Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Culto de Doutrina: Sal e Luz: influenciando o ambiente moralmente e espiritualmente

Sal e Luz: influenciando o ambiente moralmente e espiritualmente
Texto: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que há de salgar? Para nada mais presta, se não para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.13-16).
O valor do sal só é notável na ação. Pois, o sal é importante no agir. No contexto histórico o sal teve grande participação para uma das maiores inovações no mundo do trabalho, isto é, o salário. Porém, o sal tem seu valor no agir, e se para isto, o mesmo não serve, deverá ser lançado fora. Já o valor da luz é notável no existir, pois, os benefícios da luz são inúmeros, como por exemplo: a visibilidade, o fornecimento de energia e a produção de alimentos. Logo, o cristão como luz do mundo é responsável pela visibilidade espiritual, fortalecimento dos fracos e através das boas obras, é responsável por produzir discípulos.
Sal que influencia
1- Costume israelita no uso do sal. Primeiramente o sal era usado em cerimônias religiosas (Lv 2.13). Provavelmente o concerto de sal era selado em uma refeição com sal. Tal concerto tinha como propósito a duração perpétua. Em segundo, o sal quando para nada prestava era misturado com outros elementos e era usado para cobrir as estradas.
2- Ser sal. Indica que o cristão é representante em um grande concerto e tem uma missão intrínseca. Ser cristão é saber que Jesus o chamou para ser representante de Deus na terra, e desenvolver com eficiência e eficácia, o chamado de Deus.
A missão intrínseca da igreja corresponde a ministrar a reconciliação através da pregação do Evangelho, e também vencer o mal é missão da igreja. O vencer o mal indica que a igreja possui autoridade outorgada por Deus.
Portanto, quando a igreja representa a Cristo na terra através da missão, a igreja estar exercendo o seu papel como sal da terra.
3- O agir do sal. Duas são as principais ações do sal: outorgar sabor e preservar.
O outorgar sabor indica que o cristão como sal da terra deverá proporcionar:
Esperança para os que perderam a esperança (Rm 15.13), isto porque a esperança proporciona ao indivíduo alegria e paz.
Amor para com o próximo (Jo 13.34,35). Portanto, amar o próximo indica que o cristão é discípulo do Senhor Jesus e tal verdade será conhecida por todos.
Fé para os que a perderam ou nunca tiveram (Hb 11.6), pois, sem fé é impossível agradar a Deus.
E no que corresponde a preservar, o cristão como sal deverá viver uma vida de santidade. Isto é, uma vida separada para o uso de Deus. Pois o cristão é consagrado por Deus para ser bênção na vida de muitas pessoas.
Luz que ilumina
1- Compreendendo a luz. A luz foi criada por Deus e duas verdades correspondem com a criação da luz: a primeira verdade, é que a luz criada no primeiro dia não correspondia ao sol, e a segunda verdade é que a luz era proveniente do próprio Deus.
As notificações acima levam a entender que a luz independe do sol, pois no novo céu e na nova terra, quem há de brilhar será o Senhor Jesus, o Sol da Justiça.
A ciência categoricamente descreve que o sol e as estrelas possuem luz própria, enquanto que a lua não possui. Portanto, o sol através da atuação em liberar luz outorga benefícios para a humanidade, estes desde a vida do próprio indivíduo como dos elementos envolta do indivíduo.
Por outro lado, tendo como motivo maior o pecado. O sol passou a ser responsável por transmitir problemas ligados à saúde das pessoas, assim como também, com a própria duração da vida dos seres vivos.
Mas, mesmo assim, os benefícios são verdadeiros indicadores que a luz do sol é de total importância para os seres vivos.
2- O cristão como luz do mundo. O cristão como luz do mundo é comparado a uma cidade edificada sobre um monte. A cidade não poderá ser escondida. Não é possível passar por um cristão e não reconhecê-lo como servo de Deus. Portanto, apenas aqueles que não demonstram mais a luz de Cristo é que são ocultados por tamanha falta de luz.
O alqueire era um recipiente utilizado para medir grãos. Sendo o cristão a luz do mundo, o mesmo, deverá estar no lugar certo para realizar a vontade de Deus. A luz não foi criada para ser limitada, mas para resplandecer e dá a luz para todos.
Logo, a luz doada pelo cristão deverá atingir primeiramente os da própria casa para que em seguida venha alcançar as demais pessoas. Na atualidade quem tem a responsabilidade de agir como luz do mundo é o cristão, pois Jesus tem outorgado aos seus seguidores o poder para alterar o ambiente e alterar para o bem das pessoas.
O resplandecer da luz deverá ter como objetivo único glorificar a Deus. Por fim, o cristão não tem luz própria, mas o cristão é a luz refletida da glória do Senhor Jesus.
Palavra Final

Quando o sal torna-se insípido para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Há duas terríveis situações que são, a rejeição e a humilhação. O ser lançado fora indica rejeição, já o ser pisado corresponde à humilhação. Enquanto, no que corresponde a comparação do cristão à luz é necessário que os seguidores de Cristo não omitam a autêntica identidade e missão, iluminar aqueles que estão em trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário