Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 29 de abril de 2017

Subsídio da E.B.D: Jônatas, um exemplo de lealdade

Jônatas, um exemplo de lealdade
O personagem Jônatas torna-se um destaque na narrativa Bíblica por sua coragem e determinação, porém, percebe-se ainda que a humildade, a fé e a obediência tornaram se destaque na vida do filho do rei Saul como virtudes essenciais. Entretanto, a soma das caraterísticas e das virtudes se resultam na lealdade.
A verdade prática salienta que o cristão deve ser exemplo de lealdade a Deus, a seus familiares e a todos os que estão ao seu redor.
Assim como a verdade prática o objetivo geral da lição propõe mostrar que o cristão deve ser exemplo de lealdade a Deus, em segundo aos familiares, e em terceiro aos amigos.
Jônatas demonstrou lealdade ao seu amigo Davi.
I – CIRCUNSTÂNCIA QUE UNIRAM JÔNATAS E DAVI
Jônatas era o filho mais velho do rei Saul, fato que outorgava o direito de ser o sucessor no trono, cujo nome significa presente de Deus. Portanto, o que difere Jônatas de seu pai Saul é a aceitação da direção divina. O rei Saul não aceitava que o sucessor de seu trono fosse alguém fora de sua família. Porém, Jônatas compreendia que a vontade de Deus deveria ser cumprida, logo se aplica que Jônatas foi um presente de Deus à nação de Israel, pois compreendeu que era chegado o momento de Davi e conhecia a vocação de seu amigo na origem.
Os fatos ocorrem naturalmente, Saul anelava a sucessão do trono por seu filho, Jessé se preocupava com a situação em que se encontravam os seus filhos e para os mesmo envia por mão de Davi víveres. Portanto, a lealdade para com família não poderá ser vencida pelo egocentrismo, mas deverá ser conduzida mediante a obediência à vontade de Deus.
Portanto, lealdade para com o próximo é primeiro conhecer a vontade de Deus para o outro e respeitá-la. Jônatas foi leal para com o jovem Davi vocacionado por Deus, o que não foi demonstrado por Saul.
II – UMA AMIZADE APROVADA POR DEUS
A história Bíblica que narra à amizade de Davi e Jônatas proporciona aos leitores da Bíblia a seguinte compreensão: há garantias em uma autêntica amizade.
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto (1 Sm 18.4).
Despojou da capa que trazia. Logo, Jônatas outorgou segurança a Davi. A primeira garantia da autêntica amizade é a segurança outorgada ao outro no que se refere aos elementos naturais.
O melhor exemplo confere ao apoio ao amigo nas enfermidades.
Doou a sua veste. Jônatas demonstra confiança em Davi.
A segunda garantia da autêntica amizade é a confiança mútua.
Doou sua espada e o seu arco. Jônatas outorga proteção a Davi.
Pois, a terceira garantia da autêntica amizade é a proteção no que confere aos ataques humanos, isto é, não abandonar o amigo quando este é vítima de calúnia.
Doou seu cinto. Jônatas demonstra a justiça necessária na amizade (Is 11.5). Ser justo na amizade é ser verdadeiro. Falar a verdade até no momento em que a mesma venha a ferir o amigo, porém palavras certas deverão ser ditas na hora certa.
A ação de Jônatas em doar espada, vestes, arco, capa e cinto demonstra que ele sentiu no seu íntimo que deveria nutrir por Davi uma profunda amizade fraternal e que reconhecia que ao seu amigo Deus tinha planejado a continuação da monarquia israelita. Na amizade leal há reconhecimento e aceitação da vontade de Deus para com o próximo.
III – O CARÁTER DE JÔNATAAS E SUAS LIÇÕES
O caráter de Jônatas é demonstrado pelas seguintes virtudes: coragem, humildade e lealdade.
Coragem é a capacidade de aceitar e de enfrentar determinadas circunstâncias. A principal virtude de uma pessoa corajosa é a habilidade de vencer o medo. Todo indivíduo corajoso possui medo, porém, estes se tronam conhecidos e reconhecidos por vencerem o medo. Jônatas teve a habilidade corajosa em reconhecer o plano de Deus na vida de Davi e a capacidade de enfrentar a fúria de seu pai para proteger a seu amigo.
A palavra humildade do grego, ταπεινοϛ, significa baixo e não elevado, o termo também se caracteriza e se aplica a pessoas que não se projetam e nem se coloca em superioridade a outras pessoas. Fato que se percebe com Jônatas.
A lealdade de Jônatas a Davi pode ser definida pela lealdade à lei divina, amar o próximo como a si mesmo. Pois o termo lealdade do latim, legalis, corresponde com aquele que obedece às leis ou são fieis. Já do grego a palavra lealdade pode ser definida em vivenciar o sentimento alheio, condoer com quem necessita, isto é, ser fiel com o próximo.

Portanto, com o personagem Jônatas se aprende que a lealdade é um demonstrador indispensável do caráter cristão. Que os cristãos venham a serem leais a todos os que estão a sua volta. Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário