Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 9 de abril de 2017

Subsídio da E.B.D: Melquisedeque, o Rei de Justiça

Melquisedeque, o Rei de Justiça
Melquisedeque personagem Bíblico que sem fazer parte de nenhuma linhagem de Israel exerceu o ministério sacerdotal e o ofício de rei de Jerusalém.
A verdade prática salienta que o sacerdócio de Cristo é superior a todos os sacerdócios, pois Ele é o Sumo Sacerdote perfeito e eterno.
Para Champlin:
Não há que duvidar que Melquisedeque era homem conhecido por seu poder político e por sua espiritualidade, bem como por sua funções sacerdotais; e Abraão não hesitou em associar-se a ele, e mesmo a trata-lo como um superior (2014, p.210).
I – QUEM ERA MELQUISEDEQUE
Referências Bíblicas a Melquisedeque se encontram em: Gn 14.18; Sl 110.4; Hb 5.6,10; Hb 7.1,10,11,15,17,21.
Melquisedeque foi ao encontro de Abrão e levou pão e vinho, abençoou o patriarca e recebeu os dízimos de Abrão.
Portanto, Melquisedeque servia ao único Deus verdadeiro, assim como Abrão, Melquisedeque era cananeu e, portanto, como Jó, é um exemplo de um não-israelita, servo de Deus. Melquisedeque é um tipo ou figura da realeza e sacerdócio eternos de Jesus Cristo (Bíblia de Estudo Pentecostal, p.54).
A lição lista quatro características importantes de Melquisedeque:
Rei de Salém: característica que identifica este personagem a uma autoridade pública, indivíduo detentor de habilidades na área de liderança e que preocupava com as demais pessoas que cercava a sua realidade.
Sacerdote do Deus Altíssimo: a missão principal do sacerdote era possibilitar a relação entre o homem e Deus. Ou seja, tinha como missão levar o homem até Deus por meio de sacrifícios e pela oração intercessora. Melquisedeque é apresentado como sacerdote do Deus Altíssimo.
Abençoou Abrão: em seu ofício de sacerdote Melquisedeque abençoou ao patriarca Abrão.
Abrão deu o dízimo a Melquisedeque: aqui vê-se a primeira referência bíblica acerca do dízimo, séculos antes da Lei, que incluiu o dízimo como preceito obrigatório para Israel... Abrão entendeu que, tendo sido abençoado pelo sacerdote do Deus Altíssimo, deveria ele ser grato a Deus pela bênção da vitória (LIMA, p.35).
II – LIÇÃO DO CARÁTER DE MELQUISEDEQUE
Melquisedeque tem como significado rei de justiça e é apresentado como rei de Salém, ou seja, rei de paz. Logo, este personagem é apresentado como homem de caráter justo e pacífico.
O termo justo no grego δίκαιος significa fazer ou ser aquilo que é justo e reto.
O magistrado deverá agir da mesma maneira a todos, com equidade, justiça e imparcialidade. Define também a ação de conduta, caráter e é semelhante a ser justo como se deveria ser, portanto, palavras como integridade, retidão, equidade e virtude define excelentemente o termo justo (ROBINSON, 2012, p.228).
O termo pacífico no grego ειρηνικός significa pacífico, pacato, dado à paz, definido também por saudável, sadio e feliz. Já o termo ειρηνοποιός pode ser definido por pacificador ou embaixador da paz.
Assim como comentamos no subsídio da aula; Paz de Deus: antídoto contra as inimizades, é importante relembrar:
A paz é um favor divino para com os cristãos, logo é dever de cada crente viver em paz e unidade para com os outros. A paz em Deus é uma realidade mediante a obra de Cristo na cruz. Portanto, para a obtenção da paz: sacrifícios são necessários; renunciar é preciso; e dedicação para com a vida das demais pessoas é indispensável.
A existência da paz no interior do indivíduo é possível. A paz é Boas Novas e a missão da Igreja é propagar as Boas Novas em Cristo Jesus.
Por fim, a paz é o relacionamento certo em todas as esferas da vida (BARCLAY, 2010, p.85,86).
Certo dentro do lar (1Co 7.12-16).
Certo entre judeus e gentios (Ef 2.14-17).
Certo que deve existir dentro da Igreja (Ef 4.3).
Certo entre os homens (Hb 12.14).
Certo entre o homem e Deus (Rm 5.1).
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).
III – SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE
Jesus como sacerdote tem funções diferentes e superiores ao sacerdócio de Israel e ao sacerdócio da Igreja. Jesus foi superior em seu sacerdócio por ter que se entregar como sacrifício para a salvação da humanidade. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho (Jo 3.16), note bem, deu seu único filho. Jesus foi o sacrifício para que por meio dEle todos viessem a serem salvos (Hb 1.3).
O sacerdócio de Jesus foi superior ao sacerdócio dos levitas por ser o sacerdócio de Cristo perfeito e por exercer Jesus seu ministério no céu. Portanto, o sacerdócio de Jesus é perfeito e superior. A superioridade do ministério sacerdotal de Jesus estar associado ao oferecimento do sacrifício. O sacrifício de Jesus era superior porque não foi oferecido no templo terrestre, e sim, no céu (Hb 9.24).
Os sacerdotes foram homens que dedicaram suas vidas para exercerem um ministério sólido e perfeito. Porém, o sacerdócio perfeito e superior foi exercido pelo Senhor Jesus para que a igreja seja representante direto dEle aqui na terra com a responsabilidade de pregar, ensinar e interceder por todos (Mt 28.19,1 Tm 2.1).
Referência:
BARCLAY, William. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD: 1996.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 5. São Paulo: Hagnos, 2014.
LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do cristão, moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

ROBINSON. Edward. Léxico Grego do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário