Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Subsídio da E.B.D: Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus

Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus
Conforme a narrativa Bíblica percebe-se que Abel possuía um caráter espiritual e digno, pois se apresentava em sinceridade e fidelidade a Deus. Para a pessoa de Deus deverá ser entregue o melhor. A presente frase é a primeira lição que se aprende com a vida de Abel.
 A verdade prática salienta que o cristão deve viver de forma que agrade a Deus, ainda que sofra por causa disso.
Logo, cada cristão deverá se preocupar em viver em conformidade com Deus. Viver em conformidade indica conhecer a Deus, ser justo e reto, assim viveu Abel todos os seus dias na Terra.
I – OFERTA DE ABEL
Abel apresentou uma oferta agradável a Deus. O que torna a oferta agradável não é o seu valor, mas a generosidade e gratidão para com Deus, isto é, mediante o reconhecimento por todos os benefícios do Senhor para com o adorador.
Deus recebeu a oferta de Abel não pelo fato do valor da oferta e nem mesmo pela a oferta, mas pela pessoa de Abel que era homem íntegro, obediente e temente.
A oferta de Abel proporciona um olhar escatológico para o período, pois a mesma foi desenvolvida por meio do sacrifício de um animal. Fato que permite o olhar para a vida e obra do Senhor Jesus que se entregou por meio de um sacrifício tendo como objetivo salvar todos aqueles que crerem nEle.
Segundo uma tradição judaica Adão e Eva tiveram 60 filhos, 33 homens e 27 mulheres. Sendo que Caim foi o filho mais velho, cujo nome significa aquisição.
Seguem-se algumas características pessoais de Caim. Caim desenvolveu a atividade econômica liga a agricultura, pois foi lavrador da terra (Gn 4. 2). Na leitura do livro de Gênesis nota-se que as qualidades pessoais de Caim são reveladas das seguintes maneiras:
Primeiro, o primogênito de Adão e Eva, não foi íntegro na doação da oferta, pois o texto Bíblico descreve que Deus atentou para a oferta de Abel (Gn 4.3,4).
Segundo, Caim deixou ser guiado pela ira (Gn 4.5).
E terceiro Caim não teve controle próprio, pois arquitetou e executou a morte do seu irmão tornando-se o primeiro assassino na história da humanidade.
Enquanto, Abel desenvolveu uma vida de toda dependência para com Deus.
II – A INJUSTIÇA CONTRA ABEL
Abel está entre os heróis fé que são citados na carta aos Hebreus. As realizações executadas por Abel fizeram do mesmo um homem fiel às oferendas outorgadas a Deus, feito pelo qual Abel alcançou testemunho de que era justo (Hb 11.4).   Portanto, o sacrifício de Abel foi aceito por causa das suas características de homem justo (Mt 23. 35), dedicado e obediente a Deus.
Ser justo é andar em equidade e conforme a razão e também conforme a verdade, de fato é ser exato na balança, segundo Salomão o sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o contentamento do Senhor (Pv 15.8).
Abel foi protagonista primário de algumas coisas: foi o primeiro pastor de ovelhas; o primeiro a oferecer sacrifícios de animais no culto a Deus; e também o primeiro justo; porém, também foi o primeiro mártir; e o primeiro homem a ser morto por seu próprio irmão. Abel também foi o primeiro a entrar para a galeria dos mártires por causa de sua fé e também o primeiro a ter seu nome registrado na galeria dos heróis da fé (LIMA, 2017, p.27).
Enquanto, o sangue de Abel clama por justiça, o sangue de Jesus clama por perdão.
Conforme Gn 4.5 Deus não atentou para Caim e nem para a sua oferta. Portanto, a primeira coisa a se observar é que Deus rejeitou a Caim, o ofertante e depois que o ofertante foi rejeitado veio à rejeição da oferta.
Após ter a oferta rejeitada, Caim irou-se e teve o semblante descaído. De início o culto de Caim que não passava de uma formalidade religiosa (caso assim possa ser chamado) ou de uma obrigação, criou-se um mal estar que deu origem ao primeiro homicídio da história.
O líder cristão, assim como todos os oficiais de Deus, deverá tomar cuidar para não deixar de ser adorador e torna-se um profissional religioso. Isto é, realizar mais pela obrigação do que pelo fato de ser adorador.
Pois, o cristão:
Adora a Deus quando prega.
Adora a Deus quando canta.
Adora a Deus quando evangeliza.
Adora a Deus quando visita.
Adora a Deus quando oferta.
Adora a Deus quando ministra o ensino da Palavra.
Portanto, a ação do cristão não poderá torna-se uma obrigação, mas deverá continuar sendo uma adoração ao Senhor, sendo esta em espírito e em verdade.
O indivíduo irado e com ódio pecará até mesmo no momento do culto. Logo, o pecado mesmo presente poderá ser controlado se este for o desejo do indivíduo.
III – UM HOMEM QUE AGRADOU A DEUS
Após o pecado o primeiro ato de adoração a Deus é registrado na oferta de Abel. Ele ofereceu o melhor de tudo que possuía. A oferta de Abel foi aceita por Deus por ter sida oferecida pela fé (Hb 11.4). As ofertas que são outorgadas fazem parte do relacionamento entre o cristão e o Senhor.
As ofertas deverão ser entregues com reverência, reconhecendo o que Deus tem feito o que Deus está fazendo e o que Deus há de fazer. As ofertas não poderão se transformar em uma rotina, mas o ofertar deverá ser um ato de adoração.
Referência:

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do cristão, moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário