, publicamente.
Tiago espera que a sabedoria seja pedida por meio da oração, recebida como um presente de Deus e manifesta na comunidade dos santos. A sabedoria não é um presente que recebemos para ficar guardada, mas para ser disponibilizada por meio de ações inteligentes (COLEHO & DANIEL, 2014, p. 39).
Abigail mostra na prática que a sabedoria tem como ser demonstrada publicamente para o bem estar das pessoas. Portanto, pessoas conciliadoras são conduzidas para a paz, caracterizadas pela humildade, reconhecidas por outorgar perdão e por viverem na conformidade do amor ágape. Palavras que define o caráter conciliador de Abigail, cujo nome significa pai da alegria.
III – O RESULTADO DO CARÁTER DE ABIGAIL
Davi em sua trajetória enfrentou o urso, momento em que Deus o preparava para enfrentar o leão, quando o pequeno Davi venceu o leão, Deus o estava preparando para vencer Golias, e ao vencer Golias, Deus estava preparando Davi para enfrentar Saul, e veio Saul instante em que Deus preparava Davi para assumir o trono de Israel. Portanto, quando o homem chega a seu limite, Deus outorga a providência necessária.
Para assumir o trono, Davi foi ensinado por Deus por meio de Abigail, mulher que foi educada em caráter de rainha e não de esposa de um homem insensato. Abigail ensina a Davi a respeito da humildade e de maneira eficiente poupa a Davi de manchar as suas mãos de sangue.
Davi teve oito mulheres, dentre elas Abigail e com esta teve Quileabe, um dos vinte filhos de Davi. A sabedoria de Abigail outorgou tranquilidade no futuro.
Mesmo havendo outras esposas de Davi, cremos que Abigail foi muito amada por ele por ter sido usada por Deus como conselheira eficaz (LIMA, 2017, p. 92).
Referência:
COELHO. Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do cristão, moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário